IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS RESISTIDOS PARA A TERCEIRA IDADE



Pesquisas recentes confirmam a importância do treinamento com pesos para desenvolver a força muscular, a potência e a resistência localizada. Estes objetivos podem ser alcançados com programas  para reabilitação ortopédica , condicionamento físico geral e específico de atletas , para melhorar a aptidão física de adultos sedentários  e para prevenção e tratamento de doenças.
Os efeitos benéficos do treinamento com pesos sobre a saúde de pessoas de ambos os sexos são comprovados também para  idosos para evitar e tratar doenças crônicas. O  envelhecimento está associado com modificações importantes na composição corporal .

 A diminuição da massa muscular  no idoso provoca redução do metabolismo basal, da força muscular , das atividades diárias e, como conseqüência,  diminuição do gasto energético. Por outro lado, a vida sedentária que implica na redução da queima de calorias com o avançar da idade, não é acompanhada por menor ingestão calórica, o que provoca maior ganho de peso e de gordura  localizada no abdômen .
 O aparecimento da diabetes tipo II nos idosos está associado ao aumento da gordura corporal. A prática regular de exercícios com pesos aumenta a massa muscular, melhora o metabolismo da glicose e também a tolerância a ela.
 Homens e mulheres idosos que participaram de programa de treinamento com pesos durante doze semanas  aumentaram em 15% o metabolismo de repouso , justificando a importância dos exercícios com sobrecarga para diminuição do peso corporal.
Cuidados e acompanhamento médico são necessários para pacientes diabéticos  e cardíacos hipertensos. Além dos problemas metabólicos, os idosos sedentários estão mais sujeitos a quedas e lesões durante simples caminhadas devido a diminuição da força muscular e da densidade óssea .
 O treinamento com pesos   aumenta a mineralização dos ossos e retarda o avanço da osteoporose nos homens e nas mulheres após a menopausa. A combinação de exercícios aeróbios (caminhar, nadar, correr)  com o treinamento da força  é altamente recomendada para o grupo da terceira idade.
O aumento da força e da massa muscular no idoso é o primeiro passo para incrementar as atividades físicas e estratégia básica para manter a capacidade funcional e a independência. As pessoas idosas devem passar por exame médico antes de iniciarem programa de treinamento com pesos e precisam da orientação de professores de educação física especializados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário