INTRODUÇÃO
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882,
pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano
tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o
físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em
pleno período da imigração Japonesa.
O judô teve uma grande aceitação no Japão espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui
a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais
orientais.
As artes
marciais são, basicamente, caminhos amplos através dos quais se podem alcançar
a serenidade, a tranquilidade mental e a autoconfiança. O objetivo mais
profundo da arte marcial é o de servir como veículo para o desenvolvimento
pessoal.
A ênfase
sobre o crescimento pessoal se deu a partir do século XVI, quando as artes
marciais passaram de meio prático, visando à morte, a um treinamento esportivo
espiritualizado que enfatizava o desenvolvimento pessoal do praticante. Assim,
o kenjutsu (combate com espadas) transformou-se no “caminho da espada”,
kendô. O jujutsu - luta corpo-a-corpo, sem uso de armastransformou-se no
judô.
Quando
jigoro Kano Modificou o jujútsu ele buscou reunir em um todo os diversos
sistemas, transformando – o em um grande veiculo da educação física.
O judô chegou ao Brasil por meio do conde Koma,
cujo nome seria MitsuyoMaeda. Apesar de ter aparecido anos após a entrada dos
primeiros imigrantes japoneses, Maeda vem como divulgador do Judô e Jiu-jitsu.
O Conde Koma veio para a América, primeiramente nos Estados Unidos como enviado
especial da Kodocan para divulgar o Judô, coloca-se ainda que vieram junto com
ele quatro personagens importantes, Tomita, Sakate, Ono e Ito. Percorreram
desde os Estados Unidos, América Central até a América do Sul. Vieram para
divulgar a “arte do Kodocan” por demonstração e também através de desafios por
combate.
HISTORICO DO JUDÔ
Jigoro Kano (1868- 1912) em
sua adolescência se sentia inferior quandoprecisava liberar muita energia
física para a resolução de um problema, então o
mesmo resolveu modificar o jujútsu tradicional que passou por um declínio em 1871 onde demais artes
marciais foram considerados relíquias do passado pela Renascença Japonesa.
Nesta época ocorreu transformações e inovações radicais na qual modernizou-se e
se adquiriu a cultura ocidental.
Quando jigoro Kano Modificou
o jujútsu ele buscou reunir em um todo os diversos sistemas, transformando – o
em um grande veiculo da educação física.
Jigoro Kano sendo um valente
cultor de jujútsu, buscou encontrar explicações cientificas aos golpes,
baseados em leis dinâmicas, ação e reação, então o mesmo selecionou e
classificou as melhores técnicas dos variados sistemas de jujútsu, dando
destaque aos ataques e pontos vitais e nas lutas de solo do estilo Tenshin –
Shinys – Ryu e nos golpes de projeção estilo Kito-Ryu. Portanto, Kano inseriu
princípios básicos como os de equilíbrio, da gravidade e do sistema de
alavancas nas execuções dos movimentos lógicos.
Jigoro Kano estabeleceu
normas para facilitar o aprendizado, e também idealizou regras para um
confronto esportivo, fundamentado pelo espirito do “Ipponshobu” (luta pelo
ponto completo). Jigoro buscava demonstrar que o jujútsu aprimorado, além de
sua utilização para defesa pessoal também proporcionava aos praticantes
oportunidades de superar suas próprias limitações.
Jigoro Kano dava ênfase á
lenda de origem do estilo YoshinRyu( Escola do Coração de Salgueiro) que dizia
que é preciso “Ceder para Vencer” utilizando a não resistência para controlar,
desiquilibrar e vencer o adversário com o mínino de esforço.
Para o mestre Kano ter como
objetivo de um combate a vitória, era errado pois o mesmo acreditava que uma
atividade física servia para a educação global dos praticantes. Os cultores
profissionais do jujútsu eram contra essa concepção para eles o jujútsu tinha
como espirito o Shin- Ken – Shobu( Vencer ou Morrer, Lutar até a Morte).
Por suas idéias, Jigoro Kano
era desafiado e desacatado pelos educadores da época, mas não desistiu de
tornar o jujútsu diferente, mais completo, mais eficaz e muito mais objetivo e
racional então denominou a pratica de Judô.
Com o “judô” ele elevou o
termo jujútsu (Arte ou Prática) para “do” (Caminho ou Via), mostrando que não
era apenas a mudança de nome, mas queseu sistema tinha uma fundamentação
filosófica.
Em fevereiro de 1882, no
templo de Eishoji de KitaInautcho em Tóquio, Jigoro Kano inaugurou sua primeira
escola de judô que tinha o nome de kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade),
já que “KO” significa fraternidade e irmandade; e o “Do” significa caminho e
“Kan”, instituto.
EQUIPAMENTOSE TECNICAS DO JUDÔ
3.1
VESTIMENTA E HIGIENE PESSOAL
Este fundamento é a primeira lição já utilizando o
aprendizado e a disciplina, aprender a cuidar do kimono, amarrar a
faixa. O kimonodeve estar limpo e a higiene pessoal impecável, pois a
unha comprida de um praticante (criança) pode machucar ele mesmo ou um amigo. A
maioria dos bons professores reconhece pelo amarrar da faixa o treinamento de
qualquer aluno, mesmo que não seja aluno do mesmo professor. Ou seja, quanto
mais perfeitamente a faixa for amarrada, mais disciplinado e dedicado é o
judoca. Evidenteque as exigências diminuem de acordo com a idade menos avançada
da criança e com menor tempo de treinamento, que é relatado pela cor da faixa
da criança.
Guardar o kimonodeve ser ensinado no início do
treinamento do judoca O professor deve mostrar toda a importância de cuidar dos
pertences, utilizando formas de dobrar o kimonoe projetando esta mesma
preocupação para a vida do praticante de judô.
Kimono
Judogui: roupa de judô.
Uwa-qut: casaco.
Shitabaki: calça
oufaixa.
3.2PRINCIPAIS
TECNICAS DO JUDO
Para ensinar
as técnicas do judô para iniciantes o caminho é fazer uma sequencia pedagógica
correta, onde irá facilitar assimilação dos conhecimentos e objetivos a
serem atingidos. Primeiramente citaremos uma sequencia que profissionais
podem seguir no treinamento da luta para iniciantes, começando pela
saudação, técnicas de quedas e amortecimentos (rolamentos),
técnicas de projeção (derrubar o adversário), técnicas de imobilização.
a) Saudação - A
saudação é um ritual oriental e faz parte no judô e deve ser feita em todo
local que se for praticado a modalidade tanto no inicio como no fim do
treino .existem dois modos de saudações: Em Pé (Ritsurei): Pode ser feito a qualquer momento apropriado
menos quando atividade é realizada no solo. Flexionando o tronco em
torno de 30°, deslizando as mãos para a coxa até a altura do joelho. Marque um
breve tempo de espera (conte até três) e volte ao normal.
b)Ajoelhado (ZarelSenza): É feito quando as atividades são realizadas
no solo.Posição
correta ajoelhada, mantendo entre os joelhos a distância de dois punhos
cerrados, dobrando os braços e flexionando o tronco para frente.
3.3
MOVIMENTAÇOES DO JUDO
a)Movimentação do praticante no tatame (shintai) – Baseia-se em três tipos: andar de
modo comum (ayumi-ashi), andar arrastando os pés (suri-ashi) e andar apenas com
uma das pernas à frente, arrastando a outra (tsugi-aschi);
b) Giros do corpo (tai-sabaki) – São também três tipos: o giro para
frente (mai-sabaki), giro para trás (ushiro-sabaki) e giro para os lados
(yoko-sabaki);
c)Formas de pegadas (kumi-kata) – Podem ser feitas tanto do lado
esquerdo (hidari) ou do direito (migui). Elas podem ser feitas na gola (eri),
na manga (sode) e na calça (chitabaki). São proibidas as pegadas por dentro da
manga e por dentro da barra da calça;
d) Amortecimento de quedas (ukemi) – Totalizam dez tipos, que se
dividem em três tipos para trás, dois tipos para frente, três tipos para os
lados e dois tipos de rolamento.Embora o judô seja realmente uma prática de
luta prazerosa e que proporcione os benefícios já citados, poucos professores
trabalham esse conteúdo nas escolas, restringindo seu conhecimento apenas a
quem pode pagar uma academia especializada.
3.4 PONTUAÇÕES
a)Yuko- um terço de um ponto, tambem idem
regra acima. mesmo sendo acumulativos não significam o final da luta ao se
completar 4 Yuko´s. Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado ou quando
é imobilizado entre 15 e 19 segundos, ou quando por falta(s) cometida(s) é
penalizado com chuí.
b) Wazari -
meio ponto, dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo
wazari. Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição
ocorre quando o judoca é projetado com quase a totalidade das costas, ou quando
é imobilizado entre 20 e 24 segundos. ou quando por falta(s) cometida(s) é
penalidado c/ keikoku.
c) Ippon -
ponto completo, o nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste
golpe. Um Ippon se realiza quando o
oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito ou
imobilizado por 25 segundos, ou quando por falta(s) cometida(s) é penalizado
com hansokumake.
PRINCIPIOS METODOLOGICOS DO JUDÔ NA
ESCOLA
Os docentes que encontram um
embasamento pedagógico/científico dentro de algumas obras destinadas ao ensino
da Educação Física, sabem que muitas vezes esses documentos chegam a propor
algumas atividades ou mesmo explicam como deve ser aplicada durante a aula, nos
PCN´s encontra-se a seguinte definição para as lutas:
As lutas são disputas em que o (s) oponente (s) deve (m) ser subjugado (s),
mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização, ou
exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de
violência e de deslealdade. Porem ser citados como exemplo de lutas desde as
brincadeiras de cabo-de-guerra e braço-de-ferro até as práticas mais complexas
da capoeira, do judô e do caratê (BRASIL, MEC, 1997, p. 37).
Com a contribuição da citação acima, observa-se que alguns docentes ministram
as lutas de forma errônea, uma vez que, os mesmos não compreendem o seu real
significado, influenciando a aprendizagem dos educandos, pois o seu objetivo
principal é caracterizar-se por um oponente, assim sendo, até mesmo o esporte
pode ser visto como uma forma de luta, por ocorrer da mesma forma.
Portanto, não seria fácil através da proposta de educação a qual esta vigente
no sistema escolar, sintetizar as experiências dos educandos, e a partir daí
ensiná-los a serem críticos, emancipados e autônomos, formando assim uma
personalidade correta em relação ao conteúdo. Pode-se conferir através das palavras
de Nascimento; Almeida (2007, p. 93):
Compreende-se que o trato pedagógico do componente lutas na Educação Física
escolar deva comportar necessariamente aspectos da autonomia, criticidade,
emancipação e a construção de conhecimentos significativos. As reflexões que
apontam para a cultura corporal de movimento como o conjunto de conhecimentos
que devem ser “tematizados” pela Educação Física podem municiar,
pedagogicamente, para construir possibilidades metodológicas para o trato
específico deste tema.
As lutas bem elaboradas pelos
professores devem ser transmitidas aos alunos de forma que não será uma simples
briga, que toda arte marcial tem seu princípio filosófico e espiritual, sendo
algo muito forte para a formação do caráter de um ser humano adulto, e assim
buscam o desenvolvimento do intelecto e da personalidade, e se não obedecidos
esses princípios, o praticante será abolido da prática. De acordo com os PCN´s
“caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de
violência e de deslealdade” (BRASIL, MEC, 1997, p. 37).
Seguindo esses pressupostos, as lutas podem ser ensinadas sem gerar nenhuma
violência, muito pelo contrário, gerando paz e entendimento sobre o confronto,
e como e quando é necessário. Dependendo também, do ministrante para que tal
fato ocorra, e ao mesmo tempo, do contexto em que os alunos estejam inseridos.
5. REFERENCIAS
ROZA,A.
F.C.,JUDO INFANTIL:Uma brincadeira
seria.ed.Pharte
SANTOS,S.L.C.JOGOS DE OPOSIÇÃO: Ensino das lutas na escola.ed.Phart
6. ANEXO
6.1.
JUDO NO BRASIL
O
judô por meio de Thayan Louzin chegou ao Brasil em 1922, mas quem realizou sua
primeira apresentação no país na cidade de Porto Alegre foi o Conde Coma
(Mitsuyo Moeda) que realizou também demonstrações nos estados do RJ e SP e
popularizou seus conhecimentos no estado do Para. Em 1938 com a chegada ao país
de um grupo de nipônicos liderados pelo Profº Ruizo Ogawa fundaram a academia
Ogawa que possuía como objetivo aprimorar a cultura física, moral e espiritual
por meio do “esporte de quimono”. Riuzo Ogawa
mesmo sendo um mestre de jiu-jítsu tradicional denominou de judô um estilo que
não era exatamente o Kodokan judô, não diminuindo sua importante contribuição
ao começo do judô no Brasil. A partir disto a cultura e os ensinamentos do
mestre Jigoro Kano foi divulgada. Fora fundada em 18 de maio de 1969 a
Confederação Brasileira de Judô – CBJ e passou a ser reconhecida em 1972.
Atualmente sua pratica é ensinada nas academias e clubes sendo reconhecido como
um esporte saudável que não possui relação com a violência.
6.2.
PARTICIPAÇÃO OLÍMPICA
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio em
1964 o judô esteve presente e contou com a participação de atletas brasileiros,
mas somente como desporto de apresentação. Nas Olimpíadas de 1972, em Munique,
passou a ser reconhecido como desporto oficial do programa dos Jogos Olímpicos
de Verão.
Nos primeiros Jogos Olímpicos que o
judô participou somente os atletas masculinos disputavam o desporto, somente em
1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, as primeiras disputas entre mulheres
aconteceram.
6.3 CURIOSIDADES:VOCÊ SABIA QUE TODO ATLETA DE JUDÔ:
•Tem regras de conduta a seguir?
• Deve manter o seu judogi (roupa para praticar o
judô; alguns falam “judogui”) e o dojo (academia) sempre limpos e em ordem?
• Precisa saber dobrar o seu judogi e amarrar
corretamente a faixa?
• Deve apresentar condições básicas de higiene
pessoal?
• Precisa fazer a saudação, ao entrar no dojo, ao
seu mestre e ao companheiro de treinamento?
• Quando estiver no dojo, deve manter o judogi
arrumado e sentar-se sobre os calcanhares
ou com pernas cruzadas enquanto aguarda o treinamento?
ou com pernas cruzadas enquanto aguarda o treinamento?
• Não pode treinar em outro dojo sem permissão?
• Precisa ajoelhar ordenadamente ao chegar o
professor e ficar atento a suas orientações?
• Não pode sair durante as aulas, apenas em casos
de muita necessidade e com permissão
do professor?
do professor?
Você sabia que:
• Há várias cores de faixas, que simbolizam a
graduação do atleta?
• O atleta do judô tem uma graduação e, para
alcançá-la, passa por vários exames de
faixa, que avaliam o seu grau de eficiência no
judô?
• Cada faixa tem uma cor que indica o nível do
atleta?
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