TEMA:
Exercitando a
convivência
OBJETIVO
GERAL: Construir seu
próprio conhecimento por meio das vivências dos diferentes tipos de jogos
lúdicos e aperfeiçoar as habilidades motoras, o convívio sócio-afetivo e
domínio cognitivo.
OBJETIVO
ESPECÍFICO: Proporcionar
por meio dos jogos uma maior socialização para os alunos juntamente com os
professores regentes.
Tempo
estimado 5 minutos
PARTE
INICIAL: A aula
iniciará com uma conversa com os alunos
1ª
ATIVIDADE
Tempo
estimado 20 minutos
Dinâmica
de apresentações: O
professor dividirá os alunos em duplas e formaram um circulo, onde de dois a
dois eles começaram a se apresentar, porém com uma condição eles se
apresentaram como se fosse o outro, para isso eles conversaram 5 minutos para
estarem se conhecendo, nas áreas estabelecidas. Exemplo o individuo 1
apresentará o individuo 2 e o individuo 2 apresentara o individuo 1.
Materiais utilizados: Nenhum
2ª ATIVIDADE
Tempo
estimado 30 minutos
Quebra-
Cabeça: O professor
dividirá alunos em 5 grupos de 5 alunos e um grupo de 6 alunos, onde serão
distribuídos dois desenhos sobre jogos competitivos e cooperativos para cada
equipe pintar, posteriormente as folha serão
cortada em oito pedaços iguais, onde serão misturadas com as demais
desenhos no centro da sala e misturadas, cada equipe escolherá um amigo para
representar a equipe este terá um minutos para encontrar as 8 peças. Para que
isso ocorra os 6 alunos iram no centro ao sinal dos professores e procuraram as
partes da sua figura, quem encontrar primeiro as todas as partes e levar para
sua equipe marca 3 pontos e o segundo
que levar marca 2 pontos e em terceiro 1 ponto para sua equipe, isso também
vale para que montar o quebra cabeça
primeiro, vence a equipe que ao final da atividade tiver mais pontos.
Materiais utilizados: 10 folhas de papeis, 1 caixa de giz de
cera, 1 caixa de lápis de cor
3ª ATIVIDADE
Tempo
estimado 25 minutos
Caixa
de Surpresa: Em círculo,
um dos professores estará com uma caixa de presentes na mão. Ele escolherá um
dos educandos para iniciar dar o presente, mas este não ficará com ele e deverá
passar o presente para aquele que possuir a característica que o professor
falar, o amigo, mais popular, o esportista, talentoso, compreensivo,
conversador, bagunceiro. Cada aluno que receber a caixa pela sua característica
passará a mesma para o outro amigo que tiver a característica que o professor
escolher. O último deverá abrir o presente e distribuir a todos os demais.
Materiais
utilizados: 1 caixa,
31 bolinhas de chocolate
4ª
ATIVIDADE
Tempo
estimado 25 minutos
As equipes continuaram as mesmas da
atividade do quebra cabeça, no entanto cada equipe será numerada da seguinte
forma 1, 2, 3, 4, 5, onde o professor escolherá a duas equipes que irá correr
nessa rodada. Aleatoriamente o professor
falará um numero, por exemplo número 1 os dois números 1 de cada equipe sairá
correndo em direção ao centro da sala para responder algumas questões propostas
pelo professor relacionado as futuras aulas sobre jogos, ganha a atividade que
marcar mais pontos
Materiais
utilizados: 1
prancheta, 1 caneta, 5 folhas de papeis, 1 apito
Tempo
estimado 5 minutos
PARTE
FINAL: Conversar
sobre o que foi feito em aula e esplanar sobre o que vai ser feito na próxima
aula
RECURSOS
MATERIAIS PARA A AULA: 15
folhas de papeis, 1 caixa de giz de cera, 1 caixa de lápis de cor, 1 caixa, 31
bolinhas de chocolate, 1 prancheta, 1 caneta, 1 apito
Obs.: Este plano estará sujeito a alterações
durante a aula.
REFERÊNCIAS : Algumas Atividades foram retiradas de
conhecimento popular
BANCO DE ATIVIDADES,Projeto
de socialização, disponível em:< http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/projeto-socializacao.html>
. ultimo acesso em 19 de agosto de 2012.
Nenhum comentário :
Postar um comentário