PROGRESSÕES PEDAGÓGICAS DE NATAÇÃO PARA CRIANÇAS DOS 0 AOS 6 ANOS DE IDADE

A natação parece oferecer um excelente meio para um melhor desenvolvimento da criança. Sem dúvida, a natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano (Azevedo, Morais, Rodrigues, Barbacena & Grisi, 2008). Quando a criança aprende a ler, o professor não lhe dá um livro e pede que leia. Há uma série de processos que conduzirão a criança ao objectivo final: ler. Na natação a situação é semelhante, antes de iniciar a aprendizagem das técnicas de nado, a criança deverá concluir um processo fundamental para a evolução na modalidade: a Adaptação ao Meio Aquático 
(AMA). Segundo Barbosa (2001), a aquisição das habilidades aquáticas básicas, é uma etapa 
muito importante, pois representa os pré-requisitos para as habilidades motoras aquáticas específicas, como são as técnicas de nado. Este autor afirma que no domínio da aprendizagem e do desenvolvimento motor, as habilidades motoras básicas são um pré-requisito para a aquisição, à posteriori, de habilidades mais complexas e mais especificas, como são as desportivas (Barbosa, 2001). De um ponto de vista mais característico, o conceito de adaptação ao meio aquático está tradicionalmente ligado ao conceito de “saber nadar”. Mas este conceito é muito vasto, provocando em cada indivíduo diversas reacções. Reacções estas que variam consoante a formação e a vivência do próprio indivíduo (Martins, 2010). 
A definição de nadar, para os inexperientes, ainda corresponde à aquisição final das técnicas de nado.Barbosa (2005), refere que “saber nadar” implica, por parte do sujeito no meio aquático, comportamentos adequados, em termos de equilíbrio, respiração e propulsão, em resposta a uma situação específica. No entanto, a água é um meio de difícil locomoção, sendo, por isso, um elemento hostil; 
 água causa incómodo e perturbação do controlo motor, porque induz desequilíbrios permanentes e incomoda nos olhos, nariz, ouvidos e boca (Fernandes & Soares, 2005). Segundo Carvalho (1994), quando um indivíduo inicia o seu processo de AMA, ocorre um conjunto de transformações ao nível das referências dos órgãos dos sentidos (equilíbrio, visão, audição e proprioceptivos) e também ao nível de todas as referências que normalmente existem em terra. Assim, com o objectivo de usufruir das potencialidades deste meio, torna-se fundamental realizar uma ajustada AMA. 


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