EXERCÍCIO FÍSICO EM JEJUM X PERDA DE GORDURA


Devido às solicitações dos leitores e por ser um assunto de grande interesse de todos que praticam exercício físico e até os que não praticam, venho ressaltar em pauta mais uma vez um artigo sobre perda de gordura e definição muscular. A perda de gordura corporal é de grande interesse das pessoas, e todos buscam por um corpo sarado! Então decidi desmitificar esse tema e esclarecer o melhor possível o lado bom e ruim da aerobiose em 
jejum.


Que horas praticar?

A atividade deve ser feita apenas pela manhã, após acordar. Nunca durante o dia! Justamente por você não poder deixar de comer durante o dia pra fazer o aeróbico em jejum. Você já passa de 6 a 8 horas na noite sem se alimentar, se ficar sem comer durante o dia para praticar a sua corrida, vai catabolizar demais! Fora que é necessário se alimentar bem durante o dia para ter energia e poder trabalhar, estudar, etc.

Qual exercício aeróbico fazer?
É recomendado fazer apenas uma caminhada ou um trote leve pela manhã, por 30 minutos, e dependendo do seu condicionamento físico esse limite pode ser até 40 minutos, mas nunca passar disso. É recomendado que a atividade seja feita progressivamente, ou seja, comece com 15 minutos, depois de uma semana, 20, e assim por diante, para que se condicione e não desmaie durante a atividade! Isso pode até se praticar, haverá perda de gordura, mas não com total eficiência. Respeite os sinais que seu corpo lhe dá, e nunca faça esforço se não se sentir bem. Para melhor esclarecimento: quem nunca acordou atrasado e saiu sem fazer uma refeição até o trabalho, ou foi ao médico fazer exames no qual ficou em jejum. Por outro lado, exercícios intensos, não são recomendados.

Vou perder massa muscular?
A participação das proteínas no exercício aeróbico em jejum é de 5 a 15% na geração de energia, logo o catabolismo não é intenso. Não extrapole no tempo de atividade e procure suplementar a alimentação com BCAA’s, por exemplo, para evitar o catabolismo (excesso de atividade física, má alimentação, falta de descanso e outros fatores que possam influenciar na limitação da recuperação física, como doenças e viroses). Se você acomete isso, evite esta dica e não faça o exercício em jejum.

A eficiência é comprovada? corro riscos?
Em um aeróbio normal o glicogênio está em alta e será usado como fonte primária de energia, e até o corpo usar a gordura como fonte de energia, passa-se por um processo lento e mais demorado, além de o corpo usar a massa muscular como fonte, secundariamente. Isso não no nosso objetivo, que é uma prática moderada. A ciência hoje, provou a eficiência para perda de gordura dos aeróbicos em jejum. É recomendado que se tenha um doce no bolso, caso sinta tonturas e assim , parar de fazer imediatamente a atividade.
‘’No estado alimentado¸ a fonte predominante de energia é a reserva de glicogênio hepático e muscular¸ e a maior participação dos lipídios ocorre somente após 20-25 minutos de atividade. As proteínas¸ por meio da via proteolítica¸ são responsáveis por apenas 5-15% do fornecimento de energia neste processo. Já no estado de jejum¸ devido à baixa reserva de glicogênio e consequente reduzida participação da via glicolítica¸ a fonte predominante de energia são as gorduras diz Saulo”.
Segundo Saulo Santos “O objetivo do aeróbico em jejum não é melhora de rendimento e sim maior queima de gorduras”, e vale apenas para uma atividade moderada, como uma caminhada e trote leve, não ultrapassando 40 minutos. Atividades em academias como musculação e aulas de ginásticas, estas devem ser evitadas em jejum.
Comece a atividade aeróbica em jejum com moderação e potencialize sua queima de gordura, mas se você não tiver nenhuma restrição que impeça a atividade como diabetes por exemplo, faça com moderação. Mas em hipótese alguma, o exercício físico em jejum é tão eficiente. Fica a dica!

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFISSIONALREGISTRO PROFISSIONAL: 052505 G/SP
NOME: SAULO EMANOEL RIBEIRO DOS SANTOS
E-MAIL: CONTATO@SAULOSANTOS.COM.BR
SITE: WWW.SAULOSANTOS.COM.BR

Nenhum comentário :

Postar um comentário