CATABOLISMO MUSCULAR

O que é Catabolismo Muscular? Como evitar?

AnaboCatabo 3  300x202 Catabolismo Muscular
Catabolismo Muscular é um processo reverso na musculação, onde existe um desgaste excessivo da musculatura, ou seja, uma degradação da massa muscular corpórea. Ele acontece devido a soma de alguns fatores como: Excesso de atividade física, má alimentação, falta de descanso e outros fatores que possam influenciar na limitação da recuperação física, como doenças e viroses.
O entendimento da relação anabolismo muscular X catabolismo muscular é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular. O funcionamento do organismo depende de uma série de reações bioquímicas que ocorrem em nossas células. Essas reações são conhecidas como reações metabólicas. O metabolismo pode ser dividido em dois estágios, com objetivos e resultados opostos: o anabolismo e o catabolismo.

O anabolismo ou metabolismo construtivo é o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos.
Para que uma reação anabólica ocorra, é indispensável a presença de substratos energéticos. Alguns exemplos de anabolismo são a síntese de proteínas a partir deaminoácidos dentro do tecido muscular e a formação de estoques de glicogênio através de moléculas de glicose.
Em termos práticos, o anabolismo ocorre quando você ingere nutrientes adequados antes e após seu treino. Ao final da atividade física, seu corpo precisa repor o que foi gasto durante o treinamento, sobretudo os carboidratos, que serão convertidos em glicose, e as proteínas, que fornecerão os aminoácidos necessários para a hipertrofia muscular.
http://planetadocorpo.com/2012/11/catabolismo-muscular.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário