ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA

Atividades Equilíbrio

1ª ATIVIDADE
“Caminhão”
Os alunos estarão dispostos livremente. Vamos riscar linhas curvas no solo. Os alunos deverão fazer movimentos de acordo com a história. “O caminhão”. Ao final, vamos cantar a cantiga “Motorista” com todos os educandos, fazendo movimentos como se estivessem dirigindo um caminhão.
História: Certa vez um caminhão carregado de cola passou por uma cidade. Ele estava muito cheio e, por onde passava, ia derramando cola.
Vamos andar pela estrada (nas linhas) por onde o caminhão passou? Xii ficamos cheios de cola! Sem querer as nossas mãos grudaram no joelho. Vamos ter que andar com as mãos no joelho agora?!
Agora, vamos fazer força para as mãos desgrudarem. Pronto.
Eh!!!! Agora as mãos grudaram nos pés. Vamos ter que andar com as mãos assim!!!! Conseguimos soltar uma mão, sem querer coçamos a cabeça e ela grudou nos nossos cabelos. Vamos andar com uma mão no pé, e a outra na cabeça!!!
Variação: Variar os movimentos e terminar a história como desejar.

Materiais utilizados: Não haverá necessidade de utilizar materiais.

2ª ATIVIDADE
“Cadeira de Balanço”
Os educandos estarão dispostos pela quadra em círculo e sentados sobre o solo. Deverão abraçar as pernas dobradas na altura dos joelhos, com as mãos entrelaçadas. Balança o copo para frente e para trás, imitando assim uma cadeira de balanço. (Atividade para volta à calma).

Materiais utilizados: Não haverá necessidade de utilizar materiais.

3ª ATIVIDADE
“Estátua”
Dispor os alunos livremente, mas em um espaço delimitado. Ao som de músicas infantis, os alunos vão correr pelo espaço livremente. Quando a música é interrompida, as crianças devem parar como estátuas, nas posições determinadas pelos professores (sentados ajoelhados, em quatro apoios, etc).

Materiais utilizados: Não haverá necessidade de utilizar materiais.

4ª ATIVIDADE
“Pula-Pula Canguru”
Formação Inicial: Os alunos serão divididos em duas equipes, em uma das extremidades da quadra, ficando na frente de cada equipe a 10 metros de distância um cone. O primeiro aluno de cada coluna ficará com uma bola pequena de borracha entre os joelhos e sem usar as mãos para segurar a bola, deverá sair pulando, até chegar ao cone e realizar uma volta retornando até a coluna de sua equipe, passará a bola para o segundo educando e assim sucessivamente até que todos façam o mesmo percurso. Caso a bola escape dos joelhos dos alunos, este deve voltar no lugar onde a bola caiu e dar continuidade na atividade.

Materiais utilizados: bola, cones.

5ª ATIVIDADE
“Mãe da rua”
Os participantes têm que atravessar de um lado para o outro da quadra pulando em um pé só, e ao mesmo tempo fugir da mãe da rua, que corre com os dois pés, mas estará longe durante a travessia dos “sacis”. Aqueles que forem pegos podem correr com os dois pés e começam a ajudar a capturar os outros. A brincadeira termina quando a turma toda for capturada. (Atividade para aquecimento).
Materiais utilizados: Não haverá necessidade de utilizar materiais.

6ª ATIVIDADE
“Corrida do limão na colher”
Marca-se o local de partida e chegada. Os alunos estarão posicionados em duas colunas; cada primeiro aluno da coluna deverá segurar com uma das mãos uma colher com um limão em cima. Vence a equipe que terminar primeiro a prova, todos os alunos que compõe a coluna devem fazer o mesmo percurso. 

Materiais utilizados: colher, limões.

7ª ATIVIDADE
Atividade de equilíbrio interior
Equilíbrio próprio é o equilíbrio em relação ao seu próprio centro de gravidade.
Tarefas:
Permanecer imóvel, sobre o banco, de olhos fechados, primeiro com os dois pés e depois com apenas um pé.
Permanecer imóvel na posição de avião (braços esticados na lateral do corpo, com um pé de apoio e o outro erguido para trás), ficar por 10 segundos, sobre o banco.
Deslocar-se na ponta dos pés pra frente, pra trás e para os lados sobre o banco.

Materiais utilizados: banco.


8ª ATIVIDADE
Atividade de equilíbrio exterior
Equilíbrio exterior é equilibrar objetos com o corpo ou o equilíbrio das extremidades do corpo.
Tarefas:
Equilibrar, estando parado em cima do banco, saquinho de areia ou bastões, sobre a cabeça, ombro e membros, de diversas formas – deixe que as crianças criem formas diferentes de equilibrar.
Idem a tarefa a cima, agora em movimento.
Sentado ou deitado equilibrar objetos sobre uma parte do corpo ou membros.
Deslocar-se de acordo com determinado ritmo, equilibrando algum objeto.

Materiais utilizados: banco, bastões ou saquinhos de areia.

ATIVIDADE
Cavalo de guerra
A brincadeira é para duas duplas de crianças. Uma de cada dupla tem que montar sobre os ombros da outra, passando os pés por debaixo dos braços, chegando até as costas, para ficar bem firme sobre a montaria. Depois, as duas crianças que estão por baixo seguram-se pela mão direita e puxam um ao outro, até derrubar os "cavaleiros montados". Quem conseguir ficar mais tempo nas costas do parceiro é o vencedor. Essa brincadeira é mais segura quando feita sobre colchões.
Materiais utilizados: Colchões.

10ª ATIVIDADE
Corrida de saco
Para esta brincadeira é preciso ter sacos grandes e resistentes em que as crianças possam entrar e ficar de pé. Dois times se posicionam lado a lado, em filas indianas, atrás de uma linha de partida. Quando é dado um sinal, a primeira criança da fila entra no saco e faz um percurso pulando (a criança deve tentar não cair no chão). O trajeto termina de volta à linha de partida, onde ela entrega o saco à segunda criança da fila que deve completar o mesmo percurso e passar o saco à terceira, e assim por diante. Vence o time que terminar primeiro.
Materiais utilizados: Sacos plásticos.

11º ATIVIDADE
“Plantando Bananeira”
A partir do desafio proposto pelo professor, incentivar os alunos a experimentar o movimento em três etapas. Inicialmente três a três, com dois alunos ajudando o colega que se equilibra com as mãos no chão. Em seguida cada aluno poderá tentar o mesmo movimento, com ou sem os colegas, mas escorando os pés em um apoio (ex: parede). Finalmente o movimento poderá ser vivenciado sem qualquer auxílio (É necessário para segurança desta atividade que se tenha colchões ou um gramado para sua realização.)

Materiais utilizados: Colchões.


12ª ATIVIDADE
Amarelinha
Deste jogo pode participar qualquer número de crianças. Risca-se no chão - com carvão, giz, ou se for à areia, com um pedaço de pau ou telha - uma figura que pareça um boneco com uma perna só, de braços abertos, ou um avião, como também é conhecido em algumas partes do Brasil. As casas da amarelinha terminam com o céu (um círculo). São sete casas numeradas. A criança que gritar antes Primeira! Inicia o jogo e a ordem de quem vai jogar vai sendo gritada pelas outras crianças, sucessivamente. A brincadeira consiste em jogar uma pedra na primeira casa e ir pulando com um pé só e com as mãos na cintura todo o desenho, indo e voltando, evitando-se pisar na casa onde está a pedra e pegando-a na volta. Joga-se a pedra na segunda casa e assim sucessivamente até o céu (círculo). A pedra jogada tem que parar dentro do espaço delimitado de cada quadra ou casa. Ganha o jogo quem conseguir chegar ao céu, sem errar, ou seja, colocando a pedra no local correto em todas as casas e fazendo todo o trajeto sem colocar os dois pés ou pisar na linha do desenho. Pode-se também fazer todo o trajeto sem jogar a pedra, levando-a em cima do peito de um dos pés ou de uma das mãos, sem deixá-la cair. Quem errar espera a próxima jogada e recomeça de onde parou. Há ainda outra etapa, onde se joga a pedra de costas e se acertar uma casa, passa a ser seu proprietário. Ali, nenhum dos adversários poderá mais pisar. Ganha quem tiver o maior número de “casas próprias”.
Materiais utilizados: Giz e bexigas cheias de areia.

13° ATIVIDADE
Estátua
Vale fazer micagens e até cócegas em quem vira estátua. Vence quem ficar imóvel mesmo com tamanha provocação. Vence quem ficar imóvel mesmo com tamanha provocação. Uma criança é eleita o líder. As demais andam livremente pelo pátio até que ela diga: “1, 2, 3, estátua!” Nesse momento, elas param no lugar fazendo uma pose. O líder escolhe um colega e faz de tudo para que ele se mexa. Só não vale empurrar. Quem resistir às caretas e cócegas ficando imóvel é declarado o vencedor e assume a posição de líder. 

Materiais utilizados: Não haverá necessidade de utilizar materiais.


14° ATIVIDADE
Caracol
Essa atividade é um ensaio para a amarelinha. A meninada desenvolve o equilíbrio fazendo todo o percurso pulando com um pé só.
Depois de desenhado o diagrama (ao lado) no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira joga a sua pedrinha no número 1. O objetivo é percorrer todo o caracol pulando com um pé só em todas as casas – só não pode pisar naquela em que está a pedrinha. Quando chega ao céu, ela descansa e retorna da mesma maneira: pulando em cada casa até o número 1. Ela agacha, apanha a pedrinha e pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinha no número 2 e assim por diante. Ela não pode pisar ou jogar a pedrinha na risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, perde a vez. Vence quem completar o percurso. 

Materiais utilizados: Giz e bexigas cheias de areia.

15ª ATIVIDADE
Corda
As crianças não param com os pés no chão com essa série de brincadeiras que desenvolve o ritmo e a capacidade aeróbica e equilíbrio
Aumenta-aumenta: duas crianças seguram a corda pelas pontas bem próxima ao chão e as outras pulam. A altura da corda vai aumentando aos poucos. A brincadeira termina quando resta apenas um participante capaz de pular a corda àquela altura. Chicotinho queimado: o grupo se organiza em um círculo e uma criança fica no centro segurando a corda por uma das pontas. Ela gira a corda rente ao chão e as outras pulam. Vence quem nunca for tocado pela corda. Zerinho: duas crianças batem a corda. O objetivo dos outros participantes é passar pela corda sem esbarrar nela calculando a altura e a velocidade ideal. Foguinho: duas crianças começam batendo corda em um ritmo e, aos poucos, aumentam a velocidade. Termina quando a criança esbarrar na corda. Pular corda: se a criança não sabe começar a pular com a corda já em movimento, peça para ela se posicionar ao lado da corda, rente ao chão, e só então os colegas começam a bater. Para entrar na brincadeira com a corda em movimento, é preciso esperar que ela fique no alto. A brincadeira fica mais divertida se a garotada marcar o ritmo e o tempo com ladainhas como essas: “Salada, saladinha / Bem temperadinha / Sal, pimenta, salsa e cebolinha / É um, é dois, é três”; “Abacaxi-xi-xi / Quem não entra / É um saci / Beterraba-raba-raba / Quem não sai é uma diaba”; “Um homem bateu à minha porta / E eu abri / Senhoras e senhores / Dá uma voltinha (e a criança, dentro da corda, dá uma volta) / Senhoras e senhores / Pule num pé só (e a criança, dentro da corda, pula com um pé só) / Senhoras e senhores / Põe a mão no chão (e a criança, dentro da corda, põe a mão no chão) / E vai para o olho da rua” (e a criança tem de “sair” da corda).

Materiais utilizados: Corda.

16ª Atividade
Elástico
 Na altura do tornozelo, até que é fácil. Craque mesmo é quem consegue dar seus pulos quando o elástico está bem alto. 
Duas crianças são escaladas para segurar o elástico. Elas ficam aproximadamente 2 metros de distância uma da outra, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. A criança que fica no centro do elástico tem de fazer todos os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira. Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro etc. Se conseguir, ela passa para a próxima fase: executar a mesma seqüência de movimentos com o elástico colocado em uma altura maior. Do tornozelo passa para a canela, depois para o joelho até chegar à coxa. Se a criança errar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.

Materiais utilizados: Elásticos.


17ª Atividade
Carrinho de mão
As equipes se dividem em duplas que devem formar "carrinho de mão" uma pessoa segura às pernas da outra, que então sai engatinhando. Os "carrinhos de mão" vão conduzir uma bolinha de pingue-pongue, pelo sopro, até um ponto preestabelecido e voltar. Na volta, os dois participantes devem inverter as suas posições. A dupla seguinte deve repetir a operação até que todos os integrantes do time tenham participado. Não é permitido tocar na bolinha

Materiais utilizados: Bolinha de pingue-pongue.


18ª Atividade
Acorda seu urso
Desenvolvimento: O Senhor Urso (pegador) deverá estar dormindo dentro de sua caverna (pode ser uma das extremidades da quadra ou pátio). Do outro lado ficam todos os alunos que dramatizarão um passeio por uma floresta. De repente, o professor (a) alerta para a presença do urso e desafia os alunos a acordá-lo. Quando o Sr. Urso é tocado por um ou vários alunos ele acorda e corre em direção ao grupo de crianças. Ele deve tentar pegar o maior número possível de colegas e aprisioná-los em sua caverna. Os colegas que não foram pegos pelo Sr. Urso podem tentar salvar os outro que estão presos. A turma deve combinar se prefere brincar com pique ou sem pique.

Materiais utilizados: Não haverá necessidade de utilizar materiais.


19ª ATIVIDADE
Morto e Vivo
O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça.
Materiais utilizados: Não haverá necessidade de utilizar materiais.

20ª ATIVIDADE
Pé de Lata
As crianças andam para lá e para cá em cima das latas.
Quando já tiverem prática, elas podem apostar uma corrida.
Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metros pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com a outra lata. Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos. .

Materiais utilizados: Corda de náilon, lata de achocolatado, retalhos de plástico    adesivo ou tinta, cones, corda e tesoura.

21º ATIVIDADE
           Corrida de jornal em duplas 
            As duplas, unidos por um barbante nos tornozelos, de posse cada dupla de duas folhas de jornal. Após a organização, cada dupla ficará sobre um jornal e colocará outro à frente. Ao sinal do professor, a dupla passará para o jornal da frente e puxará num segundo momento, o jornal que ficou para trás, para sua frente, repetindo o gesto que ultrapassem a linha de chegada. Não será permitido deslocar-se fora do jornal.
Materiais utilizados: Barbantes e jornais.


22ª ATIVIDADE
Corrida dos Dedos
Pedir às crianças que tirem os tênis e fiquem de pés descalços (sem meia).
Formar colunas e a uma distância de dez metros traçar uma linha de chegada, colocando ali todos os pares de tênis num grande monte. Ao sinal do instrutor, os primeiros jogadores de cada coluna começam a corrida, movimentando apenas os dedos do pé. Os dedos dos pés (um pé por vez) puxam o pé centímetros para frente, exercitando a musculatura do pé e trabalhando a dissociação dos dedos.
Quando chegarem à linha de chegada, os jogadores precisam encontrar seus tênis, sentar e colocá-los. Rapidamente levantam e retornam á coluna, tocando no ombro do segundo jogador, que terá o mesmo procedimento. Vencera a equipe que primeiro estiver devidamente calçada. O aluno que vestir o tênis trocado, ou pegar o tênis do outro colega, será desclassificado. Com um total de cinco alunos desclassificados, a equipe toda perde a disputa.
Observação: Antes de iniciar a brincadeira, o professor orienta os alunos quanto à respiração, pois esta precisa ser abdominal. Ele pede aos alunos que se ajoelhem no chão, sentados sobre os pés, e com as mãos no ventre, respirem calmamente. Se a respiração a criança estará errada. Se respirar assim durante a atividade e física, em pouco tempo será tomada pelo cansaço, não obtendo sucesso.

Materiais utilizados: Giz.

23ª ATIVIDADE
Poderão formar-se duas ou mais colunas organizando os alunos por ordem de tamanho, de ano de nascimento, de sexo, de mês de aniversário e etc. Ao primeiro de cada coluna, será dada uma bola e ao sinal a bola será passada ao colega de traz, girando os braços para um dos lados e o colega que a receber deverá passar a bola por baixo das pernas. Quando a bola atingir o último da coluna, este deverá correr com a bola até o início da coluna e recomeçar a brincadeira. O jogo terminará quando a coluna recuperar a ordem inicial.

Materiais utilizados: Bola.



24ª ATIVIDADE
Troca de fileiras em área determinada
As crianças estarão dispostas em duas fileiras frente a frente numa área limitada distanciadas de 5 a 10 metros uma da outra. Ao sinal trocarão de lugar correndo ou caminhando sobre uma linha desenhada no chão procurando não se chocarem.

Materiais utilizados: Giz.


25ª ATIVIDADE
Corrida do Ovo
Os alunos serão divididos em duas equipes, onde, cada equipe ficará dividida em duas colunas uma de frente pra outra da mesma equipe, ao sinal do professor, os alunos deverão levar o ovo em uma colher até a coluna que representa a sua equipe, sem deixar o ovo cair, o próximo da coluna faz o caminho inverso trazendo o ovo novamente, a equipe que terminar a tarefa primeira é a vencedora.

Materiais utilizados: Ovos, Colheres.

26ª ATIVIDADE
Merequetê
As crianças em circulo ao ritmo da musica cantada, girarão os braços e flexionarão as pernas e troncos, identificarão e tocarão as partes do corpo imitando o professor.
“Merequetê,
Merequetê,
Merequetengue, tengue, tengue.
Merequetengue, tengue, tengue.”
A cada repetição, o professor tocará uma parte do corpo diferente do colega e conduzirá a atividade enquanto as crianças estiverem motivadas.

Materiais utilizados: Não haverá necessidade de utilizar materiais.

27ª ATIVIDADE
Atividade com jornal e musica (em dupla)
Os alunos, formando duplas, deverão ficar sobre uma folha de jornal aberta e, enquanto isso, uma musica será tocada. A cada pausa da musica, as duplas deverão dobrar o jornal ao meio e retornar sobre o mesmo. As duplas deverão acomodar-se sobre o jornal dobrado, de modo que nenhum deles fique com os pés para fora do jornal durante a música.

 Materiais utilizados: Folhas de Jornal, aparelho de som.


28ª ATIVIDADE
Confeccionar três círculos (pequeno, médio e grande), três triângulos (pequeno, médio e grande) e três quadrados (pequeno, médio e grande). Total de crianças: quatro. Pedir às crianças que se dirijam as figuras pequenas, caminharem ao redor e vice e versa. A criança que sobrar sai da brincadeira e entra outra até que termine a turma. Os três últimos serão os campeões. Os que saíram, de acordo com o erro, vão formando qualquer figura que seja do tamanho que errou.

Materiais utilizados: Folhas pra confeccionar os desenhos, tesoura para cortar.

                                               
29ª ATIVIDADE
           Vivenciando a parada de mão
O professor desafiara as crianças a ficarem de cabeça para baixo e estas procurarão todas as posições possíveis. O professor poderá orientá-las a  utilizarem o apoio dos colegas da parede ou do próprio professor.As crianças pedem ser orientadas aos cuidados com a região cervical posicionamento dos braços e postura ideal para a região lombar.  Aconselha-se a presença de mais um adulto nesta atividade e a realização dos movimentos sob a supervisão do professor.

Materiais utilizados: Colchonetes.


30ª ATIVIDADE
Barata pé no alto:
Será escolhido um aluno que será o pegador, os demais alunos deverão ficar dispersos pela quadra esquivando-se do pegador, quando o pegador estiver próximo dele e ele não tiver o que fazer ele poderá subir em algo alto, por exemplo; em cima de uma cadeira, assim, o pegador não poderá pegá-lo.

Materiais utilizados: Cadeiras, lajotas.


ü  Observação: As Atividades estarão sujeitas a mudanças.


Atividades Esquema Corporal


1 - Corrida da centopéia:
Dado o sinal pra começar, todas as equipes deve devem estar formadas, por exemplos, em grupos de 5 crianças. Cada equipe deve formar uma “fila” (um atrás do outro), estando cada criança com a mão na cintura do colega da frente. Deve ir em direção á linha de chegada sem ser desfeita a fila. Caso a corrente se rompa (se uma se uma das crianças soltar o colega da frente), a equipe deve voltar ao lugar de partida e recomeçar o trajeto. Vencerá a equipe que chegar primeiro a linha de chegada sem romper a fila.

2 - Corrida de jornal:
Cada criança deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de inicio, devem colocar no chão, á sua frente, uma das folhas de jornal, pisar sobre ela. Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás. Farão a troca de jornal ate atingir a chegada. Vencerá quem chegar primeiro sem rasgar o jornal.

3 - Corrida de bonde:
Providencie algumas cadeiras e arrume-as assim: Coloque-as uma ao  lado da outra formando a primeira fila. Forme a segunda fileira de cadeira (uma ao lado da outra) de frente para a primeira fileira. Deixe um espaço de 2 ou 3 metros entre as duas fileiras. Deve haver uma cadeira a menos a menos que o numero de participantes. Cada criança deve sentar-se numa cadeira, com exceção de uma que permanece em pé no espaço entre as duas fileiras. A criança que ficar em pé deve contar uma história, e no meio da história deve gritar: ”Olha o bonde!” Quando esta frase for pronunciada, as crianças que estão sentadas trocam de lugar, mudando de uma fileira para outra.  A criança que estava em pé  também deve correr para tentar se sentar. Quem ficar em pé deve continuar a história da criança anterior ou contar outra.  Para haver um vencedor, é necessário retirar uma cadeira a cada troca...

4 - Corrida da latinha:
Providencie várias latinhas de extrato de tomate pequenas (dessas que vem com a tampinha, pois as outras, em que é preciso usar o abridor, podem causar cortes nas mãos das crianças!). Divida a turma em dois (ou mais grupos) Os participantes de ambos os grupos devem formar duas filas (uma fila em cada grupo). Dado o sinal de partida, um integrante de cada grupo deve colocar uma latinha na palma da mão (sem segurá-la) e caminhar até um determinado lugar e voltar sem derrubar a latinha. Se a latinha cair ele deve recomeçar o trajeto, porém com duas latinhas. O seguinte com três e assim por diante. Vencerá a equipe que fizer a tarefa primeira, sem derrubar as latinhas!

5 - Imitando os animais:
Todas as crianças podem estar em pé ou sentadas, formando um círculo. Dizer no ouvido de cada um o nome de um animal, e a um sinal dado todos deverão imitar o grito do animal soprado no ouvido. A seguir, dizer novamente no ouvido de cada criança o nome de outro animal. (na verdade, dizer no ouvido de cada um para ficar quieto, menos no ouvido de uma das crianças. Talvez a mais esportiva ou gaiata, pedir para imitar um galo ou um bode). Uma vez que tiver passado a falar no ouvido de todos, pedir que cada qual imite com toda força o grito do animal soprado no ouvido. O resultado será bem divertido, pois todos ficarão calados e somente um imitará o animal.

6 - Telefone sem fio:
O grupo deve formar uma roda e escolher o iniciante, aquele que vai falar a frase (ou uma noticia, uma informação) ao primeiro da roda.
Cada um deve falar no ouvido do outro a mensagem recebida. No final, o ultimo comunica ao grupo a mensagem e todos podem comprovar que: “Quem conta um conto, aumenta um ponto.” Comente isso com seu educador e seus colegas: O telefone sem fio é uma brincadeira muito engraçada que, além de divertir, nos ensina que, muitas vezes, perdemos nosso tempo com fofocas desnecessárias, que não acrescentam nada; pelo contrário, só diminuem o valor que temos como cidadãos.

7 - Passa anel:
O grupo deve está sentado em círculo. Um participante será o passador, que terá nas mãos um anel ou um objeto pequeno qualquer. O passador vai passando de mão em mão até deixar o anel com um dos participantes. Todos os demais participantes ficarão com as mãos juntas e não abrirão até que se identifique com quem está o anel. Depois de ter passado em todas as mãos, ele pergunta: - com quem está o anel? E todos, sem abrirem as mãos, devem tentar descobrir, “inclusive, aquele que estiver com o anel”, para tentar confundir os companheiros. Quem descobrir será o próximo passador.

8 - Prova de fogo:
Regras: Cada participante deverá cumprir a prova de fogo no menor tempo possível. Os melhores das equipes ficarão para a final. O educador deverá marcar o tempo e orientar os grupos. O grupo todo participará da seqüência das atividades. Em primeiro lugar dividi-se o grupo em duas ou mais equipes (dependendo do número de participantes). Como será a prova? A prova consiste em passar por quatro tipos diferentes de obstáculos no menor tempo possível. Você vai precisar de: um colchão (tatame), um banco, cinco bambolês, cinco obstáculos (cones, latas...). Virar uma cambalhota no colchão.  Contornar obstáculos em ziguezague. Passar pelos bambolês saltando com um pé de cada vez.  Passar sobre o banco sem cair. O vencedor será conhecido após a disputa entre os melhores das equipes. Quem fizer o menor tempo será o vencedor.

9 - Vira latas:
O ideal é organizar as latas num local que mais alto da cintura da criança (mureta, mesa ou até cadeira). Organize as latas em cima da mesa, formando uma pirâmide. O grupo deve combinar a distancia a ser respeitada para jogar (mais ou menos 5 metros) e marcar o chão para que ninguém ultrapasse.
Cada participante arremessa a bola procurando derrubar todas as latas.
Quem arremessa deve deixar as latas arrumadas para o próximo companheiro.
Ganha quem conseguir derrubar todas as latas com o menor numera de arremessos.

10 - Bamboleando:
O grupo deverá estar bem dividido pelo ambiente (brincar com bambolê exige espaço). A dica é começar pelos movimentos mais fáceis: Comece girando o bambolê em torno do braço. Gire em torno do pescoço. Gire em torno da perna esquerda e depois da perna direita. Agora, tente mantê-lo rodando em volta da cintura!  Vamos ver quem consegue ficar mais tempo bamboleando?

11 - Coelhinho na toca:
O grupo é dividido em subgrupos de três para brincar. Um participante deve sobrar. Desenham-se cinco círculos no chão. Em cada circulo (toca) devem três participantes. Dois fazem a toca e um é o coelhinho. Quando estiverem nas tocas e preparados dizem juntos: Coelhinho na toca 1, 2, 3...!  Imediatamente todos os coelhinhos que estiverem dentro da toca devem sair e “trocar de toca”. Nessa movimentação, “o coelhinho que estava sobrando” deve tentar encontrar uma toca. Assim que um coelhinho entrar as mãos são abaixadas indicando que não pode entrar outro coelhinho. A brincadeira recomeça e novamente o coelhinho que sobrou deve tentar encontrar sua toca.

12 - Tatu quer sair:
O grupo faz uma Roda. Todos de maus dadas. Um grupo participante será o tatu e ficara no centro da roda. O objetivo do tatu é sair de qualquer jeito. Ele deve tentar romper as mãos dadas e ganhar a liberdade. A cada tentativa, segurar firme as mãos, para impedir a saída do tatu. Antes de forçar, o grupo pergunta: Tatu quer sair? Quero! Tenho chave para abrir? Tenho... (a chave é imaginária). Depois de três tentativas ele força a saída. Quem deixá-lo sair fica em seu lugar.

13 - Boneca de lata.
As crianças cantarão a música abaixo realizando os movimentos de acordo com a música.

Minha boneca de lata
Bateu com a cabeça no chão,
Levou mais de 1 hora
Para fazer arrumação.
Desamassa aqui (cabeça) pra ficar boa.

Obs.: Poderá acrescentar:
A minha boneca bateu:
O pé.........................2 horas
A mão......................3 horas
O joelho...................4 horas
A barriga.................5 horas.

14 - Vamos passear.
As crianças deverão andar livremente pela quadra e/ou formar uma fila, na medida que a fila for andando, as crianças repetem cada frase da brincadeira (abaixo) proposta pela professora.

Vamos passear?
Então vamos lá!
Pra cima não dá (repete)
Pra baixo não dá (repete)
Vamos passear?
Então vamos lá!
Olha o túnel (todos se abaixam)
Obs.: poderá substituir o túnel pela ponte, rio, etc.

15 - Bate na mão.
As crianças deverão permanecer sentadas em círculo, voltadas para o centro ou em pé. Cantando a música e realizando os gestos:

Bate na mão,
Bate no chão,
Bate na mão,
Põe a mão no cabeção.
Obs.: Poderá substituir o cabeção por outra parte do corpo.

16 - Corre-cutia
O que é: também conhecida como lenço-atrás, nessa brincadeira as crianças devem tentar pegar o amigo correndo em volta de uma roda.
Participantes: no mínimo dez crianças.
Acessório: um lenço.
Como brincar: escolha quem ficará com o lenço. As demais crianças devem ficar sentadas no chão em forma de roda e com os olhos fechados. Quem estiver com o lenço anda em volta da roda (pelas costas dos pequenos) enquanto todos cantam: "Corre cutia, na casa da tia, corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão, moço bonito, do meu coração. Posso jogar? Pode!! Ninguém vai olhar? Não!". Nesse momento, o lencinho é colocado atrás de uma pessoa da roda. Essa criança tem que pegá-lo e correr atrás de quem o colocou lá antes que o adversário sente no seu lugar. Se agarrá-lo, a criança vai para o meio da roda. 
Idade: a partir de 3 anos.
Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema corporal, agilidade e força muscular. 

17 - Auto-retrato:
Objetivo: Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.
Desenvolvimento:
• Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
• Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três.
• Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
• Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.

18 - Arranca rabo
Objetivo: Desenvolver a agilidade, a percepção visual e o esquema corporal;
Procedimentos: Separa-se o grupo em duas equipes, cada equipe recebe uma cor de rabo. O rabo será colocado em cada criança. Dado o sinal, as crianças de cada grupo devem correr e arrancar o rabo das crianças da equipe adversária, cuidando pra ninguém pegar o seu. No sinal do professor, as crianças param e verificam qual equipe conseguiu arrancar mais rabos, sendo esta a vencedora.

19 - Boneco de massa
Objetivo:
- Desenvolver o esquema corporal expressando-se de diversas maneiras;
-Localizar as partes do corpo durante a realização de um movimento.
Procedimentos: As crianças brincam em duplas. Uma criança deverá ser o boneco de massa e a outra o modelador. O modelador deverá modelá-lo fazendo as posições que quiser, movimentando o corpo do outro. Depois trocam se as posições quem era o boneco vira o modelador e o modelador vira o boneco. Poderá ser feito um concurso de quem modela o boneco mais bonito.

20 - Cola e descola
Objetivo:
- Adquirir hábitos de cooperação nas atividades de equipe, assumindo responsabilidades, auxiliando os membros da equipe e respeitando suas regras;
- Desenvolver o freio inibitório e contribuir para o desenvolvimento da agilidade motora, bem como da praxia.
Procedimentos: Uma criança será sorteada para ser o que cola. Dado o início, as crianças deverão correr pelo espaço marcado, enquanto acriança que cola deverá colar as outras crianças. Quem for colado, deverá ficar parado até que outra criança do grupo descole. Quem for colado mais de duas vezes, deverá ajudar a criança que estiver colando.

20 - Lobos e carneiros
Objetivos:
- Desenvolver a agilidade motora e  a atenção;
- Desenvolver o controle e a eficácia das diversas praxias globais e segmentares.
Procedimentos: Traçar duas linhas no chão afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são dividas em dois grupos: lobos e carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de sua linha. O grupo dos lobos fica de costas para os carneirinhos. Dado o sinal, os carneirinhos saem para passear em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximos, o professor deverá dizer: "Cuidado com os lobos!". Os carneirinhos deverão voltar correndo. Quem for pego antes da linha passará a ser lobo. A brincadeira termina quando todas as crianças forem lobos.

21 – Brincadeira cantada (cabeça, ombro, joelho e pé)
As crianças deverão tocar, sequencialmente, as partes do corpo, conforme indica a musica em que o professor irá cantar ou colocar em um aparelho de som. O professor pode ir substituindo partes do corpo fazendo um som nasal.
Letra da musica:

Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé (2x)
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé

Ex: Som nasal
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé (2x)
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé

Hurum, ombro, joelho e pé, joelho e pé (2x)
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hurum, ombro, joelho e pé, joelho e pé.

22 – Quebra-cabeça do corpo humano
As crianças deverão montar o quebra cabeça do corpo humano. Sendo que este deverá ser confeccionado pelo professor. Essa atividade faz com que as crianças identifiquem onde se localiza cada parte do corpo humano.

23 – Desenho do corpo humano
Em duplas, as crianças deverão contornar o corpo do seu colega, que estará deitado no chão da quadra ou um papel, com tamanho proporcional da criança, após terminado o contorno a criança que estava deitada irá contornar o corpo do colega que à contornou.

24 – Tapete de Cores (twister)
Esta atividade é composta por um tapete que possui vários círculos coloridos. Dependendo do tamanho do tapete é possível brincar até com 5 alunos. O professor deverá escrever em vários papeis as determinadas cores do tapete e as partes do corpo, como: mão direita/esquerda, pé direito/esquerdo, cabeça, etc. Os papéis das cores deverão ser colocados dentro de uma caixa e os das partes do corpo em outra. Faça-se um sorteio da cor e da parte do corpo e a primeira criança deverá colocar a respectiva parte do corpo na cor sorteada permanecendo em contato com o tapete, assim sucessivamente a cada criança por vez. As crianças que não conseguirem permanecer com as partes do corpo nas cores do tapete vão saindo até que permaneça apenas uma criança.

25 – Pintura de desenho do corpo humano
Cada criança receberá um desenho do corpo humano, em que elas deverão pintar cada parte do corpo humano de uma cor diferentes estipulada pelo professor. Ex: perna esquerda pintar de verde; braço direito pintar de vermelho; etc.

26 – Jogo da memória
Haverá vários cartões com figuras do corpo humano, sendo que a cada dois cartões deverão ter a mesma figura da parte do corpo humano, com seus respectivos nomes. Eles deverão ser colocados com a figura para baixo para que a criança ache os cartões iguais, desvirando dois por vez, caso não seja igual as figuras ela deve colocar os cartões na posição original, o jogo acaba quando a criança encontra todos os cartões iguais.

27 – Caça ao tesouro com partes do corpo
Divididas em grupos, as crianças deverão encontrar no pátio da escola cartões que contém figuras de partes do corpo e que têm uma sequência, o grupo que encontrar todos os cartões na sequência em menor tempo ganha.

28 – Pega Pega
As crianças deverão estar espalhadas pela quadra. Será estipulado um pegador, o qual deverá tocar apenas na parte do corpo em que o professor falar, por exemplo, no ombro, o pegador só pode pegar no ombro do colega para que ele seja pego, no decorrer da atividade o professor deve ir trocando a parte do corpo em que deve ser tocada. Termina-se o jogo até todos passarem a ser o pegador.

29 – Oficina de Artesanato
Com matérias recicláveis, os alunos deverão executar a montagem de bonecos, tendo como molde o corpo humano. Após pode-se ser feito uma exposição de bonecos na escola.

30 – Brincadeira Espelho
As crianças ficam em duplas um de frente para o outro. Esta atividade consiste em imitar o movimento do outro, por exemplo, meu colega levanta o braço esquerdo, então eu devo levantar o braço direito, fazendo de conta que existe um espelho em minha frente.


Atividades de Coordenação Motora

1 ) Toca do Coelho:
 Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
2 ) Dentro e Fora:
 Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
3 ) Arremesso:
 O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia com as duas mãos, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
4 ) Bambôles:
 Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
5 ) Pega-Pega Diferente:
 Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.
6 ) Exercício de Salto de Mão
O atleta executa a seguinte progressão:
§     Arremessa gentilmente uma bola de espuma da mão esquerda para a mão direita.
§     Coloca a bola na mão esquerda, salta no chão e pega com a mão direita.
§     Encontra um parceiro e arremessa gentilmente a bola em direção ao parceiro com a bola saltando antes de ser pega.
§     Salta gentilmente uma bola grande de espuma com a palma da mão da raquete, fazendo a progressão eventual para a bola de transição e depois para a bola tradicional de tênis (“bata gentilmente”).
§     Preste atenção para manter a bola saltando de maneira controlada por 15 segundos (“fique no seu lugar”).
O técnico pode utilizar alvos e linhas na quadra (arcos, várias marcas, etc.) para tornar o exercício de saltar a mão mais avançado.

 O atleta segura um grande copo ou cone em sua mão dominante e pega uma bola arremessada no copo ou cone e arremessa de volta para o seu parceiro (“assista a bola”).

8 ) SOLDADO DE CHUMBO:
 Esticar bem as pernas e os braços e andar com o corpo "duro", fazendo movimentos exagerados com os braços.

9) CANGURU:
Ficar em pé, com os joelhos ligeiramente curvados e os pés unidos. Levar os braços flexionados à frente, encostado-os ao tronco. Deixar as mãos relaxadas e caídas e dar longos saltos à frente , sempre com os pés unidos.

10) Exercício:
 Reconhecendo as partes essenciais do corpo – O profissional diz os nomes das seguintes partes do corpo: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada pelo profissional, respeitando o nome que designa. Primeiramente o trabalho deverá ser realizado de olhos abertos, e a seguir de olhos fechados. Olhos abertos: Aprendizado. Olhos fechados: Quando dominar as partes do corpo.

11) Exercício: 
A criança deverá reconhecer também as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo, sobrancelhas, cílios, trabalhar também com os dedos com a mão apoiada sobre a mesa a criança deverá apresentar o pulso, o dedo maior e o dedo menor, os nomes dos dedos são ensinados a criança pedindo que ela levante um a um dizendo os respectivos nomes dos dedos.

12) Exercício:
 Trabalhar com os olhos - Em pé ou sentado a criança acompanha com os olhos sem mexer a cabeça, a trajetória de um objeto que se desloca no espaço.

.
13) Exercício:
 Automatizando a noção de direita e esquerda.
Conhecendo a direita e a esquerda do próprio corpo mostrar a criança qual é a sua mão direita e qual é a sua mão esquerda. Dominando este conceito, realizar o exercício em etapas:
- fec
har com força a mão direita;
- d
epois a esquerda;
- Lev
antar o bro direito;
- d
epois o esquerdo;
- b
ater o pé esquerdo;
- d
epois o direito;
- mos
trar o olho direito;
- d
epois o esquerdo;
- mos
trar a orelha direita;
- d
epois a esquerda;
- lev
antar a perna esquerda;
- d
epois a direita.
Trab
alhar com os olhos abertos, e quando a criança estiverdominando o exercício trabalhar com os olhos fechados.

14) Exercício : 
Localizando elementos na sala de aula. A criança deverá dizer de que lado está a porta, a janela, a mesa da sala de aula, etc. Em relação a si mesma. Durante a realização do exercício, não deixar a criança cruzar os braços, pois isso dificulta sua orientação espacial.

15) Exercício: 
Andando, saltando e equilibrando-se.
1. Andando de cabeça erguida: A criança anda com um objeto sobre a cabeça ( pode ser um livro de capa dura). Dominada esta etapa a criança para, levanta uma perna formando um angulo de noventa graus e coloca-se lentamente no chão. O mesmo trabalho deverá ser feito com outra perna.
2. Quem alcança ? O professor segura um objeto a uma determinada altura (pode ser um lápis, uma bola ) a criança deverá saltar para alcança-lo . Inicialmente fazer o exercício em pé, depois de cócoras.

16) Exercício –
 Realizar este jogo em duas etapas:
A criança bate a bola no chão, apanhando-a inicialmente com as duas mãos, e depois ora com a mão direita, ora com a mão esquerda. No início a criança deverá trabalhar livremente. Numa segunda etapa o professor determinará previamente com qual das mãos a criança deverá apanhar a bola.
A c
riança joga a bola para o alto com as duas mãos, apanhando-a com as duas mãos também. Em seguida, joga a bola para o alto com uma só mão, apanhando-a com uma só mão também. Variar o uso das mãos. Ora com a direita ora com a esquerda.
Jog
o de Pontaria no Chão - Desenhar um círculo no chão ou utilizar um arco. As crianças deverão jogar a bola dentro do círculo. Aumentar gradativamente a distância. Variar jogando a bola na frente, atrás, do lado esquerdo, do lado direito do círculo.

17) Corrida dos Balões:
Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões .
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro
Estará uma ficha escrito o seu nome.
A criança deverá ler altos seu nome , volta correndo e bater na mão do próximo da fila.

18) Careca e cabeludo:
 As crianças adoram. Em círculo em pé. O professor diz: careca e os alunos devem colocar as 2 mãos na cabeça, no outro comando: cabeludo, eles deveram tirar as mãos,s e não fizerem corretamente são eliminados.

19) Amarelinha
A brincadeira envolve aprender a contar e pular com as duas pernas e depois com uma só.O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão,o desenho apresenta quadrados ou retângulos  numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Tira-se a sorte pra ver qual dos participantes irá iniciar a brincadeira. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e  com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha. Chegando ao céu retorna ao inicio dando a vez a próxima criança.
20) Escravos de Jó
‘’ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ’’


MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer  outro objeto pequeno.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.

21)ESTÁTUA
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,criatividade e socialização.
Material: um espaço privado
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 6 - 12 anos
Parte Prática: o professor sugere ou uma roda ou um local mais alto como um palco onde as pessoas possam ver com facilidade o que será feito . Duas crianças serão escolhidas para ir a frente , as quais serão estátuas, ou seja, não poderão se movimentar. Em seguida dois-a-dois da platéia devem ser chamados para modificar como queiram as duas estátuas. Após feita a modificação, o participante pode receber a pontuação dos outros e substituir as estátuas antigas. A dupla que receber maior pontuação será a campeã.
Observação: O professor poderá estabelecer vários critérios de avaliação como: a mais engraçada, a mais criativa, a mais horrível, a pior, etc...

22) Fazendo carimbo da mãozinha

Prepare pratinhos (podem ser os descartáveis, que serão reaproveitados sempre que for brincar com tinta) com guache diluído em um pouco de água.
Separe um papel grande, no mínimo tamanho A3 (o dobro do tradicional sulfite A4 – criança pequena precisa de espaço até para desenhar!), e coloque-o sobre a mesa (ou no chão). Para forrar, você pode comprar uma toalha de plástico ou papel kraft. Prenda o papel com fita adesiva nessa toalha, para ele não escorregar. É hora de começar: ajude seu filho a molhar a mãozinha no pratinho e “carimbe” o papel. No começo, ele vai achar estranho, mas logo vai querer tentar sozinho. E vale todo tipo de experimentação: misturar duas cores, molhar cada dedinho em uma cor, carimbar duas vezes no mesmo lugar com cores diferentes.

23) Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.

24) Brincadeiras: Brincar com recortes de revista

Separe algumas revistas velhas e deixe seu filho recortar a figura de que mais gosta. Depois, pegue a tesoura e corte uma parte da imagem. Cole esse recorte em um papel branco para seu filho completar a figura, fazendo o desenho do que falta. Isso vale para paisagens, objetos. Outra forma de brincar com revistas velhas é separar os olhos, bocas e narizes de várias fotos para depois montar rostos bem malucos em um papel. Vocês podem desenhar o contorno do rosto e preenchê-lo com os recortes.

25) Passa anel

              Todos juntam as mãos, palma com palma. O passador da vez vai 'cortando' as mãos dos outros até deixar, discretamente, o anel em uma delas. Então, pergunta a um dos jogadores com quem está o anel. Se o jogador acertar, é o próximo passador.

26) Pescaria

               Num tanque de areia ou em uma caixa, coloque peixinhos de papel (ou madeira, o material que for possível, mas que seja simples de 'pescar') – que devem estar numerados de 1 a 5. Cada peixe tem uma argola na boca, que deve ser enganchada por um anzol da vara do pescador.

27) Estourar balões
                Perfeita para aqueles dias de calor. Leve-as para o quintal, distribua balões com água. Vai ser a maior alegria!

28) Brincadeiras: Cabo-de-guerra

                Basta uma corda e algumas crianças. Pronto. Já dá para brincar de cabo-de-guerra. Aí é puxar para lá e para cá. Vence o lado mais forte.

29) Brincar de massinha

                Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores. Pegue uma bolinha de massa amarela e outra azul e faça a “mágica” para seu filho: misture as duas na frente dele e mostre a cor que vai aparecer. Alguns apetrechos deixam a brincadeira mais divertida. Existem caixas que vêm com a massinha e instrumentos para ele modelar. Mas serve o improviso, como um espremedor de alho, que dará forma de cabelos de bonequinhos ou o rolo de pastel para abrir a massa.

30) Brincadeiras: Avião,chapéu do soldado,barquinho de papel

                 Esta brincadeira é simples e sempre boa. Pode acontecer na grama, ao ar livre, ou até dentro de casa. Pode ser aquele papel que você já usou e quer brincar de reciclar, ou há como construir os aviões,barquinho,chapéu,cachorrinho com papéis coloridos. Basta soltá-los pelos ares: treinar muito será o melhor da brincadeira


Atividades Orientação Espacial

1.                  Correr dispersos pela quadra de futsal sem esbarrar nos amigos, após correr somente dentro dos limites da quadra de vôlei, depois só do circulo central.

2.                  Espalhar obstáculos como cones, arcos, cordas pela quadra onde os alunos deveram correr sem esbarrar.


3.                  Todos sentados em fila a uma distancia de um braço, o ultimo devera ir contornando os amigos sem encostar nos mesmos e sentar na frente. Após o próximo realiza a mesma coisa.

4.                  Esticar uma corda a uns 30cm e pedir que os alunos passem por baixo.


5.                  Ainda com a corda colocar uma música para que os alunos passem por baixo (dança da cordinha).

6.                  Correr em duplas de mãos dadas sem encostar nos demais.


7.                  Em duplas sem soltar as mãos passar por baixo de três cordas a uns 40cm de altura.

8.                  Desenhar quadrados na quadra em linha, onde alguns serão pintados e outros não, o professor determinará quais quadrados podem ser utilizados para passar o percurso, terão que passar do primeiro até o ultimo sem pisar nos quadrados pintados, após sem pisar nos sem pintar.


9.                  Com a mesma organização do exercício anterior, colocar um amigo entre os quadrados, que será um pegador, os demais terão que atravessar o percurso sem deixar o pegador tocá-lo.

10.              Desenhar duas linhas paralelas de aproximadamente um metro uma da outra e formar dois grupos, um de cada lado da linha, ao comando do professor deveram trocar de lado sem esbarrar nos amigos.

11.              Montar um circuito de obstáculos, desenhando vários tipos de percursos como linhas retas, paralelas zig-zag, bolinhas, após um por vez realiza o mesmo.

12.              Esticar uma corda a uns 40cm de altura dependendo a faixa etária das crianças pode-se aumentar a altura ou diminuir, onde um aluno por vez deve saltar a corda.
13.              Com a mesma corda esticada os alunos deverão saltar e agora parar no lugar onde caíram os demais alunos que irão saltar não podem encostar nos amigos que estão parados do outro lado da corda.

14.              Ainda com a corda o professor poderá contar uma historia falando que ali é um rio cheio de tubarões mas para que os tubarões não os peguem devem saltar o buraco onde eles estão (corda) mas do outro lado da corda também tem buracos negros que pode-se colocar arcos onde não se pode cair dentro e nem chegar perto dos monstros que ali residem que pode-se colocar cones. Para deixar mais lúdico para as crianças desenhar peixes no chão ou recortar figuras do fundo do mar.


15.              Montar um circuito com espaços grandes e pequenos como, por exemplo, colocar vários arcos como espaço grande e cadeiras para que os alunos passem no meio delas como espaço pequeno, pedir para que os alunos passem o percurso e mostrar para os mesmos a diferença de espaços.

16.              Montar um circuito com espaços curtos e longos como, por exemplo, apoiar duas cadeiras e colocar um colchonete por cima como espaço curto e colocar a toquinha como espaço longo, pedir para que os alunos passem o percurso e mostrar para os mesmos a diferença de espaços.


17.              Siga a mão: será necessário um aparelho de som e CDs com músicas variadas. Os alunos ficam espalhados no espaço virados de frente para o professor, então ele combina gestos que determinarão se eles deslocarão para direita, esquerda, para frente ou para trás, de acordo com o ritmo da música. O deslocamento pode ser andando, pulando, deslizando o pé, andando cruzando as pernas... É importante que após vivenciar todas as possibilidades de deslocamentos o professor mude o lado que está virado, para que os alunos percebam a diferença de direita, esquerda, frente e trás no ambiente. Para brincar o professor pode seguir os seguintes passos: falar e apontar com a mão a direção correta, somente falar, vendar os olhos dos alunos e falar as direções, falar e apontar com a mão a direção diferente do que está falando.

18.              Entregar um arco para cada alunos onde eles deveram lançar o arco e tentar passar por dentro dos mesmo.

19.              Túnel de arcos: entregar um arco para cada aluno. Que deverão montar um túnel. Os arcos deverão estar em posições (alto, baixo...), direções e com espaços entre os mesmos diferentes. Cada aluno devera passar pelo túnel sem tocar nos arcos.

20.              Montar um circuito com diversos obstáculos como passar por baixo, por cima, entre cones, utilizando cadeiras, cones, arcos, cordas, colchonetes.
21.              Espalhar pela quadra algumas cartolinas de cores diferentes e deixar os alunos em grupos e aos comandos do professor os mesmos deverão ir aos pontos citados pelo professor. Pode-se também criar uma seqüência para que os alunos percorram como vão do azul ao amarelo e em seguida ao verde.

22.              Rato, gato, cachorro e leão: separar a turma em quatro grupos iguais e deixa um aluno para ser o pegador. Desenhar em cada canto da quadra um circulo escrito o nome de um dos quatro animais citados acima e cada grupo de aluno ficará dentro de um circulo. Ao comando do professor os grupos deveram trocar de lugar como, por exemplo, “gato e leão” o grupo do gato tem que ir pro circulo do leão e o grupo do leão tem que ir pro circulo do gato, e o pegador têm que tentar tocar nos alunos que estão trocando de lugar, quem o pegador tocar da à mão para ele vira caçador também. A brincadeira segue até que todos sejam pegos.


23.              Separar a turma em dois grupos um de frente pro outro. Os alunos deveram estar em fila com a distancia de um braço um do outro. O primeiro de cada fila deverá ir correndo até um cone que estará à frente das filas tocarem no mesmo, voltar, tocar na mão do professor, retornar por trás de sua respectiva fila, contornar os amigos e tocar na bola que estará exatamente no meio das duas filas. Quem tocar a bola primeiro marca o ponto para a equipe. Após este deverá ir para o final da fila e o próximo faz a mesma coisa.

24.              Meus pintinhos venham cá: desenhar no chão duas linhas a uma distancia de uns dez metros uma da outra, colocar a turma atrás de uma das linhas, que estes serão os pintinhos, deixar um aluno no centro entre as duas linhas sentado que será a raposa e o professor ficará atrás da outra linha que será a galinha. Ensinar para os alunos a música antes. O professor irá cantar “meus pintinhos venham cá” os alunos respondem “tenho medo da raposa” o professor novamente “mas a raposa esta dormindo” e os alunos “mas ela pode acordar” então o professor diz “tenho rapadura pra lhes dar” os alunos devem responder “não” devido pintinho não comer rapadura o professor torna a falar “tenho alface pra lhes dar” novamente os alunos respondem “não” pois ainda não é o alimento dos pintinho, então o professor diz “tenho milho pra lhes dar” então agora os alunos deverão ir correndo até atravessar e chegar na outra linha onde o professor está enquanto isso a raposa que está no meio tenta tocar no alunos, quem ela tocar vira raposa também e a ajuda  a pegar os demais. No caso o professor vai colocando as formas que os alunos podem correr somente de costas, de lado e também colocar obstáculos no caminho que não podem ser encostados.

25.              Pega-pega diferente: todos os alunos dispersos pela quadra com um sendo o pegador, diferente do pega-pega tradicional este do pode andar de costas, logo o professor passa o comando de só poder andar de lado, em um pé só. Ao pegador que será identificado com um colete tocar em alguém ele deverá passar o colete para ele que será o novo pegador.

26.              Com um toque fica estatua: todos os alunos dispersos pela quadra um será o pegador que vai está de colete, ao ele conseguir tocar em alguém este deverá ficar estatua e os demais não poderão encostar nele, sendo agora um obstáculo a ser desviado. A brincadeira segue até que todos sejam pegos, caso esteja muito difícil pode-se aumentar o número de pegadores.

27.              Barra manteiga: os alunos devem ser divididos em dois grupos, devendo permanecer enfileirados. Um grupo ficará à frente do outro, separados por uma distancia de aproximadamente dez metros. Os alunos devem permanecer com a palma das mãos votadas para cima. Um aluno do grupo A deve se deslocar conforme orientação do professor (de lado, de costa, rápido, devagar...) até o grupo B, e bater com a palma da sua mão devagar em todas as mãos disponíveis, dizendo “barra, barra, barra, barra...” até que , repentinamente dá um tapa mais forte em um dos alunos dizendo “manteiga”, e sai fugindo se deslocando na maneira solicitada ate sua fileira. Caso seja pego, este aluno fará parte da outra equipe. Vence a equipe que ficar com mais alunos.

28. Obedeça ao mestre: todos os alunos correndo dispersos pela quadra e alguns arcos espalhados, cordas esticadas, cones deitados e os alunos sempre obedecendo aos comandos do professor. Os comandos podem ser: sentar rapidamente nos arcos, ficar atrás da corda, saltar os cones com um pé só.

29. Analise do mapa do bairro: apresente o guia (mapa) da cidade para a turma. Faca um levantamento de diferentes lugares conhecidos no bairro que os alunos considerem que estão representados no mapa. Organize a turma em duplas e entregue uma copia do guia (mapa) para cada uma. Solicite que localizem no plano: a escola, os locais levantados no coletivo pelo grupo, suas casas e o caminho que fazem pra chegar ate a escola. Depois de encontrados dos pontos, peça para que construam um trajeto da escola ate um ponto de referência determinado. Discuta quais caminhos são mais práticos.

30. Elaboração de itinerário por escrito: organize as crianças em grupos de quatro. Proponha que elaborem um itinerário para ir da escola ate a padaria (ou qualquer outro lugar de referência conhecido por todos) e registrem por escrito. Solicite que todos anotem as orientações do seu grupo para posterior troca com os colegas. Troque as orientações entre os grupos e proponha que cada equipe avalie a pertinência e a suficiência das indicações fornecidas pelos outros alunos. Socialize as discussões realizadas em cada grupo e registre as antecipações referentes a algumas conclusões esperadas: estabelecer pontos de referencia, identificar que dependendo da posição do observador pode variar a informação, etc.


Atividades Lateralidade


1-   Amarelinha
Objetivo: coordenação, equilíbrio, agilidade.
Faixa etária: 6 anos.
Material: pedaço de giz ou pedaço de tijolo.
Primeiramente desenha-se uma quadra de amarelinha utilizando giz ou pedaço de tijolo. Em seguida, a criança joga uma pedrinha ou o pedaço de papel no n°1, sem pisar nesta casa ou número, vai saltando apoiando somente um pé em cada casa ou número.
Quando chegar no n°10, pula o inferno e volta até chegar o n°2 ou n°3, pega a pedrinha que está no n°1 e, sem pisar nesta casa, volta para o céu. Continua até chegar com a pedrinha no n°10. Perde-se a vez quando a pedrinha não acertar a casa ou cair fora do desenho. Não pode também pisar nas linhas quando pula.
Vence quem chegar primeiro ao n°10 com a pedrinha.

2-   Bola ao alto
Objetivo:agilidade, atenção, coordenação viso-motora, lateralidade.
Faixa etária:6 anos.
Material: 1 bola de borracha
Em círculo, enumere as crianças seguidamente. O professor no centro do círculo atirará a bola para o alto, chamando um dos números, “cinco”, por exemplo; a criança que corresponde ao número 5 deverá pegar a bola antes que ela toque o solo, caso consiga ou não, inicia-se de novo a brincadeira. As crianças em principio deverão pegar a bola coma s duas mãos, depois de certo tempo, deverão tentar agarrar somente com a mão direita e depois com a mão esquerda.


3-   Arremesso de bolinha de papel
Objetivo: lateralidade.
Faixa etária:3 anos.
Materiais:bolinhas de papel.
As crianças farão uma fila. A 7 metros ficará uma lata de lixo para que as crianças possam arremessar e acertar as bolinhas dentro do lixo. Cada criança terá 3 bolinhas de papéis em suas mãos. No início elas irão arremessar somente com a mão esquerda as 3 bolinhas. Depois de ter arremessado com a esquerda, arremessa com a direita.

4-   Caracol
Objetivo: criatividade, atenção, coordenação, ritmo, lateralidade.
Faixa etária: 4 anos.
Matérias: giz.
Risca-se no chão um caracol, dividido em 10 partes numeradas; o centro e o céu. O participante joga uma pedra no n° 1, pulando com um pé só a partir do n°2, indo com o pé direito e voltando com o pé esquerdo.
Pulando com a direita até chegar ao céu; voltar todos os números e ao chegar ao n°1 com a perna esquerda, apanhar a pedra e sair do caracol.
Fazer a mesa coisa com os outros números, lembrando-se de não pisar no número em que a pedra se encontra sempre pulando num pé só, sem cair e pisar no risco. Se cair, perde a vez, quem conseguir fazer todos os números primeiro, ganha.





5-   Empresta-me a sua casinha
Objetivo: socialização, agilidade, noção de espaço, coordenação motora, prontidão, respeito e hábitos de educação.
Faixa etária:4 anos.                          
Materiais: giz ou bambolês
Desenhar no chão vários círculos, ou espalhar bambolês(um a menos que o número de participantes).
Cada círculo será ocupado por uma criança, a criança que não tem casa diz:

- empresta-me sua casinha?
As outras respondem:
- pois não!
Todos saem das casinhas, trocando de lugar. A que está fora deverá ocupar uma das casinhas. A que ficar sem casinha repete a brincadeira. Continuar até que as próprias crianças comecem a enjoar.



6-   Estátua
Objetivos:melhora do equilíbrio e do tônus muscular.
Faixa etária:4 anos.
Materiais: nenhum.
As crianças escolhem um colega que será o “Senhor das estátuas”, este começa a brincadeira mandando os colegas andarem à vontade pelo espaço da brincadeira e quando ele falar: “1,2,3 estátua”, todos se paralisam numa determinada posição imitando uma estátua.
O senhor das estátuas tem como objetivo fazer com que alguma criança sorria ou se movimente, vale qualquer coisa, menos empurrar a estátua.
Quem permanecer imóvel passa a ser o senhor das estátuas, e recomeça a brincadeira.

7-   Passes
Objetivos:lateralidade, coordenação.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:bolas.
O professor dividirá a sala em dois grupos. Onde cada grupo ficará em fila, um de frente para o outro. As crianças irão realizar passes com o pé direito primeiramente para a outra fila, depois que todos realizaram o passe com a direita, realizará a mesma coisa só que com o pé esquerdo.

8-   Pingüim maluco
Objetivo:coordenação, noção espacial, atenção e concentração.
Faixa etária:3 anos
Materiais:nenhum.
Todas as crianças começam a imitar um pinguim e, ao sinal do educador, param. Uma criança é apontada e deverá fazer o movimento para que todos voltam a imitar o pinguim.
Nesta atividade todos participam ativamente, e pode-se mudar imitar outros bichos, por exemplo.

9-   Pega-pega
Objetivo: orientação e organização espacial, respiração, equilíbrio e lateralidade.
Faixa etária: 5 anos.
Materiais: fita e colete.
O professor dirá como que é o jogo: uma criança será o pegador (quem estiver com o colete), as outras correrão e quem for pego será também pegador. O jogo começará e o professor deixará transcorrer, até que todas as crianças já tenham sido pegas. Após todas serem pegas, a primeira criança que foi pega, será o pegador na próxima. Obs: só vale ser pego na onde a fita estiver amarrada, por exemplo, no braço direito.

10-             Queima
Objetivo: lateralidade, equilíbrio, coordenação.
Faixa etária: 6 anos.
Materiais: bola de meia ou de papel.
Divide a turma em 2 equipes. Cada equipe escolherá o seu representante na base. A bola começará com a equipe que ganhou no sorteio.
Regras básicas:
- quando a bola arremessada pelo adversário atingir qualquer parte do corpo de um jogador da outra equipe, será considerado “queimado” e irá para a base da sua equipe, levando consigo a bola;
- quando a bola arremessada pela equipe adversaria, for segura pelo jogador não será considerado queimado;
- quando a bola adversaria tocar no chão, não será considerado queimado e o jogo terá continuidade;
- toda vez que o jogador for queimado, ele vai fazer parte da base, ajudando a queimar o adversário;
- vence a equipe que queimar primeiro todos os adversários.




11-             Troca de lugar
Objetivos:lateralidade, concentração, equilíbrio.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:bancos ou cadeiras, fitas.
Separa a turma em 3 equipes. Cada equipe senta em um banco ou na fila de cadeiras. Os bancos ou cadeiras serão colocados em forma de triângulo. Ao sinal do professor as crianças trocam de lado pulando somente com o pé direito, que será marcado por uma fita amarrada. A hora que todas as crianças passarem por todos bancos ou cadeira, pularão com o pé esquerdo, que será marcado.

12-             Corrida do equilibrista
Objetivo:equilíbrio e coordenação.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:caixinhas de fósforos vazias.
Riscam-se duas linhas a 20 metros uma da outra. Cada criança receberá uma caixinha de fosforo. Todas as crianças irão ficar atrás da linha de partida, com a caixinha de fosforo em cima da cabeça e sem usar as mãos, tentarão chegar a linha de chegada sem deixar a caixinha cair. Se a caixinha cair, a criança deverá parar, colocar novamente na cabeça e reiniciar a corrida para a linha de chegada. Vence quem chegar primeiro à linha de chegada.

13-             Pega-canetas
Objetivo:lateralidade.
Faixa etária:6 anos.
Materiais:canetas.
Um dos jogadores segura todas as canetas com as duas mãos, em posição vertical. Abre, pouco a pouco, as mãos e deixar cair sobre a mesa o conjunto de canetas. As canetas ficam bastantes espalhadas uma sobre as outras.
Um jogador de cada vez tenta retirar uma caneta, mas sem mover nenhuma das outras. Se esse jogador conseguir, pode colher outras=, e assim sucessivamente ate falhar.
Quando não se resta nenhuma caneta na mesa, conta-se quantas canetas cada um tem e ganha aquele que estiver com a maior quantidade.
Pode realizar essa brincadeira com fósforos, palitos de sorvetes, palitos de dentes e espetinhos de churrasco.

14-             Argolas
Objetivo:lateralidade.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:argolas, cadeiras.
Vira-se ao contrário a cadeira de modo a que fiquem com os pés para cima. Em uma distancia de cinco metros, risca uma linha no chão, onde será o limite para que elas possam lançar as argolas.
Todos os jogadores terão 3 argolas. Um de cada vez tentará enfiar suas argolas num dos pés da cadeira, utilizando somente a mão esquerda, depois a direita. Sempre que um jogador acerta em uma das pernas pode atirar novamente. Se errar, recolhe-se a argola e é o jogador seguinte a lançar. Ganha quem conseguir enfiar mais argola.




15-             A galinha cega
Objetivos:lateralidade, coordenação, orientação espacial.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:lenço.
Os alunos farão um círculo, onde escolherão quem será a galinha, onde a mesma ficará no centro com os olhos vendados com o lenço. O jogo começa quando a galinha pergunta “aonde você está?” e todos alunos respondem “dê três voltinhas para a esquerda ou direita que você me encontrará”.
A galinha dá três voltas e todos os outros companheiros caminham em seu redor. A galinha, tocando-os, tem de descobrir quem são e dizer seu nome. Quando identificou todos os jogadores, termina o jogo e outro terá que ser a galinha cega.

16-             Jogo do boliche
Objetivo: lateralidade, coordenação e equilíbrio.
Faixa etária:4 anos.
Materiais: garrafas plásticas com areia no fundo e bola de meia.
Ao pé de uma parede coloca-se 6 garrafas perto uma das outras. A parti daí contam-se cerca de oito passos em linha reta para se traçar uma linha no chão, onde será o limite para arremessar a bolinha de meia.
Os jogadores fazem dois lançamentos consecutivos com a mão esquerda e dois a com a mão direita, sem ultrapassar a linha traçada, com a finalidade de derrubar o maior número de garrafas. Anota-se um ponto para cada garrafa derrubada, se derrubar todas as garrafas de uma vez, recebe os cinco pontos e mais cinco de bonificação. Se o jogador derrubar todas de uma vez, levanta as garrafas, e ele jogará novamente, até que acabem seus arremessos. Quem chegar ao número de cinquenta pontos primeiro é o vencedor do jogo.

17-             O engole bolas
Objetivos:lateralidade, coordenação, atenção.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:caixa grande de papelão, tesoura, bolas de tênis.
Primeiramente constrói o engole bolas, cortando quatro círculos de 10 centímetros de diâmetro em um lado da caixa. Traça uma linha a 6 metros da caixa, onde será a marca para se arremessar a bola na caixa.
Os jogadores jogam por sua vez, com a mão direita primeiro e depois com a mão esquerda, as quatro bolas. Recebe-se ponto por bola que se acerta num dos buracos do engole bolas. Ganha quem chegar a dez pontos primeiro.

18-             Pares colados
Objetivos:coordenação, equilíbrio.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:lenços.
Antes de começar a brincadeira risca duas linhas a aproximadamente 20 metros de distancia uma da outra, onde uma é de saída e outra de chegada. O jogo é uma corrida de pares unidos mediante um lenço que junta o pé direito de uma ao pé esquerdo de outro. Os jogadores ficam na saída e ao sinal do professor começam a correr como podem em direção à linha de chegada. Ganha o par que chegar primeiro. Caso desamarre o lenço, pare amarre-o novamente.

19-             Labirinto
Objetivo:equilíbrio, coordenação.
Faixa etária:3 anos.
Materiais:giz.
Divide-se a turma em duas equipes. Estabeleça um ponto a ser atingido, (um ponto de chegada) distante da criança, e pedir para que ela chegue até lá. A criança sé pode percorrer o caminho caminhando apenas em cima da linha tracejada no chão. Ganha a equipe que chegar com o menor tempo após todos participantes terem cumprido a prova.

20-             Zigzag
Objetivos:lateralidade.
Faixa etária:6 anos.
Materiais:cones.
Colocam-se cones em forma de zigzag, um do lado do outro, em uma distância de 5 metros. As crianças deverão se deslocar de um lado para outro, lateralmente, direita e esquerda. Após realizar o zigzag sairão pulando somente com a perna direita até a linha demarcada pelo professor. Terminando, voltará para o final da fila e realiza novamente o exercício, mas pulando com a perna esquerda.

21-             Lançamento
Objetivo: lateralidade, equilíbrio.
Faixa etária:6 anos.
Materiais:bolas e fita.
O professor dividirá os alunos em quatro grupos. Com os grupos formados, irão ficar em um formato de um quadrado, onde ficarão lançando a bola de um grupo para o outro, primeiramente com a mão esquerda e depois com a direita. O aluno que fizer o passe correrá para o final da fila e assim sucessivamente, para que todos possam participar da atividade.


22-             Circuito
Objetivo:coordenação, equilíbrio, lateralidade.
Faixa etária:3 anos.
Materiais:giz.
O professor riscará o chão com giz, montando um circuito contendo curvas e retas. As crianças percorrerão pisando nas linhas riscadas no chão, que contêm retas e curvas. Os alunos devem percorrer o circuito realizando vários tipos de andar, como saltar com apenas um dos pés, com os pés juntos, de mãos dadas com o colega. E pra dificultar os saltos, o professor poderá colocar obstáculos (tênis) para a criança saltar.

23-             Pim-Pom
Objetivos:lateralidade, atenção.
Faixa etária:3 anos.
Materiais:nenhum.
O professor ensinará a musica para todos alunos, quando os alunos já estiverem sabendo da letra, o professor irá cantar e os alunos irão realizar os movimentos que serão apresentados na música.
Música:
Pim-pom é um boneco
muito bonito e de cartão,
de cartão;
lava a carinha com água e sabão        (juntam-se as mãos fazendo o gesto de lavar a cara)
Desembaraça o cabelo
com pente de marfim,
marfim                                                           (faz o gesto de pentear o cabelo)
Ainda que dê puxões
não chora nem faz assim                    (esfrega os olhos como se estivesse chorando)


24-             Gato e rato
Objetivos:lateralidade, atenção.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:nenhum.
Dois círculos com os alunos serão formados, um interno e outro externo. Fora do círculo, deverá ficar um aluno que representará o gato. Dentro do segundo círculo (menor), ficará um aluno que representará o ratinho. A brincadeira consiste em o gato pegar o rato, porém, cabem aos alunos que compõem os círculos, impedi-los. A movimentação permitida é direita e esquerda, na qual os alunos deverão estar atentos, de forma que se movimentem para o mesmo lado e pronunciem o lado a ser impedido, caso contrário, o rato e o gato impedirão a barreira com facilidade.

25-             Batata quente
Objetivos:lateralidade.
Faixa etária:6 anos.
Materiais: bola e lenço.
O professor fará com que a turma fique em círculo, sentados. Uma criança fica fora da roda, de costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: “Batata quente, quente, quente... queimou!” Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra “queimou”. Quem estiver com a bola nesse momento vai para o lugar do aluno que fica com os olhos vendados. Ganha quem não sair da roda, ou seja, quem não for queimado. (Em uma rodada passar a bola para um lado, na outra passar para o outro lado).




26-             Copinho
Objetivo:lateralidade.
Faixa etaria:4 anos.
Materiais:copos descartáveis, cordas.
Os alunos deverão andar em cima da trilha feita na quadra. Serão feitas trilhas de cordas. Colocar os alunos em colunas e pedir para que eles segurem um copo descartável com um pouco de água em uma das mãos e se desloque até o outro lado da quadra sem deixar o copo cair. Realizar com as duas mãos.

27-             Vai e vem
Objetivos:lateralidade, equilibrio.
Faixa etaria:4 anos.
Materiais:nenhum.
Os alunos ficarão dispostos em uma linha lateral da quadra um ao lado do outro, ao sinal do professor deverão atravessar para o outro lado saltando de um pé só, logo após voltarão saltando com o pé contrario ao que foi.

28-             O último sobrevivente
Objetivo:atenção, equilíbrio, percepção visual.
Faixa etaria:4 anos.
Materiais:bexiga, barbante.
A professora amarrará em cada bexiga um barbante que posteriormente será amarrado no tornozelo esquerdo das crianças, a brincadeira consiste em estourar a bexiga do colega com o pé direito não se esquecendo de defender a sua que está no outro pé, quando um aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI" e sentará em um canto até que sobre um jogador que então será o vencedor.

29-             Passa a Bola
Objetivo:lateralidade, agilidade.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:bola.
Colocar os alunos em filas em números iguais, depois dar uma bola de handebol para a criança da frente, ela terá que passar a bola para seu colega de trás pelo lado direito e assim sucessivamente, e quando chegar ao último colega ele voltara a bola pelo lado esquerdo, o grupo que o primeiro integrante receber a bola mais rápido ganha.

30-             Jogo para os membros inferiores
Objetivo:lateralidade, equilíbrio.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:giz.
Pode-se organizar esta atividade em forma de corrida de revezamento, realizando com um pé só. O trajeto será feito na linha tracejada pelo professor. Na ida, a criança vai saltando somente com a perna direita e na volta deverá ser feita com a perna esquerda.










Nenhum comentário :

Postar um comentário