ARTRITE REUMATOIDE

Origem e causas

A causa exacta da AR é desconhecida. É considerada uma doença na qual participam múltiplos factores que devem convergir num indivíduo susceptível de desenvolver a doença. Por esse motivo, actualmente não existe um medicamento que cure esta doença. Os factores relacionados com o desenvolvimento da doença são os seguintes:
  • Factores genéticos (hereditariedade)
    Existe uma predisposição genética que participa no desenvolvimento e gravidade da doença. Esta variação nas características hereditárias explica a razão pela qual, em presença da mesma doença, as manifestações clínicas podem variar de uma pessoa para outra, apresentando gravidade diferente.
  • Factores ambientais
    Existem factores ambientais desencadeadores que, juntamente com os factores genéticos, determinam o desenvolvimento da doença. Esses factores incluem a localização geográfica/clima, nível de desenvolvimento, tabagismo, perfil hormonal e algumas infecções, principalmente por vírus. Isso não significa que esta doença seja consequência directa de uma infecção, mas sim que uma infecção pode alterar as células do sistema imunitário e desencadear autoimunidade.
  • Factores genéticos e tabagismo
    A AR, como qualquer outra doença, pode manifestar-se em diferentes etapas da vida, mas na maioria dos casos tem início entre os 30 e os 50 anos em ambos os sexos, embora seja mais comum nas mulheres. O consumo de tabaco é um potencial factor desencadeante.

Sinais e Sintomas


O principal sintoma é a inflamação das articulações. Além disso, podem aparecer nódulos duros (nódulos reumatóides) nas regiões de maior atrito da pele, como os cotovelos, ou na zona dorsal dos dedos das mãos e dos pés; também podem localizar-se nos órgãos internos. Com o tempo, a deterioração progressiva das articulações afectadas pode levar a deformidades.

Quando a doença se inicia, normalmente manifesta-se como inflamação simétrica (ie. em ambos os lados do corpo) das pequenas articulações (mãos, punhos e pés) que se encontram rígidas pela manhã. Decorrido um tempo variável (em média dois anos) após o diagnóstico, as articulações podem já encontrar-se deformadas pela inflamação crónica.

Sinais e sintomas que se apresentam na artrite reumatóide:

  • Dor articular;
  • Inflamação articular;
  • Rigidez articular (sensação de “prisão” dos movimentos): geralmente aparece pela manhã e vai desaparecendo progressivamente à medida que o doente exerce a sua actividade diária; a sua duração e intensidade são variáveis.
Outros sintomas são:
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Dores no corpo.
A AR pode estar associada a uma outra doença denominada síndroma de Sjögren, caracterizada pela inflamaçãodas glândulas que produzem as lágrimas, a saliva, os sucos digestivos oua secreçãovaginal, provocando secura da pele, boca, olhos, vagina, etc. Por isso, é necessário identificar a existência destes sintomas e informar o médico, para que seja feito o acompanhamento e o tratamento adequados.


Tipos de artrite

As articulações podem inflamar-se por diversas causas. Uma articulação inflamada não indica obrigatoriamente o aparecimento (ou o diagnóstico) de artrite reumatóide. O tipo de articulações que apresentam sinais de inflamação podem sugerir o diagnóstico de artrite reumatóide. A AR afecta normalmente as pequenas articulações das mãos e pés, dos punhos, cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos; em geral fá-lo de forma simétrica, ou seja, se afectar o punho direito também afectará o punho esquerdo.

O padrão geral das articulações afectadas juntamente com as restantes manifestações clínicas e os resultados de determinadas análises laboratoriais permitem que o médico possa distinguir a AR de outra doença ou outros tipos de artrite.

A artrite pode apresentar-se em conjunto com outras doenças autoimunes, como o síndrome de Sjögren, que ocasiona inflamação das glândulas que produzem as lágrimas, a saliva, os sucos digestivos ou o fluxo vaginal, provocando secura da pele, boca, olhos, vagina, etc. Por isso, é necessário identificar a existência destes sintomas e informar o médico para que seja feito o acompanhamento e o tratamento adequado.


Prevenção

Não se conhece uma maneira de prevenir a artrite reumatóide. No entanto o diagnóstico precoce e um tratamento adequado são muitas vezes a chave para prevenir os danos nas articulações



Sabia que...

  • A Artrite Reumatóide é uma das formas mais comuns de doença autoimune que afecta mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo.
  • É mais frequente em mulheres do que em homens, com uma relação 3:1, devido, entre outros aspectos, a factores hormonais.
  • Costuma surgir entre os 30 e os 50 anos, mas pode apresentar-se em qualquer idade. Quando se manifesta antes dos 16 anos é conhecida como artrite idiopática juvenil.
  • Os doentes que têm artrite reumatóide e fumam correm maior risco de desenvolver doença pulmonar do que pessoas que não têm artrite reumatóide e fumam.
  • Certos alimentos têm mostrado ser úteis na redução de proteínas inflamatórias, especialmente os óleos de peixe ou os ácidos gordos ómega-3, os quais interferem na síntese das prostaglandinas. As prostaglandinas são proteínas que podem ocasionar inflamação. Infelizmente, a dose elevada requerida para reduzir estas proteínas inflamatórias causa diarreia, como efeito secundário. Em geral, recomenda-se uma dieta saudável e manter o peso ideal. Isso evitará adicionar mais peso sobre os joelhos e as ancas enquanto se está de pé ou a caminhar.


Referências Bibliográficas
Moreland L. Rheumatoid Arthritis. A Clinical Guide. Lippincott Williams & Williams Eds; 2006, pág 3-6.

Nenhum comentário :

Postar um comentário