COMO E PORQUE FAZER ABDOMINAIS?


A região do abdome e tronco inferior (espaço entre as últimas costelas e o quadril) é constituída por vários músculos: anteriormente - reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome; e posteriormente - podem ser agrupados nos eretores da coluna. O que a maioria de nós não sabe é que eles não servem apenas para serem moldados em "abdomes de tanquinho", mas têm funções importantes como movimentação coluna lombar, sustentação de vísceras, manutenção do equilíbrio e postura, dentre outras.
São os músculos abdominais (figura abaixo) que cobrem a nossa barriguinha de cerveja. Mas, mais importante do que o visual é a força do abdome. A fraqueza destes músculos trazem problemas posturais, pois nesta região encontra-se o centro de gravidade do nosso corpo (um dos responsáveis pelo nosso equilíbrio).

E geralmente é isso que ocorre: estes músculos encontram-se em desequilíbrio entre si (uns fortes e outros fracos) e em relação à musculatura posterior, ocasionando desvios posturais que podem sobrecarregar a coluna, quadril, joelhos e até a região dos ombros. Por isso, é importante fortalecê-los com os exercícios abdominais e também com um bom posicionamento durante as atividades do dia-a-dia, sempre mantendo a região levemente contraída
E atenção!! Nada de respirar encolhendo a barriga, pois este movimento altera todo o mecanismo respiratório, tensionando a musculatura do pescoço e ombros, e ao contrário do que parece, NÃO DIMINUI a gordurinha local e ainda atrapalha a nossa respiração. O único jeito mesmo é fazer abdominais controlando a respiração e postura durante o exercício. Mais vale começar com uma rotina que você consiga repetir regularmente do que iniciar com muitas repetições e largar tudo no começo. Uma vez que os exercícios ficarem mais fáceis, podemos variá-los e aumentar a intensidade.Alguns treinadores sugerem fazê-los diariamente, outros preferem trabalhá-los em dias alternados. Escolha pelo menos 4 dias da semana, de 10 a 15 minutos de exercícios bem-feitos. Qualquer hora é hora para fazer abdominais: antes ou depois da musculação ou exercícios aeróbios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário