JOGOS COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO

TEMA: Exercitando a convivência  

OBJETIVO GERAL: Construir seu próprio conhecimento por meio das vivências dos diferentes tipos de jogos lúdicos e aperfeiçoar as habilidades motoras, o convívio sócio-afetivo e domínio cognitivo.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Proporcionar por meio dos jogos uma maior socialização para os alunos juntamente com os professores regentes.


Tempo estimado 5 minutos
PARTE INICIAL: A aula iniciará com uma conversa com os alunos

1ª ATIVIDADE   
Tempo estimado 20 minutos

Dinâmica de apresentações: O professor dividirá os alunos em duplas e formaram um circulo, onde de dois a dois eles começaram a se apresentar, porém com uma condição eles se apresentaram como se fosse o outro, para isso eles conversaram 5 minutos para estarem se conhecendo, nas áreas estabelecidas. Exemplo o individuo 1 apresentará o individuo 2 e o individuo 2 apresentara o individuo 1.

Materiais utilizados: Nenhum

2ª ATIVIDADE

Tempo estimado 30 minutos
Quebra- Cabeça: O professor dividirá alunos em 5 grupos de 5 alunos e um grupo de 6 alunos, onde serão distribuídos dois desenhos sobre jogos competitivos e cooperativos para cada equipe pintar, posteriormente as folha serão  cortada em oito pedaços iguais, onde serão misturadas com as demais desenhos no centro da sala e misturadas, cada equipe escolherá um amigo para representar a equipe este terá um minutos para encontrar as 8 peças. Para que isso ocorra os 6 alunos iram no centro ao sinal dos professores e procuraram as partes da sua figura, quem encontrar primeiro as todas as partes e levar para sua equipe marca 3 pontos  e o segundo que levar marca 2 pontos e em terceiro 1 ponto para sua equipe, isso também vale para que  montar o quebra cabeça primeiro, vence a equipe que ao final da atividade tiver mais pontos.

Materiais utilizados: 10 folhas de papeis, 1 caixa de giz de cera, 1 caixa de lápis de cor

3ª ATIVIDADE

Tempo estimado 25 minutos
Caixa de Surpresa: Em círculo, um dos professores estará com uma caixa de presentes na mão. Ele escolherá um dos educandos para iniciar dar o presente, mas este não ficará com ele e deverá passar o presente para aquele que possuir a característica que o professor falar, o amigo, mais popular, o esportista, talentoso, compreensivo, conversador, bagunceiro. Cada aluno que receber a caixa pela sua característica passará a mesma para o outro amigo que tiver a característica que o professor escolher. O último deverá abrir o presente e distribuir a todos os demais.

Materiais utilizados: 1 caixa, 31 bolinhas de chocolate

4ª ATIVIDADE
Tempo estimado 25 minutos
As equipes continuaram as mesmas da atividade do quebra cabeça, no entanto cada equipe será numerada da seguinte forma 1, 2, 3, 4, 5, onde o professor escolherá a duas equipes que irá correr nessa rodada.  Aleatoriamente o professor falará um numero, por exemplo número 1 os dois números 1 de cada equipe sairá correndo em direção ao centro da sala para responder algumas questões propostas pelo professor relacionado as futuras aulas sobre jogos, ganha a atividade que marcar mais pontos

Materiais utilizados: 1 prancheta, 1 caneta, 5 folhas de papeis, 1 apito

Tempo estimado  5 minutos
PARTE FINAL: Conversar sobre o que foi feito em aula e esplanar sobre o que vai ser feito na próxima aula

RECURSOS MATERIAIS PARA A AULA: 15 folhas de papeis, 1 caixa de giz de cera, 1 caixa de lápis de cor, 1 caixa, 31 bolinhas de chocolate, 1 prancheta, 1 caneta, 1 apito

Obs.: Este plano estará sujeito a alterações durante a aula.

REFERÊNCIAS : Algumas Atividades foram retiradas de conhecimento popular

BANCO DE ATIVIDADES,Projeto de socialização, disponível em:< http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/projeto-socializacao.html> . ultimo acesso em 19 de agosto de 2012. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário