A HISTORIA DO RUGBY EM CAIDEIRAS DE RODAS


HISTÓRIA DO RUGBY
Rugby em cadeira de rodas ou QuadRugby é um desporto em cadeira de rodas feito para jogadores tetraplégicos. Ben Harnish, um professor de Arquitetura na Universidade de Manitoba, e dois atletas em cadeira de rodas, Duncan Campbell e Gerry Terwin inventaram o desporto em Winnipeg, Canadá. Devido à natureza agressiva do esporte, inicialmente o denominaram bola assassina (Murderball).
Em 1979, a equipe de Winnipeg fez uma demonstração nos jogos regionais de atletismo na Universidade de Southwest em Marshall, Minnesota, e jogaram o primeiro torneio nacional este mesmo ano.


Em 1981, Brad Mikkelsen, atual presidente da IWRF, com assistência do Serviço para Estudantes descapacitados da Universidade de North Dakota, cria a primeira equipe de quad rugby nos Estados Unidos, “Los Golpeparedes de North Dakota.” A primeira partida de rúgbi em cadeira de rodas nos Estados Unidos realizou-se entre a equipe de North Dakota e os uma equipe de Minnesota. Foi uma partida de demonstração em 1982 durante os Jogos Nacionais de cadeira de Rodas em Marshall. Este mesmo ano, a Universidade de North Dakota foi a anfitriã do primeiro torneio internacional da modalidade com participação de equipes do Canadá e dos Estados Unidos. Participaram equipes de Manitoba, Saskatchewan, North Dakota e Minnesota.
Em 1988, seis equipes; Minnesota, Chicago, Detroit, Dallas, Los Angeles e North Dakota participaram na Universidade de North Dakota do primeiro campeonato nacional. Neste torneio foi criada a Associação de Quad Rugby dos Estados Unidos – USQRA, que hoje conta com mais de quarenta equipes filiadas.
Em 1993 sete países participaram nos Jogos Mundiais Stoke-Mandeville, e a Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas (IWRF) se formou. Hoje a entidade está no processo de desligamento de sua entidade mãe, a IWAS, Associação Internacional de Desporto em Cadeira de Rodas, para se tornar uma entidade independente e responsável pela administração do desporto. Atualmente o esporte conta com 23 (vinte e três) países ranqueados e 6 (seis) que já desenvolvem a modalidade. As principais potências no rugby são os países fundadores, os EUA e Canadá, e as nações oceânicas da Austrália e Nova Zelândia.
O rugbyi em cadeira de rodas foi introduzido nas Paraolimpíadas como modalidade de apresentação em Atlanta 96’. Os Estados Unidos conquistaram o Ouro nesta edição. Desde os Jogos Paraolímpicos de Sidney 2000’ a modalidade é integrante permanente dos jogos. O jogo final neste ano contou com mais 10.000 (dez mil) espectadores, que assistiram a equipe dos EUA sagrarem-se campeões novamente. Em Atenas 2004 foi a vez dos Kiwis, da Nova Zelândia de subir no lugar mais alto do pódio e quebrando a homologia americana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário