GINASTICA LOCALIZADA E SEUS BENEFICIOS

Ginástica Localizada
        
Esta atividade tão largamente difundida no Brasil teve sua origem na Ginástica de Academia, a partir de 1930, no estado do Rio de Janeiro. Segundo NOVAES (1996), a primeira academia de ginástica surgiu em meados de 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª Gretch Hillefeld, que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro.
Como os primeiros professores de Ginástica de Academia no Brasil eram estrangeiros, por muito tempo a tendência foi que os primeiros trabalhos sofressem influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, do ballet e da dança moderna. Com o passar dos anos, foram fundamentados trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro, desenvolvendo-se métodos próprios voltados aos valores estéticos.


O que é Ginástica Localizada?

A ginástica localizada consiste na promoção de um treinamento onde se adquire força, resistência, tonificação da musculatura e combate à flacidez. A aula de localizada alonga as estruturas músculo-tendinosos e melhora a postura.

Como é uma aula de Ginástica Localizada?
            As aulas de Ginástica Localizada são organizadas de dois modos, sendo um deles o ensino massivo, em que todos os praticantes executam os mesmos movimentos em simultâneo, umas vezes com treino de força, outras alternando segmentos cardiovasculares como aeróbica, step, slide, marcha e outros, com segmentos localizados, nos quais participam localmente mais de 15% da musculatura esquelética total; o outro modo consiste num circuito no qual os praticantes seguem em fila, percorrendo as várias estações pré-determinadas, onde executam exercícios destinados aos diferentes grupos musculares. Cada aula de Ginástica Localizada tem a duração aproximada de 45 minutos e divide-se basicamente da seguinte forma: começa obrigatoriamente pelo aquecimento, seguido da parte principal, depois exercícios no solo, para concluir com o relaxamento e regresso à calma.
            O aquecimento ocupa os primeiros seis a dez minutos, de acordo com a composição de cada turma, e é constituído por exercícios de pré-aquecimento muscular de baixa intensidade e por alongamentos, com movimentos suaves e de pouca amplitude, preparando o organismo para o aumento gradual da cadência cardíaca e do esforço muscular que se lhe seguirão.
A parte principal, a mais importante, decorre ao longo de aproximadamente 15 minutos e destinam-se a trabalhar com alta intensidade os grandes grupos musculares, nomeadamente os membros e o tórax.
            Nos exercícios no solo, cuja duração poderá ir até aos 15 minutos, são trabalhados, sobretudo o abdômen, os glúteos e os adutores, podendo recorrer-se acessórios a fim de aumentar o esforço.
            Os exercícios de relaxamento e regresso à calma consistem em alongamentos de intensidade e amplitude baixas e correspondem à desaceleração gradual da cadência cardíaca e de outros parâmetros vitais, acompanhada da redução do nível de excitação a que as partes anteriores da aula haviam conduzido.
            A música usada em Ginástica Passiva destina-se, sobretudo a marcar a cadência dos exercícios, tendo por base um conceito nascido há duas décadas com a Ginástica Aeróbica e as suas coreografias, contribuindo igualmente para incrementar o atrativo constituído pela prática desta modalidade, uma vez que o praticante se sente em plena integração com a música.

Objetivos de uma aula de Ginástica Localizada

            O principal objetivo da Ginástica Localizada consiste no treino da força de resistência, fortalecimento e tonificação muscular, combater a flacidez, alongar as estruturas músculo-tendinosas, melhorar a postura, dá consciência corporal e ajuda no desenvolvimento e manutenção do ritmo e coordenação.
Desse trabalho resultam como principais benefícios para a saúde a melhoria do funcionamento do sistema cardiovascular, a alteração salutar da composição corporal e a prevenção das alterações metabólicas que acompanham o processo de envelhecimento.
            Ao gerar massa muscular, esta ginástica leva o organismo a acelerar o metabolismo e, conseqüentemente, a consumir mais calorias, contribuindo dessa forma para reduzir a obesidade, enquanto previne a osteoporose e a artrite, doença coronária, e melhora o funcionamento gastrointestinal.
Ao nível psíquico, contribui positivamente para o equilíbrio psíquico e social dos praticantes, ao melhorar a sua auto-imagem e auto-estima.

Perguntas freqüentes
         A Ginástica Localizada emagrece?
Toda atividade física de alta intensidade proporciona queima calórica. Entretanto, a fonte energética predominante durante a aula de Ginástica Localizada é a glicolítica. Portanto, esta atividade proporciona grande queima calórica, mas não necessariamente grande queima de gordura, devido ao fato de estar diretamente dependente da dieta alimentar.
Quantas calorias se gastam numa aula de Ginástica Localizada?
Segundo DE PAOLI (2002), este gasto depende diretamente da intensidade do trabalho, entretanto seus estudos apontam para uma média de 6,1 kcal/min, entre 350 a 500 kcal por hora de atividade. Portanto, este número deve ser acrescido em aproximadamente 30% devido ao fato do analisador metabólico desconsiderar a EPOC (consumo de oxigênio pós-exercício). Quanto maior a carga imposta, maior o consumo. Lembre-se que Trabalho = Força x Deslocamento, o que reforça a teoria de quanto maior a carga, maior o resultado e o gasto energético.
Quantas aulas por semana são recomendáveis?
Segundo o ACSM (American College of Sports and Medicine), é necessário um mínimo de 3 (três) sessões de treinamento semanais, independente da atividade, para a manutenção da saúde. Quanto a Ginástica Localizada, seguimos a mesma orientação para fins salutares, mas para obtenção de performance é aconselhável um número maior de sessões, podendo chegar a 6 sessões semanais, no caso de pessoas bem treinadas.
A Ginástica Localizada aumenta a massa muscular?
Com certeza sim. A tendência atual é de se trabalhar com grandes cargas, o que proporciona aumento da massa magra, mas deve-se tomar cuidado para não ocorrer exageros. Os exercícios devem sempre primar pela qualidade, e os exageros causam lesões muitas vezes irreversíveis. O aumento da carga deve ser progressivo e racional. A disciplina, a técnica de execução e a qualidade do trabalho são mais importantes que uma carga muita pesada.













Referências
Marco Paulo de Paoli, disponível em: <http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=829.> Acesso em : 25/10/11

<http://www.academiacenterfitness.com/2011/03/o-que-e-ginastica-localizada.html.> Acesso em: 25/10/11

<http://zed.com.pt/1104%20-%20Ginastica%20Localizada.htm .> Acesso em: 25/10/11
                             
Luiz Carlos de Moraes, disponível em: <http://www.copacabanarunners.net/ginastica-2.html.> Acesso em: 25/10/11


Nenhum comentário :

Postar um comentário