EXERCICIOS DE EQUILIBRIO E RESISTÊNCIA MUSCULAR

CAPACIDADE FUNCIONAL : 3
ATIVIDADE NEUROMOTORA: EQUILÍBRIO

PLANO DE AULA


INFORMAÇÕES
N° de pessoas: 10
Data:                                                       Horário: 8h:00min ás 9h:00min
 Capacidade Funcional: Nível 03
Atividade Neuromotora: Equilíbrio
 Atividades:  Resistência muscular e alongamento
Objetivos( Específicos da atividade )
Geral: Oportunizar os idosos a terem uma vivencia de atividades que melhorem sua qualidade de vida
Especifico: Realizar atividades recreativas para melhorar o equilíbrio nos idosos manter o centro de gravidade intacta ao fazer os movimentos do corpo em várias direções.
Praticar atividades que desenvolva a força para a manutenção da massa muscular.
Fazer exercícios que proporcionem uma maior amplitude das articulações para melhorar a flexibilidade.
Materiais: Elástico, faixa de tecido, barra de ling, bola de bobath, colchonete

Disposição:
Atividade de Equilíbrio: Os Idosos irão realizar atividades de equilíbrio em circulo com o auxilio e a participação do professor. Em primeiro me


Desenvolvimento das atividades:
Atividade de Equilíbrio: A primeira atividade durará aproximadamente 15 minutos, no inicio o professor pedirá para que os alunos fiquem em circulo no centro da quadra, onde o professor irá passar alguns exercícios que envolvam equilíbrio. 1° momento: O professor pedirá para os idosos ficarem de um pé só e tentem equilibrar, depois será colocado uma caixa de fósforo sobre a coxa para eles equilibrarem. 2° momento: Será em circulo os idosos farão exercício que  consiste em simplesmente sentar e levantar de uma cadeira sem usar qualquer ajuda ou apoio. Para este exercício, uma cadeira sem apoio. Os idosos irão sentar-se e levanta-se das cadeiras eles irão fazer esse exercício por 1 minuto com intervalo de 30 segundos, isso será repetido 4 vezes . 3° momento: Os idosos irão andar em linha reta desenhada por eles com 1 m, deverão manter os dois pés sobre esta uma linha em frente do outro. Farão isso por 2 minuto e no intervalo de 1 minutos de cada serie irão passar uma bola por eles. Farão isso em 4 series com o mesmo tempo cada.
Atividade de Força:  4 series de 8 repetições com intervalo de 30 segundos
MMII
QUADRÍCEPS: aluno sentado em uma cadeira com uso de elástico, fará a o movimento de extensão da perna. 3 movimentos
ÍSQUIOS: aluno de pé com uso de elástico, fará o movimento de flexão de perna.
GLÚTEOS: aluno de pé, elástico no tornozelo. Professor se posiciona a frente do aluno segurando o elástico. O movimento é de extensao do quadril, contraindo assim o glúteo.
ADUTORES: aluno de pé, exercício unilateral, com elástico posicionado no tornozelo, com a ajuda do professor segurando o elástico, o aluno faz movimento de adução com a perna, no sentido contrário à resistência imposta.
ABDUTORES: aluno de pé, exercício unilateral, com elástico posicionado no tornozelo, com a ajuda do professor segurando o elástico, o aluno faz movimento de abduçao com a perna, no sentido contrário a resistência imposta.
TRÍCEPS SURAL: aluno sentado em um colchonete, com as costas bem apoiadas e com postura adequada, pernas extendidas, com elastico posicionado na extremidade da região plantar. O movimento é de extensão e flexão plantar.

MMSS
PEITORAL:aluno de pé segura nas extremidades do elástico, posicionando de forma que tenha resistência do mesmo na execução do exercício. Braços estendido com ombro a 90 graus, inicio do movimento com os braços unidos e faz abdução de braço.
DORSAL:aluno de frente para a barra de ling, elástico amarrado a ela na altura das costelas. Posição do braço junto ao corpo e cotovelo em 90 graus. O aluno segura a outra ponta do elástico e faz movimento de extensão de ombro, mantendo o cotovelo na mesma angulação.
TRAPÉSIO:
BÍCEPS:o aluno pisa em uma das extremidades do elástico com o pé do mesmo lado que irá trabalhar o bíceps. A outra extremidade o aluno segura com a mão. Posição do braço junto ao corpo cotovelo a 90 graus, antebraço supinado, faz o movimento de flexão, tendo a resistência do elástico.
TRÍCEPS:aluno de frente para a barra de ling, o elástico amarrado a ela na altura do quadril, a outra extremidade do elástico na mão do aluno. Posicionado com o braço estendido ao longo do corpo, faz o movimento de extensão do ombro, trabalhando assim o tríceps.


TRONCO
LOMBAR:
ABDOMINAL:aluno sentado na bola de bobath, com o elástico passado na frente do torax com as extremidades nas costas, seguradas pelo professor. O movimento será de flexão do tronco com resistência adequada do elástico.

Atividade de Alongamento:  15 segundos cada exercício.
MMII
QUADRÍCEPS:aluno deitado em decubito lateral, o professor passa a faixa no meio da coxa do aluno e se posiciona nas costas desse aluno, puxando a faixa e fazendo a extençao de quadril, alongando assim o quadríceps.
ÍSQUIOS E TRÍCEPS SURAL: aluno sentado ou deitado em um colchonete, com as costas apoiadas adequadamente, pernas extendidas. Coloca - se a faixa de tecido no meio da regiao plantar e puxa fazendo o movimento de flexao plantar, alongando assim os ísquios tibiais.


GLÚTEOS: aluno deitado em um colchonete, com a faixa colocada em volta da parte posterios da coxa. O movimento é de flexao do quadril, levando a coxa o mais proximo do abdomem. O joelho se mantem fletido. Como na figura, pode ser feito sem faixa também.


ADUTORES: aluno deitado em um colchonete, com a faixa na ponta do pé, eleva a perna e lateraliza abduzindo e alongando os adutores.
ABDUTORES:aluno deitado em um colchonete, com as pernas extendidas, o professor passa a faixa no tornozelo fletindo o quadril a 30 graus e levando a perna em sentido contralateral, fazendo uma aduçao, alongando assim os abdutores.

MMSS
PEITORAL:aluno com cada ponta da faixa em uma das mãos, com aduçao de ombro de 45 graus, faz rotaçao com elevação frontal o maximo de amplitude que a articulação permitir. Assim o peitoral será alongado.
DORSAL:aluno segura a faixa com as mãos deixando um espaço entre elas de um palmo, faz elevação frontal de ombro e faz flexão lateral de tronco. Primeiro de um lado depois o outro.
TRAPÉSIO:
BÍCEPS: aluno prende a faixa em algum ponto que a deixe fixada, e usa como ponto de apoio, fazendo rotaçao de ombro alongando o bíceps. Observar figura.


TRÍCEPS:aluno de pé, segurando a faixa com as mãos contralaterias atras do corpo, primeiro puxa a faixa para baixo alongando assim o tríceps do braço que ficou fletido a cima da cabeça, depois a mao superior puxa a faixa para cima alongando o braço que ficou atras das costas. Depois faz - se a troca de mãos, a que estava em cima vai para as costa e a que estava nas costas vai para a parte superior  fletidonproximo da cabeça. Uma variação é aproximando as mãos.


Variações

Observações:

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