MUSCULAÇÃO FEMININA


Atualmente é comum observar um número crescente de mulheres que praticam musculação como forma de melhorar a estética, a saúde e a qualidade de vida, quebrando todos os tabus no que diz repeito a mulheres e treinamento com pesos.
A musculação é oferecida  na maioria das academias, com um dos planos básicos. Ou seja, você pode fazer somente musculação, como também, musculação juntamente com aulas de ginástica, musculação e yoga, musculação e qualquer outra atividade física. Isto é a prova que a atividade é benéfica para qualquer tipo de objetivo, seja para definir e tornear os músculos, seja para ganhar tônus muscular, ou ainda, para ajudar no emagrecimento (uma dieta ideal é a principal aliada dos exercícios).

Muitas vezes somos questionados a respeito de como deve ser o treinamento direcionado para mulheres como se houvesse uma diferença muito significativa em relação ao treinamento aplicado aos homens.
Algumas pessoas acreditam que o treino para mulheres deve ser totalmente diferente ou até que não devem de jeito nenhum treinar com pesos, outros acham que isto é um tipo de preconceito, pois o treino para homens e para mulheres não deve diferir em nada.
De acordo com Drinkwater (2004.p.26) o sexo (masculino ou feminino) não tem influência na adaptabilidade dos músculos submetidos ao treinamento resistido intenso, porém a massa muscular total é menor nas mulheres devido a menor área transversal do seu conjunto de fibras musculares.
Na realidade, apesar da mulher ter diferenças hormonais, fisiológicas e anatômicas o treinamento com sobrecargas não diferencia muito do treinamento aplicado aos homens, porém, alguns fatores devem ser atentamente observados.

RODRIGUES, (2001, p.85), explica que:
Uma das primeiras diferenças da mulher para o homem é a parte hormonal. A quantidade de testosterona produzida pela mulher é muito reduzida, o que não permite um grau de hipertrofia muito grande, e sua definição muscular também é menor devido à quantidade de estrógeno, que tende a uma retenção hídrica.

De fato, a mais enfática diferença é guardada as devidas proporções, homens desenvolvem mais força do que as mulheres, principalmente em membros superiores. Alguns fisiologistas sugerem um pouco mais de volume, mas a estrutura do treino, ainda assim, é muito semelhante para ambos os sexos. Entretante como algumas mulheres objetivam o enrijecimento de certas áreas específicas como a região entre as pernas e glúteos tende a se concentrarem com mais ênfase nestas regiões, da mesma forma que um praticante do sexo masculino deficiente em peitoral treina com mais ênfase este músculo.
Então na musculação temos a oportunidade de treinar os grupos musculares isoladamente ou em conjunto de forma muito eficiente.
Todo programa de atividade tem que possuir um planejamento com os cronogramas das aulas, carga, volume, intensidade; ou seja, uma organização, uma periodização. Assim, também foram aplicadas nos exercícios de alongamento. Quando sempre iniciada uma sessão de musculação, por exemplo, os exercícios de alongamento devem ser leves com o objetivo apenas de aquecimento (o alongamento também é uma forma de aquecimento) da musculatura envolvida, e também ajuda o aumento da flexibilidade muscular e diminuir o risco de lesões. Assim, para ALTER:
O alongamento e desenvolvimento da flexibilidade são considerados fundamentais para melhorar o desempenho do levantador de peso, como, por exemplo, facilitando o uso da técnica favorável e intensificando a hipertrofia muscular e a força (ATLER, 1999,p.26)
As execuções dos exercícios de certo ajudam tanto com o objetivo de hipertrofiar os músculos no corpo feminino quanto ao condicionamento físico e emagrecimento, com bastante cautela e orientação.O alongamento feito antes do treinamento de força, juntamente com o aquecimento, prepara o corpo para qualquer atividade em seguida, podendo prevenir lesões, tanto musculares como articulares.
 Felizmente já podemos contar com excelentes academias que mantêm professores atentos para o acompanhamento físico de todos os alunos praticantes, durante todas as aulas, sem eles iniciantes ou não. Desta forma fica assegurada a eficácia do treinamento, contribuindo para que se atinjam os objetivos propostos.


Fonte: OlympiaGym.com

2 comentários :

  1. Uma dieta saudável é também fundamental para quem faz musculação. A musculação pode exigir grande esforço, por isso devemos dar ao nosso organismo todos nutrientes necessários para fazer treinos com mais energia.

    ResponderExcluir