TENDENCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


A Educação Física em seu processo de construção sofreu inúmeras influencias sociais, culturais e politicas, isso conforme o período histórico que se encontrava. Sendo assim os anos de 1980 foi um momento marcado por uma mudança do pensamento.
A compreensão de educação física antes dessa abertura politica era em primeiro momento uma educação tradicional responsabilidade da igreja, com o passar dos anos a educação passou a ser responsabilidade do estado assim aparece tencendias que considerava o aluno como sendo o centro da aprendizagem, assim esse modelo de educação foi a escola nova, algum tempo depois por volta da década de 70 surge outro modelo o técnico, onde as aulas de educação física visava a descoberta de novos talentos e de performance. Desse modo essa três tendências educacionais implantadas no Brasil são consideradas como teorias liberais
Com essa transformação ideológica se deve por o período da ditadura estar em seu fim, assim teorias que envolvem a educação física aparecem com vigor, pois todo campo educacional é reformulado e os teóricos começam a voltar para o país dando um novo respirar para o campo educacional brasileiro, influenciando assim todas as áreas da educação, inclusive a educação física. Desse modo tendências como a desenvolvimentista, construtivista, critico-superadora e a critico emancipatória aparecem nesse meio.
Assim pode-se notar que cada tendência tem sua característica particular e seu ponto eixo. Isso fica evidente se observar a ideia principal de cada uma como e o caso da desenvolvimentista que vê o movimento como meio e o fim constituindo-se com o foco nas habilidades motoras, já a construtivista defende a formação integral do sujeito considerando dimensões cognitivas e afetivas, com um preocupação com a cultura infantil.
Outras tendências que aparecem nesse meio são as teorias critico reprodutivistas, que por sua essência criticam a sociedade e o sistema educacional porém não aponta soluções. Nesse víeis aparecem outra tendências como e o caso das criticas, tendo com cabeça Saviani que propôs a pedagogia histórico critico e na educação física temos alguns autores que bebem da fonte, assim com essa ideias escrevem um livro o coletivo de autores falando sobre essa pedagogia nas na área da educação física, conhecida como critico superadora. Além desse perpectiva proposta discutida existe também outra tendência critica da educação um proposta por libanio a progressista.
Por fim a educação física e como todo o contexto educacional entrou em um momento das tendências pos-criticas, dentre elas podemos ressaltar o multiculturalismo, onde vários autores escrevem sobre esse tema sendo algo bastante discutido na atualidade principalmente por essa mistura de raças e de culturas que existe no Brasil
Desse forma pode-se concluir que conforme caminhava o contexto educacional em nosso pais a educação física também sofria interferências, passando por um momento liberal e técnico para ou momento critico onde  olha o movimento com algo que deve ser refletido e pensado associando o corpo com a mente. 

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