ESPORTE ADITADO

RESUMO: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E EVOLUÇÃO DO DESPORTO ADAPITADO

Ele apareceu na segunda guerra mundial quando começo a ser praticado com mais evidencia, isso tem relação direta com o governo na tentativa de minimizar os danos. Assim para entendermos melhor esse contexto temos que considerar o termo desporto, que se remete a atividades especificas e sistematizadas, onde há ritualidade, sempre buscando o aperfeiçoamento, tentando superar recordes, de si mesmo ou dos concorrentes.
Estendemos esse conceito para mais um o de atividade adptada que seria a modificação de uma atividade padronizada, pensando em fins recreativos e terapêuticos, basicamente é apitar o objetivo focando em métodos de ensino diferentes para passar a atividade ressaltando assim as qualidade dos indivíduos.

Agora se associar esse dois conceitos compreendemos que o desporto adpitado nada mais é do que uma modalidade esportiva popular, que ocorre uma alteração das regras com a finalidade de potencializar algumas características positivas dos participantes.
Assim se torna necessário compreender a historia do desporto apitado, essa praticas aconteceram após a segunda guerra mundial, porem antes destas tiveram iniciativas parecidas uma delas foi ao reino unido com o golfe para amputados unilateralmente de membros superiores, sendo apenas praticas isoladas, não se firmando, assim depois da 2ªguerra mundial que teve investimentos no esporte e incentivo do governo, por ter inúmeras pessoas e com deficiência e na tentativa de amenizar as consequências.  Os surdos os primeiros a apresentarem no campo esportivo.
Assim o esporte além da reabilitação ocorre o estabelecimento de novos caminhos e o deficiente encontra motivação para praticar ativamente da sociedade. Uma pessoa que se interessou em ajudar essas pessoas foi o medico neurologiasta Ludwig Guttmann , pois tinha origem judiaca sendo exilado na Inglaterra, assim ele foi convidado pelo governo britânico para fundar um hospital  Stoke Mandeville para cuidar dessa pessoas. Ele criou um programa de reabilitação por meio do esporte, assim surge um o basquete de cadeira de rodas.  Em 1946 Liptor deu inicio a um programa de treinamentos e difundiu o esporte para o mundo fazendo apresentação com o grupo formado por paraplégicos rodas voadoras.
Os primeiros jogos aconteceram no Mandeville com a participação de 16 atletas, tendo modalidades como o tiro ao alvo, arremeço de dardo e de arco e flecha.
Os 1º jogos internacionais foram realidados em 1952 com a participação de 130 atletas , a partir dai o esporte adpitado cresceu muito em 1960 foi realizado 9°jogos em roma e foi um grande passo para os jogos olímpicos. No ano de 1964 o japão sedeia o evento com a participação de 450 altletas e 25 paises e no ano de 1969 a rainha inaugura o primeiro estádio esportivo. No ano dos Jogos olímpicos de moscou, Ludwig Guttmann, morre, este foi considerado como cobertaem esporte adapitado.
Em 1988 esse movimento passa a ser paraolimpidadas acontecendo paralelamente as olimpiadas.

ESTIGMA E IDENTIDADE SOCIAL

Estigma é uma marca ou sinais corporais evidenciados, sendo estas de caráter positivo ou negativo, sendo a sociedade que determina esses valores, isso é o caso das marcas divinas contendo valores positivos de graça divina o valor negativo era as marcas ou cortes para separar as pessoas ou avisar  que estas que possuíam eram perigosas.
A Identidade real se remete a uma caraterística ou perfil de uma pessoa que realmente seja a virtual se trata de uma ideia que as pessoas tem sobre o outro, podendo condizer ou não com a real.
A identidade social se trata de uma personalidade ou característica que permite as pessoas identificar por meio dela, e até mesmo classifica-lo em algum grupo.
Existem os desacreditáveis que possuem estigmas que os outros permite classificar .  Nessa classificação existem três que são os abomináveis que se refere a defornidades físicas, a de caráter individual com  as paixões tirânicas, distúrbios mentais e uma outra classe dos de estigma de raça e tribos que são transmitidos por linhagem.
Com base no estigma fazemos varias discriminações não considerando que o outro seja humano. Assim um estigmatizado pode ter a mesma opinião sobre seu estigma que uma pessoa normal.
Quando uma pessoa tem um estigma é curado passa por um processo de aceitação para uma nova condição, isso ocorre também quando uma pessoa estigmatiza internaliza conceitos da sociedade. Existem outros que se transformam em vitima de pessoas que querem promover seu estgma para vender algum produto que possibilitou melhora do estigmatizado.
O estigma pode ser superado, ou seja o individuo pode superar suas limitações rompendo com a realidade proposta pelos normais. Existe também os que ganhas em cima de seu estigma juntificando seu fracasso usando como forma de proteção.  Tem o caso em que a pessoas se considera como vitima ele tem uma marca e por isso se esconde.
Essas atitudes vem do fato deles não saberem a reação dos normais ou ate mesmo preverem que vão ser maltratados, assim se sentem iseguros, desconfiança e medo. Assim as pessoas não são classificadas pelas suas qualidades ou dificuldades mas sim pelo seu defeito.
Muitas pessoas querem ajudar ou proteger ou agem movidas pelo sentimento de dó um estigmatizado, porem este não quer ser ajudado  em determinadas situações assim fica na defensiva e com medo das pessoas.
Isso ocorre porque nos normais criamos  barreiras para essas pessoas impossíveis de serem quebradas e agimos como ele não fosse  humano e não merecesse nossa atenção e assim a primeiro contato pode haver um retração de ambas as partes.
Definitivamente a identidade virtual  pode prejudicar a identidade real da pessoa e ate mesmo a social tornado essa pessoas desagreditavel.
O estigmatizado pode ter um visão que todos estão contra ele e outros no entanto não entende seu estigma, ocorre também varias instituições que ajudam e reúnem essas pessoas. Isso porque os estigamas são categorizado pelas pessoas, e isso nada mais é que um grupo  de pessoas com a mesma marca.
Pode se formar grupos com o mesmo estigma e ate mesmo subgrupos surgindo representantes assim lideres que possas falar por esse grupos dentro do grupo dos normais. Assim tem pessoas que toma esse isso como partido e tentam ajudar, mas outras tomam isso como profissão e querem ganhar a custa disso
O apoio pode vier daqueles que tem o mesmo estigma ou dos informados, que são homens normais que aceitam e entendem o defeito do outro e tem assim um proximidade.
Esse informados podem ser classificados como os que simpatizam e conhecem o defeito e mesmo assim não se importam ou aqueles que tem algum parentesco e sofre com isso
Assim quando se cria um laço de amizade as barreiras impostas pela sociedade são quebradas e se tem mais liberdade de se falar e de se comunicar.
Com isso existem as pessoas estigmatizadas por conta de um parentesco, defeito físico, mental. Alguns consideram que tem um estigma e existe consquencias a conta disso e também os que se apropriam de conceitos dos normais.
 Carreira moral?

Tipos de estigmatizado:
Tem aqueles que desde cedo sabem que tem um estigma, um segundo que caso tem o estgma e é protegido por conta disso por um certo tempo de toda a informação e possa o machucar.  Em um 3° momento o que em um fase da vida se torna estigmatizado e um quarto  quando ele sai de sua cultura e vai para outra e não sabe que é estigmatizado.

O CONTROLE DE INFORMAÇÃO E IDENTIDADE PESSOAL

O desacreditavel é aquele que conhece o defeito porem as pessoas manipuilam as informações sobre ele.  O desacreditado e quando ele não acredita nele mesmo e se retrai.
Informação social e que se tem sobre esse individuo ou sobre um signo que ele tenha
Signo – pode ser um objeto que transmite uma informação através de um símbolo e que em outros lugares pode ter outros significados
Simbolos – são representações de informações de algo o que ela simbolizava para sociedade como a aliança.
Dentro dos símbolos tem o de prestigio que  levara a entender quem ele é e a posição que encontra e o símbolo de estigma que desperta a inferioridade e  a indiferença

Personificar e desidentificadores ?

Visibilidade – seria quando a pessoa não tem como ocultar seu estigma, no caso se for solicitado, assim sabendo do seu estigma e da reação das pessoas ele muda a maneira de se comportar para evitar ser classificado.
Identidade pessoal – pode estar realacionado ao ocultadmento ou revelação do que ele é . Assim uma pessoa pode manipular a informação a respeito de sua identidade pessoal.
Diferença de identidade social e pessoal ?

A identidade pessoal trata-se de itens marcados de forma positiva que servem para constituir sua identidade

Sinais corporificados  é um sinal que ele traz com sigo que permite que o identifique
Biografia  é o que fica registrado  na mente das pessoas sobre os outros ou sobre a historia deles.
Reconhecimento cognitivo -  e quando há o reconhecimento de sua identidade social, figura publica
Encobrimento   ele pode esconder o que é porem esconde o que ele é porem em alguns momentos haverá a descoberta que ele e um estigmatizado
Tecnicas do controle de informação
Manipulação de informação, ir para um lugar onde os outros não o conhece, transmitir um estigma que seja mais aceitável para outros





Nenhum comentário :

Postar um comentário