Atividades Equilíbrio
1ª ATIVIDADE
“Caminhão”
Os alunos estarão dispostos livremente. Vamos
riscar linhas curvas no solo. Os alunos deverão fazer movimentos de acordo com
a história. “O caminhão”. Ao final, vamos cantar a cantiga “Motorista” com
todos os educandos, fazendo movimentos como se estivessem dirigindo um
caminhão.
História: Certa vez um caminhão carregado de
cola passou por uma cidade. Ele estava muito cheio e, por onde passava, ia
derramando cola.
Vamos andar pela estrada (nas linhas) por onde
o caminhão passou? Xii ficamos cheios de cola! Sem querer as nossas mãos
grudaram no joelho. Vamos ter que andar com as mãos no joelho agora?!
Agora, vamos fazer força para as mãos
desgrudarem. Pronto.
Eh!!!! Agora as mãos grudaram nos pés. Vamos
ter que andar com as mãos assim!!!! Conseguimos soltar uma mão, sem querer
coçamos a cabeça e ela grudou nos nossos cabelos. Vamos andar com uma mão no
pé, e a outra na cabeça!!!
Variação:
Variar os movimentos e terminar a história
como desejar.
Materiais utilizados: Não haverá
necessidade de utilizar materiais.
2ª ATIVIDADE
“Cadeira
de Balanço”
Os educandos estarão dispostos pela quadra em
círculo e sentados sobre o solo. Deverão abraçar as pernas dobradas na altura
dos joelhos, com as mãos entrelaçadas. Balança o copo para frente e para trás,
imitando assim uma cadeira de balanço. (Atividade para volta à calma).
Materiais utilizados: Não haverá
necessidade de utilizar materiais.
3ª ATIVIDADE
“Estátua”
Dispor os alunos livremente, mas em um espaço
delimitado. Ao som de músicas infantis, os alunos vão correr pelo espaço
livremente. Quando a música é interrompida, as crianças devem parar como
estátuas, nas posições determinadas pelos professores (sentados ajoelhados, em
quatro apoios, etc).
Materiais utilizados: Não haverá
necessidade de utilizar materiais.
4ª ATIVIDADE
“Pula-Pula
Canguru”
Formação Inicial: Os alunos serão divididos em
duas equipes, em uma das extremidades da quadra, ficando na frente de cada
equipe a 10 metros
de distância um cone. O primeiro aluno de cada coluna ficará com uma bola
pequena de borracha entre os joelhos e sem usar as mãos para segurar a bola,
deverá sair pulando, até chegar ao cone e realizar uma volta retornando até a
coluna de sua equipe, passará a bola para o segundo educando e assim
sucessivamente até que todos façam o mesmo percurso. Caso a bola escape dos
joelhos dos alunos, este deve voltar no lugar onde a bola caiu e dar
continuidade na atividade.
Materiais utilizados: bola, cones.
5ª ATIVIDADE
“Mãe da
rua”
Os participantes têm que atravessar de um lado
para o outro da quadra pulando em um pé só, e ao mesmo tempo fugir da mãe da
rua, que corre com os dois pés, mas estará longe durante a travessia dos
“sacis”. Aqueles que forem pegos podem correr com os dois pés e começam a
ajudar a capturar os outros. A brincadeira termina quando a turma toda for
capturada. (Atividade para aquecimento).
Materiais utilizados: Não haverá
necessidade de utilizar materiais.
6ª ATIVIDADE
“Corrida
do limão na colher”
Marca-se o local de partida e chegada. Os
alunos estarão posicionados em duas colunas; cada primeiro aluno da coluna
deverá segurar com uma das mãos uma colher com um limão em cima. Vence a equipe
que terminar primeiro a prova, todos os alunos que compõe a coluna devem fazer
o mesmo percurso.
Materiais utilizados: colher, limões.
7ª ATIVIDADE
Atividade de equilíbrio interior
Equilíbrio próprio é
o equilíbrio em relação ao seu próprio centro de gravidade.
Tarefas:
Permanecer imóvel,
sobre o banco, de olhos fechados, primeiro com os dois pés e depois com apenas
um pé.
Permanecer imóvel na
posição de avião (braços esticados na lateral do corpo, com um pé de apoio e o
outro erguido para trás), ficar por 10 segundos, sobre o banco.
Deslocar-se na ponta
dos pés pra frente, pra trás e para os lados sobre o banco.
Materiais utilizados: banco.
8ª ATIVIDADE
Atividade de equilíbrio exterior
Equilíbrio exterior é
equilibrar objetos com o corpo ou o equilíbrio das extremidades do corpo.
Tarefas:
Equilibrar, estando
parado em cima do banco, saquinho de areia ou bastões, sobre a cabeça, ombro e
membros, de diversas formas – deixe que as crianças criem formas diferentes de
equilibrar.
Idem a tarefa a cima,
agora em movimento.
Sentado ou deitado
equilibrar objetos sobre uma parte do corpo ou membros.
Deslocar-se de acordo
com determinado ritmo, equilibrando algum objeto.
Materiais utilizados: banco, bastões ou
saquinhos de areia.
9ª ATIVIDADE
Cavalo de guerra
A brincadeira é para duas duplas de crianças. Uma de cada
dupla tem que montar sobre os ombros da outra, passando os pés por debaixo dos
braços, chegando até as costas, para ficar bem firme sobre a montaria. Depois,
as duas crianças que estão por baixo seguram-se pela mão direita e puxam um ao
outro, até derrubar os "cavaleiros montados". Quem conseguir ficar
mais tempo nas costas do parceiro é o vencedor. Essa brincadeira é mais segura
quando feita sobre colchões.
Materiais utilizados: Colchões.
10ª ATIVIDADE
Corrida de saco
Para esta brincadeira é preciso ter sacos grandes e
resistentes em que as crianças possam entrar e ficar de pé. Dois times se
posicionam lado a lado, em filas indianas, atrás de uma linha de partida.
Quando é dado um sinal, a primeira criança da fila entra no saco e faz um
percurso pulando (a criança deve tentar não cair no chão). O trajeto termina de
volta à linha de partida, onde ela entrega o saco à segunda criança da fila que
deve completar o mesmo percurso e passar o saco à terceira, e assim por diante.
Vence o time que terminar primeiro.
Materiais utilizados: Sacos plásticos.
11º ATIVIDADE
“Plantando
Bananeira”
A partir do desafio proposto pelo professor, incentivar os
alunos a experimentar o movimento em três etapas. Inicialmente três a três, com
dois alunos ajudando o colega que se equilibra com as mãos no chão. Em seguida
cada aluno poderá tentar o mesmo movimento, com ou sem os colegas, mas
escorando os pés em um apoio (ex: parede). Finalmente o movimento poderá ser
vivenciado sem qualquer auxílio (É necessário para segurança desta atividade
que se tenha colchões ou um gramado para sua realização.)
Materiais utilizados: Colchões.
12ª ATIVIDADE
Amarelinha
Deste jogo pode participar qualquer número de crianças.
Risca-se no chão - com carvão, giz, ou se for à areia, com um pedaço de pau ou
telha - uma figura que pareça um boneco com uma perna só, de braços abertos, ou
um avião, como também é conhecido em algumas partes do Brasil. As casas da
amarelinha terminam com o céu (um círculo). São sete casas numeradas. A criança
que gritar antes Primeira! Inicia o jogo e a ordem de quem vai jogar vai sendo
gritada pelas outras crianças, sucessivamente. A brincadeira consiste em jogar
uma pedra na primeira casa e ir pulando com um pé só e com as mãos na cintura
todo o desenho, indo e voltando, evitando-se pisar na casa onde está a pedra e
pegando-a na volta. Joga-se a pedra na segunda casa e assim sucessivamente até
o céu (círculo). A pedra jogada tem que parar dentro do espaço delimitado de
cada quadra ou casa. Ganha o jogo quem conseguir chegar ao céu, sem errar, ou
seja, colocando a pedra no local correto em todas as casas e fazendo todo o
trajeto sem colocar os dois pés ou pisar na linha do desenho. Pode-se também
fazer todo o trajeto sem jogar a pedra, levando-a em cima do peito de um dos
pés ou de uma das mãos, sem deixá-la cair. Quem errar espera a próxima jogada e
recomeça de onde parou. Há ainda outra etapa, onde se joga a pedra de costas e
se acertar uma casa, passa a ser seu proprietário. Ali, nenhum dos adversários
poderá mais pisar. Ganha quem tiver o maior número de “casas próprias”.
Materiais utilizados: Giz e bexigas
cheias de areia.
13° ATIVIDADE
Estátua
Vale fazer
micagens e até cócegas em quem vira estátua. Vence quem ficar imóvel mesmo com
tamanha provocação. Vence quem ficar imóvel mesmo com tamanha provocação. Uma criança é eleita o líder.
As demais andam livremente pelo pátio até que ela diga: “1, 2, 3, estátua!”
Nesse momento, elas param no lugar fazendo uma pose. O líder escolhe um colega
e faz de tudo para que ele se mexa. Só não vale empurrar. Quem resistir às
caretas e cócegas ficando imóvel é declarado o vencedor e assume a posição de
líder.
Materiais utilizados: Não haverá
necessidade de utilizar materiais.
14° ATIVIDADE
Caracol
Essa atividade é
um ensaio para a amarelinha. A meninada desenvolve o equilíbrio fazendo todo o
percurso pulando com um pé só.
Depois de desenhado o diagrama (ao lado) no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira joga a sua pedrinha no número 1. O objetivo é percorrer todo o caracol pulando com um pé só em todas as casas – só não pode pisar naquela em que está a pedrinha. Quando chega ao céu, ela descansa e retorna da mesma maneira: pulando em cada casa até o número 1. Ela agacha, apanha a pedrinha e pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinha no número 2 e assim por diante. Ela não pode pisar ou jogar a pedrinha na risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, perde a vez. Vence quem completar o percurso.
Depois de desenhado o diagrama (ao lado) no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira joga a sua pedrinha no número 1. O objetivo é percorrer todo o caracol pulando com um pé só em todas as casas – só não pode pisar naquela em que está a pedrinha. Quando chega ao céu, ela descansa e retorna da mesma maneira: pulando em cada casa até o número 1. Ela agacha, apanha a pedrinha e pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinha no número 2 e assim por diante. Ela não pode pisar ou jogar a pedrinha na risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, perde a vez. Vence quem completar o percurso.
Materiais utilizados: Giz e
bexigas cheias de areia.
15ª ATIVIDADE
Corda
As crianças não
param com os pés no chão com essa série de brincadeiras que desenvolve o ritmo
e a capacidade aeróbica e equilíbrio
Aumenta-aumenta: duas crianças seguram a corda pelas pontas bem próxima ao chão e as outras pulam. A altura da corda vai aumentando aos poucos. A brincadeira termina quando resta apenas um participante capaz de pular a corda àquela altura. Chicotinho queimado: o grupo se organiza em um círculo e uma criança fica no centro segurando a corda por uma das pontas. Ela gira a corda rente ao chão e as outras pulam. Vence quem nunca for tocado pela corda. Zerinho: duas crianças batem a corda. O objetivo dos outros participantes é passar pela corda sem esbarrar nela calculando a altura e a velocidade ideal. Foguinho: duas crianças começam batendo corda em um ritmo e, aos poucos, aumentam a velocidade. Termina quando a criança esbarrar na corda. Pular corda: se a criança não sabe começar a pular com a corda já em movimento, peça para ela se posicionar ao lado da corda, rente ao chão, e só então os colegas começam a bater. Para entrar na brincadeira com a corda em movimento, é preciso esperar que ela fique no alto. A brincadeira fica mais divertida se a garotada marcar o ritmo e o tempo com ladainhas como essas: “Salada, saladinha / Bem temperadinha / Sal, pimenta, salsa e cebolinha / É um, é dois, é três”; “Abacaxi-xi-xi / Quem não entra / É um saci / Beterraba-raba-raba / Quem não sai é uma diaba”; “Um homem bateu à minha porta / E eu abri / Senhoras e senhores / Dá uma voltinha (e a criança, dentro da corda, dá uma volta) / Senhoras e senhores / Pule num pé só (e a criança, dentro da corda, pula com um pé só) / Senhoras e senhores / Põe a mão no chão (e a criança, dentro da corda, põe a mão no chão) / E vai para o olho da rua” (e a criança tem de “sair” da corda).
Aumenta-aumenta: duas crianças seguram a corda pelas pontas bem próxima ao chão e as outras pulam. A altura da corda vai aumentando aos poucos. A brincadeira termina quando resta apenas um participante capaz de pular a corda àquela altura. Chicotinho queimado: o grupo se organiza em um círculo e uma criança fica no centro segurando a corda por uma das pontas. Ela gira a corda rente ao chão e as outras pulam. Vence quem nunca for tocado pela corda. Zerinho: duas crianças batem a corda. O objetivo dos outros participantes é passar pela corda sem esbarrar nela calculando a altura e a velocidade ideal. Foguinho: duas crianças começam batendo corda em um ritmo e, aos poucos, aumentam a velocidade. Termina quando a criança esbarrar na corda. Pular corda: se a criança não sabe começar a pular com a corda já em movimento, peça para ela se posicionar ao lado da corda, rente ao chão, e só então os colegas começam a bater. Para entrar na brincadeira com a corda em movimento, é preciso esperar que ela fique no alto. A brincadeira fica mais divertida se a garotada marcar o ritmo e o tempo com ladainhas como essas: “Salada, saladinha / Bem temperadinha / Sal, pimenta, salsa e cebolinha / É um, é dois, é três”; “Abacaxi-xi-xi / Quem não entra / É um saci / Beterraba-raba-raba / Quem não sai é uma diaba”; “Um homem bateu à minha porta / E eu abri / Senhoras e senhores / Dá uma voltinha (e a criança, dentro da corda, dá uma volta) / Senhoras e senhores / Pule num pé só (e a criança, dentro da corda, pula com um pé só) / Senhoras e senhores / Põe a mão no chão (e a criança, dentro da corda, põe a mão no chão) / E vai para o olho da rua” (e a criança tem de “sair” da corda).
Materiais utilizados: Corda.
16ª Atividade
Elástico
Na altura do tornozelo, até que é fácil.
Craque mesmo é quem consegue dar seus pulos quando o elástico está bem alto.
Duas crianças são escaladas para segurar o elástico. Elas ficam aproximadamente 2 metros de distância uma da outra, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. A criança que fica no centro do elástico tem de fazer todos os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira. Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro etc. Se conseguir, ela passa para a próxima fase: executar a mesma seqüência de movimentos com o elástico colocado em uma altura maior. Do tornozelo passa para a canela, depois para o joelho até chegar à coxa. Se a criança errar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.
Duas crianças são escaladas para segurar o elástico. Elas ficam aproximadamente 2 metros de distância uma da outra, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. A criança que fica no centro do elástico tem de fazer todos os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira. Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro etc. Se conseguir, ela passa para a próxima fase: executar a mesma seqüência de movimentos com o elástico colocado em uma altura maior. Do tornozelo passa para a canela, depois para o joelho até chegar à coxa. Se a criança errar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.
Materiais utilizados: Elásticos.
17ª Atividade
Carrinho de mão
As equipes se dividem em duplas que devem
formar "carrinho de mão" uma pessoa segura às pernas da outra, que
então sai engatinhando. Os "carrinhos de mão" vão conduzir uma
bolinha de pingue-pongue, pelo sopro, até um ponto preestabelecido e voltar. Na
volta, os dois participantes devem inverter as suas posições. A dupla seguinte
deve repetir a operação até que todos os integrantes do time tenham
participado. Não é permitido tocar na bolinha
Materiais utilizados: Bolinha de
pingue-pongue.
18ª Atividade
Acorda
seu urso
Desenvolvimento: O Senhor Urso
(pegador) deverá estar dormindo dentro de sua caverna (pode ser uma das
extremidades da quadra ou pátio). Do outro lado ficam todos os alunos que
dramatizarão um passeio por uma floresta. De repente, o professor (a) alerta
para a presença do urso e desafia os alunos a acordá-lo. Quando o Sr. Urso é
tocado por um ou vários alunos ele acorda e corre em direção ao grupo de
crianças. Ele deve tentar pegar o maior número possível de colegas e
aprisioná-los em sua caverna. Os colegas que não foram pegos pelo Sr. Urso
podem tentar salvar os outro que estão presos. A turma deve combinar se prefere
brincar com pique ou sem pique.
Materiais utilizados: Não haverá
necessidade de utilizar materiais.
19ª ATIVIDADE
Morto e Vivo
O condutor irá dispor as crianças
enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças
devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor
deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam quem
errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a
brincadeira recomeça.
Materiais utilizados: Não haverá
necessidade de utilizar materiais.
20ª ATIVIDADE
Pé de Lata
As crianças andam para lá e
para cá em cima das latas.
Quando já tiverem prática, elas podem apostar uma corrida.
Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metros pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com a outra lata. Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos. .
Quando já tiverem prática, elas podem apostar uma corrida.
Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metros pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com a outra lata. Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos. .
Materiais
utilizados: Corda de
náilon, lata de achocolatado, retalhos de plástico adesivo ou tinta, cones, corda e tesoura.
21º ATIVIDADE
Corrida de jornal em duplas
As duplas, unidos por um barbante nos tornozelos, de posse cada dupla de duas folhas de jornal. Após a organização, cada
dupla ficará sobre um jornal e colocará outro à frente. Ao sinal do professor, a dupla passará para o jornal da frente e puxará num segundo momento, o
jornal que ficou para trás, para sua frente, repetindo o gesto que ultrapassem a linha de chegada. Não será permitido deslocar-se fora do jornal.
Materiais utilizados: Barbantes e
jornais.
22ª ATIVIDADE
Corrida dos Dedos
Pedir às crianças que tirem os tênis e fiquem de pés descalços (sem
meia).
Formar colunas e a uma distância de dez metros traçar uma linha de
chegada, colocando ali todos os pares de tênis num grande monte. Ao sinal do
instrutor, os primeiros jogadores de cada coluna começam a corrida,
movimentando apenas os dedos do pé. Os dedos dos pés (um pé por vez) puxam o pé
centímetros para frente, exercitando a musculatura do pé e trabalhando a
dissociação dos dedos.
Quando chegarem à linha de chegada, os jogadores precisam encontrar seus
tênis, sentar e colocá-los. Rapidamente levantam e retornam á coluna, tocando
no ombro do segundo jogador, que terá o mesmo procedimento. Vencera a equipe
que primeiro estiver devidamente calçada. O aluno que vestir o tênis trocado,
ou pegar o tênis do outro colega, será desclassificado. Com um total de cinco
alunos desclassificados, a equipe toda perde a disputa.
Observação: Antes de iniciar a
brincadeira, o professor orienta os alunos quanto à respiração, pois esta
precisa ser abdominal. Ele pede aos alunos que se ajoelhem no chão, sentados
sobre os pés, e com as mãos no ventre, respirem calmamente. Se a respiração a
criança estará errada. Se respirar assim durante a atividade e física, em pouco
tempo será tomada pelo cansaço, não obtendo sucesso.
Materiais utilizados: Giz.
23ª ATIVIDADE
Poderão formar-se duas ou mais colunas organizando os alunos por ordem de
tamanho, de ano de nascimento, de sexo, de mês de aniversário e etc. Ao
primeiro de cada coluna, será dada uma bola e ao sinal a bola será passada ao
colega de traz, girando os braços para um dos lados e o colega que a receber
deverá passar a bola por baixo das pernas. Quando a bola atingir o último da
coluna, este deverá correr com a bola até o início da coluna e recomeçar a
brincadeira. O jogo terminará quando a coluna recuperar a ordem inicial.
Materiais utilizados: Bola.
24ª ATIVIDADE
Troca de fileiras em área
determinada
As crianças estarão dispostas em duas fileiras frente a frente numa área
limitada distanciadas de 5 a 10 metros uma da outra. Ao sinal trocarão de lugar
correndo ou caminhando sobre uma linha desenhada no chão procurando não se
chocarem.
Materiais utilizados: Giz.
25ª ATIVIDADE
Corrida do Ovo
Os alunos serão divididos em duas equipes, onde, cada equipe ficará
dividida em duas colunas uma de frente pra outra da mesma equipe, ao sinal do
professor, os alunos deverão levar o ovo em uma colher até a coluna que
representa a sua equipe, sem deixar o ovo cair, o próximo da coluna faz o
caminho inverso trazendo o ovo novamente, a equipe que terminar a tarefa
primeira é a vencedora.
Materiais utilizados: Ovos, Colheres.
26ª ATIVIDADE
Merequetê
As crianças em circulo ao ritmo da musica cantada, girarão os braços e
flexionarão as pernas e troncos, identificarão e tocarão as partes do corpo
imitando o professor.
“Merequetê,
Merequetê,
Merequetengue, tengue, tengue.
Merequetengue, tengue, tengue.”
A cada repetição, o professor tocará uma parte do corpo diferente do
colega e conduzirá a atividade enquanto as crianças estiverem motivadas.
Materiais utilizados: Não haverá
necessidade de utilizar materiais.
27ª ATIVIDADE
Atividade com jornal e musica (em
dupla)
Os alunos, formando duplas, deverão ficar sobre uma folha de jornal
aberta e, enquanto isso, uma musica será tocada. A cada pausa da musica, as
duplas deverão dobrar o jornal ao meio e retornar sobre o mesmo. As duplas
deverão acomodar-se sobre o jornal dobrado, de modo que nenhum deles fique com
os pés para fora do jornal durante a música.
Materiais utilizados: Folhas de Jornal, aparelho
de som.
28ª ATIVIDADE
Confeccionar três círculos (pequeno, médio e grande), três triângulos
(pequeno, médio e grande) e três quadrados (pequeno, médio e grande). Total de
crianças: quatro. Pedir às crianças que se dirijam as figuras pequenas, caminharem
ao redor e vice e versa. A criança que sobrar sai da brincadeira e entra outra
até que termine a turma. Os três últimos serão os campeões. Os que saíram, de
acordo com o erro, vão formando qualquer figura que seja do tamanho que errou.
Materiais utilizados: Folhas pra
confeccionar os desenhos, tesoura para cortar.
29ª ATIVIDADE
Vivenciando a parada de mão
O professor desafiara as crianças a ficarem de cabeça para baixo e estas
procurarão todas as posições possíveis. O professor poderá orientá-las a utilizarem o apoio dos colegas da parede ou
do próprio professor.As crianças pedem ser orientadas aos cuidados com a região
cervical posicionamento dos braços e postura ideal para a região lombar. Aconselha-se a presença de mais um adulto nesta
atividade e a realização dos movimentos sob a supervisão do professor.
Materiais utilizados: Colchonetes.
30ª ATIVIDADE
Barata pé no alto:
Será
escolhido um aluno que será o pegador, os demais alunos deverão ficar dispersos
pela quadra esquivando-se do pegador, quando o pegador estiver próximo dele e
ele não tiver o que fazer ele poderá subir em algo alto, por exemplo; em cima
de uma cadeira, assim, o pegador não poderá pegá-lo.
Materiais utilizados: Cadeiras,
lajotas.
ü
Observação: As Atividades estarão sujeitas a
mudanças.
Atividades Esquema Corporal
1 - Corrida da
centopéia:
Dado o sinal pra começar, todas as
equipes deve devem estar formadas, por exemplos, em grupos de 5 crianças. Cada
equipe deve formar uma “fila” (um atrás do outro), estando cada criança com a
mão na cintura do colega da frente. Deve ir em direção á linha de chegada sem
ser desfeita a fila. Caso a corrente se rompa (se uma se uma das crianças
soltar o colega da frente), a equipe deve voltar ao lugar de partida e
recomeçar o trajeto. Vencerá a equipe que chegar primeiro a linha de chegada
sem romper a fila.
2 - Corrida de
jornal:
Cada criança deve estar com duas
folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de inicio, devem colocar no chão, á sua
frente, uma das folhas de jornal, pisar sobre ela. Depois colocar a outra, dar
um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a
colocá-la no chão à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás.
Farão a troca de jornal ate atingir a chegada. Vencerá quem chegar primeiro sem
rasgar o jornal.
3 - Corrida de
bonde:
Providencie algumas cadeiras e
arrume-as assim: Coloque-as uma ao lado da outra formando a primeira
fila. Forme a segunda fileira de cadeira (uma ao lado da outra) de frente para
a primeira fileira. Deixe um espaço de 2 ou 3 metros entre as duas
fileiras. Deve haver uma cadeira a menos a menos que o numero de participantes.
Cada criança deve sentar-se numa cadeira, com exceção de uma que permanece em
pé no espaço entre as duas fileiras. A criança que ficar em pé deve contar uma
história, e no meio da história deve gritar: ”Olha o bonde!” Quando esta frase
for pronunciada, as crianças que estão sentadas trocam de lugar, mudando de uma
fileira para outra. A criança que estava
em pé também deve correr para tentar se sentar. Quem ficar em pé deve
continuar a história da criança anterior ou contar outra. Para haver um vencedor, é necessário retirar
uma cadeira a cada troca...
4 - Corrida da latinha:
Providencie várias latinhas de
extrato de tomate pequenas (dessas que vem com a tampinha, pois as outras, em
que é preciso usar o abridor, podem causar cortes nas mãos das crianças!).
Divida a turma em dois (ou mais grupos) Os participantes de ambos os grupos
devem formar duas filas (uma fila em cada grupo). Dado o sinal de partida, um
integrante de cada grupo deve colocar uma latinha na palma da mão (sem
segurá-la) e caminhar até um determinado lugar e voltar sem derrubar a latinha.
Se a latinha cair ele deve recomeçar o trajeto, porém com duas latinhas. O
seguinte com três e assim por diante. Vencerá a equipe que fizer a tarefa
primeira, sem derrubar as latinhas!
5 - Imitando os
animais:
Todas as crianças podem estar em pé
ou sentadas, formando um círculo. Dizer no ouvido de cada um o nome de um
animal, e a um sinal dado todos deverão imitar o grito do animal soprado no
ouvido. A seguir, dizer novamente no ouvido de cada criança o nome de outro
animal. (na verdade, dizer no ouvido de cada um para ficar quieto, menos no
ouvido de uma das crianças. Talvez a mais esportiva ou gaiata, pedir para
imitar um galo ou um bode). Uma vez que tiver passado a falar no ouvido de
todos, pedir que cada qual imite com toda força o grito do animal soprado no
ouvido. O resultado será bem divertido, pois todos ficarão calados e somente um
imitará o animal.
6 - Telefone sem
fio:
O grupo deve formar uma roda e
escolher o iniciante, aquele que vai falar a frase (ou uma noticia, uma
informação) ao primeiro da roda.
Cada um deve falar no ouvido do outro a mensagem recebida. No final, o ultimo comunica ao grupo a mensagem e todos podem comprovar que: “Quem conta um conto, aumenta um ponto.” Comente isso com seu educador e seus colegas: O telefone sem fio é uma brincadeira muito engraçada que, além de divertir, nos ensina que, muitas vezes, perdemos nosso tempo com fofocas desnecessárias, que não acrescentam nada; pelo contrário, só diminuem o valor que temos como cidadãos.
Cada um deve falar no ouvido do outro a mensagem recebida. No final, o ultimo comunica ao grupo a mensagem e todos podem comprovar que: “Quem conta um conto, aumenta um ponto.” Comente isso com seu educador e seus colegas: O telefone sem fio é uma brincadeira muito engraçada que, além de divertir, nos ensina que, muitas vezes, perdemos nosso tempo com fofocas desnecessárias, que não acrescentam nada; pelo contrário, só diminuem o valor que temos como cidadãos.
7 - Passa anel:
O grupo deve está sentado em círculo. Um
participante será o passador, que terá nas mãos um anel ou um objeto pequeno
qualquer. O passador vai passando de mão em mão até deixar o anel com um dos
participantes. Todos os demais participantes ficarão com as mãos juntas e não
abrirão até que se identifique com quem está o anel. Depois de ter passado em
todas as mãos, ele pergunta: - com quem está o anel? E todos, sem abrirem as
mãos, devem tentar descobrir, “inclusive, aquele que estiver com o anel”, para
tentar confundir os companheiros. Quem descobrir será o próximo passador.
8 - Prova de
fogo:
Regras: Cada participante deverá
cumprir a prova de fogo no menor tempo possível. Os melhores das equipes
ficarão para a final. O educador deverá marcar o tempo e orientar os grupos. O
grupo todo participará da seqüência das atividades. Em primeiro lugar dividi-se
o grupo em duas ou mais equipes (dependendo do número de participantes). Como
será a prova? A prova consiste em passar por quatro tipos diferentes de
obstáculos no menor tempo possível. Você vai precisar de: um colchão (tatame),
um banco, cinco bambolês, cinco obstáculos (cones, latas...). Virar uma cambalhota
no colchão. Contornar obstáculos em ziguezague. Passar
pelos bambolês saltando com um pé de cada vez.
Passar sobre o banco sem cair. O vencedor será conhecido após a disputa
entre os melhores das equipes. Quem fizer o menor tempo será o vencedor.
9 - Vira latas:
O ideal é organizar as latas num
local que mais alto da cintura da criança (mureta, mesa ou até cadeira).
Organize as latas em cima da mesa, formando uma pirâmide. O grupo deve combinar
a distancia a ser respeitada para jogar (mais ou menos 5 metros ) e marcar o chão
para que ninguém ultrapasse.
Cada participante arremessa a bola procurando derrubar todas as latas.
Quem arremessa deve deixar as latas arrumadas para o próximo companheiro.
Ganha quem conseguir derrubar todas as latas com o menor numera de arremessos.
Cada participante arremessa a bola procurando derrubar todas as latas.
Quem arremessa deve deixar as latas arrumadas para o próximo companheiro.
Ganha quem conseguir derrubar todas as latas com o menor numera de arremessos.
10 - Bamboleando:
O grupo deverá estar bem dividido
pelo ambiente (brincar com bambolê exige espaço). A dica é começar pelos
movimentos mais fáceis: Comece girando o bambolê em torno do braço. Gire em
torno do pescoço. Gire em torno da perna esquerda e depois da perna direita.
Agora, tente mantê-lo rodando em volta da cintura! Vamos ver quem consegue ficar mais tempo
bamboleando?
11 - Coelhinho na
toca:
O grupo é dividido em subgrupos de
três para brincar. Um participante deve sobrar. Desenham-se cinco círculos no
chão. Em cada circulo (toca) devem três participantes. Dois fazem a toca e um é
o coelhinho. Quando estiverem nas tocas e preparados dizem juntos: Coelhinho na
toca 1, 2, 3...! Imediatamente
todos os coelhinhos que estiverem dentro da toca devem sair e “trocar de toca”.
Nessa movimentação, “o coelhinho que estava sobrando” deve tentar encontrar uma
toca. Assim que um coelhinho entrar as mãos são abaixadas indicando que não
pode entrar outro coelhinho. A brincadeira recomeça e novamente o coelhinho que
sobrou deve tentar encontrar sua toca.
12 - Tatu quer
sair:
O grupo faz uma Roda. Todos de maus
dadas. Um grupo participante será o tatu e ficara no centro da roda. O objetivo
do tatu é sair de qualquer jeito. Ele deve tentar romper as mãos dadas e ganhar
a liberdade. A cada tentativa, segurar firme as mãos, para impedir a saída do
tatu. Antes de forçar, o grupo pergunta: Tatu quer sair? Quero! Tenho chave
para abrir? Tenho... (a chave é imaginária). Depois de três tentativas ele
força a saída. Quem deixá-lo sair fica em seu lugar.
13 - Boneca de lata.
As crianças cantarão a música
abaixo realizando os movimentos de acordo com a música.
Minha boneca de lata
Bateu com a cabeça no chão,
Levou mais de 1 hora
Para fazer arrumação.
Desamassa aqui (cabeça) pra ficar boa.
Obs.: Poderá acrescentar:
A minha boneca bateu:
O pé.........................2 horas
A mão......................3 horas
O joelho...................4 horas
A barriga.................5 horas.
14 - Vamos passear.
Minha boneca de lata
Bateu com a cabeça no chão,
Levou mais de 1 hora
Para fazer arrumação.
Desamassa aqui (cabeça) pra ficar boa.
Obs.: Poderá acrescentar:
A minha boneca bateu:
O pé.........................2 horas
A mão......................3 horas
O joelho...................4 horas
A barriga.................5 horas.
14 - Vamos passear.
As crianças deverão andar
livremente pela quadra e/ou formar uma fila, na medida que a fila for andando,
as crianças repetem cada frase da brincadeira (abaixo) proposta pela
professora.
Vamos passear?
Então vamos lá!
Pra cima não dá (repete)
Pra baixo não dá (repete)
Vamos passear?
Então vamos lá!
Olha o túnel (todos se abaixam)
Obs.: poderá substituir o túnel pela ponte, rio, etc.
15 - Bate na mão.
Vamos passear?
Então vamos lá!
Pra cima não dá (repete)
Pra baixo não dá (repete)
Vamos passear?
Então vamos lá!
Olha o túnel (todos se abaixam)
Obs.: poderá substituir o túnel pela ponte, rio, etc.
15 - Bate na mão.
As crianças deverão permanecer
sentadas em círculo, voltadas para o centro ou em pé. Cantando a música
e realizando os gestos:
Bate na mão,
Bate no chão,
Bate na mão,
Põe a mão no cabeção.
Obs.: Poderá substituir o cabeção por outra parte do corpo.
16 - Corre-cutia
O que é: também
conhecida como lenço-atrás, nessa brincadeira as crianças devem tentar pegar o amigo
correndo em volta de uma roda.
Participantes: no
mínimo dez crianças.
Acessório: um lenço.
Como brincar: escolha
quem ficará com o lenço. As demais crianças devem ficar sentadas no chão em
forma de roda e com os olhos fechados. Quem estiver com o lenço anda em volta
da roda (pelas costas dos pequenos) enquanto todos cantam: "Corre cutia,
na casa da tia, corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão, moço
bonito, do meu coração. Posso jogar? Pode!! Ninguém vai olhar? Não!". Nesse
momento, o lencinho é colocado atrás de uma pessoa da roda. Essa criança tem
que pegá-lo e correr atrás de quem o colocou lá antes que o adversário sente no
seu lugar. Se agarrá-lo, a criança vai para o meio da roda.
Idade: a partir de 3
anos.
Benefícios: desenvolvimento
da coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema
corporal, agilidade e força muscular.
17 - Auto-retrato:
Objetivo: Explorar a
forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.
Desenvolvimento:
• Num primeiro
momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em
que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para
frente e para trás pelos dois colegas.
• Numa segunda
brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”-
deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes
posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir
que revezem dentro do grupo de três.
• Numa terceira
brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os
alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto,
braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
• Concluir com a
montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.
18 - Arranca rabo
Objetivo: Desenvolver a
agilidade, a percepção visual e o esquema corporal;
Procedimentos: Separa-se
o grupo em duas equipes, cada equipe recebe uma cor de rabo. O rabo será
colocado em cada criança. Dado o sinal, as crianças de cada grupo devem correr
e arrancar o rabo das crianças da equipe adversária, cuidando pra ninguém pegar
o seu. No sinal do professor, as crianças param e verificam qual equipe
conseguiu arrancar mais rabos, sendo esta a vencedora.
19 - Boneco de
massa
Objetivo:
- Desenvolver o esquema corporal
expressando-se de diversas maneiras;
-Localizar as partes do corpo
durante a realização de um movimento.
Procedimentos: As crianças brincam em duplas. Uma criança
deverá ser o boneco de massa e a outra o modelador. O modelador deverá
modelá-lo fazendo as posições que quiser, movimentando o corpo do outro. Depois
trocam se as posições quem era o boneco vira o modelador e o modelador vira o
boneco. Poderá ser feito um concurso de quem modela o boneco mais bonito.
20 - Cola e
descola
Objetivo:
- Adquirir hábitos de
cooperação nas atividades de equipe, assumindo responsabilidades,
auxiliando os membros da equipe e respeitando suas regras;
- Desenvolver o freio inibitório e
contribuir para o desenvolvimento da agilidade motora, bem como da praxia.
Procedimentos: Uma criança será sorteada para ser o
que cola. Dado o início, as crianças deverão correr pelo espaço marcado,
enquanto acriança que cola deverá colar as outras crianças. Quem for colado,
deverá ficar parado até que outra criança do grupo descole. Quem for colado
mais de duas vezes, deverá ajudar a criança que estiver colando.
20 - Lobos e
carneiros
Objetivos:
- Desenvolver a agilidade motora
e a atenção;
- Desenvolver o controle e a
eficácia das diversas praxias globais e segmentares.
Procedimentos: Traçar duas linhas no chão afastadas
cerca de 20 metros
uma da outra. As crianças são dividas em dois grupos: lobos e carneirinhos.
Cada grupo se coloca atrás de sua linha. O grupo dos lobos fica de costas para
os carneirinhos. Dado o sinal, os carneirinhos saem para passear em direção aos
lobos. Quando estiverem bem próximos, o professor deverá dizer: "Cuidado
com os lobos!". Os carneirinhos deverão voltar correndo. Quem for
pego antes da linha passará a ser lobo. A brincadeira termina quando todas as
crianças forem lobos.
21 – Brincadeira
cantada (cabeça, ombro, joelho e pé)
As
crianças deverão tocar, sequencialmente, as partes do corpo, conforme indica a
musica em que o professor irá cantar ou colocar em um aparelho de som. O
professor pode ir substituindo partes do corpo fazendo um som nasal.
Letra da
musica:
Cabeça,
ombro, joelho e pé, joelho e pé (2x)
Olhos,
ouvidos, boca e nariz
Cabeça,
ombro, joelho e pé, joelho e pé
Ex: Som
nasal
Cabeça,
ombro, joelho e pé, joelho e pé (2x)
Olhos,
ouvidos, boca e nariz
Cabeça,
ombro, joelho e pé, joelho e pé
Hurum,
ombro, joelho e pé, joelho e pé (2x)
Olhos,
ouvidos, boca e nariz
Hurum,
ombro, joelho e pé, joelho e pé.
22 – Quebra-cabeça do corpo
humano
As
crianças deverão montar o quebra cabeça do corpo humano. Sendo que este deverá
ser confeccionado pelo professor. Essa atividade faz com que as crianças
identifiquem onde se localiza cada parte do corpo humano.
23 – Desenho do corpo humano
Em duplas,
as crianças deverão contornar o corpo do seu colega, que estará deitado no chão
da quadra ou um papel, com tamanho proporcional da criança, após terminado o
contorno a criança que estava deitada irá contornar o corpo do colega que à
contornou.
24 – Tapete de Cores (twister)
Esta
atividade é composta por um tapete que possui vários círculos coloridos.
Dependendo do tamanho do tapete é possível brincar até com 5 alunos. O
professor deverá escrever em vários papeis as determinadas cores do tapete e as
partes do corpo, como: mão direita/esquerda, pé direito/esquerdo, cabeça, etc.
Os papéis das cores deverão ser colocados dentro de uma caixa e os das partes
do corpo em outra.
Faça-se um sorteio da cor e da parte do corpo e a primeira
criança deverá colocar a respectiva parte do corpo na cor sorteada permanecendo
em contato com o tapete, assim sucessivamente a cada criança por vez. As
crianças que não conseguirem permanecer com as partes do corpo nas cores do
tapete vão saindo até que permaneça apenas uma criança.
25 – Pintura de desenho do corpo
humano
Cada
criança receberá um desenho do corpo humano, em que elas deverão pintar cada
parte do corpo humano de uma cor diferentes estipulada pelo professor. Ex:
perna esquerda pintar de verde; braço direito pintar de vermelho; etc.
26
– Jogo da memória
Haverá
vários cartões com figuras do corpo humano, sendo que a cada dois cartões
deverão ter a mesma figura da parte do corpo humano, com seus respectivos
nomes. Eles deverão ser colocados com a figura para baixo para que a criança
ache os cartões iguais, desvirando dois por vez, caso não seja igual as figuras
ela deve colocar os cartões na posição original, o jogo acaba quando a criança
encontra todos os cartões iguais.
27
– Caça ao tesouro com partes do corpo
Divididas
em grupos, as crianças deverão encontrar no pátio da escola cartões que contém
figuras de partes do corpo e que têm uma sequência, o grupo que encontrar todos
os cartões na sequência em menor tempo ganha.
28
– Pega Pega
As
crianças deverão estar espalhadas pela quadra. Será estipulado um pegador, o
qual deverá tocar apenas na parte do corpo em que o professor falar, por
exemplo, no ombro, o pegador só pode pegar no ombro do colega para que ele seja
pego, no decorrer da atividade o professor deve ir trocando a parte do corpo em
que deve ser tocada. Termina-se o jogo até todos passarem a ser o pegador.
29
– Oficina de Artesanato
Com
matérias recicláveis, os alunos deverão executar a montagem de bonecos, tendo
como molde o corpo humano. Após pode-se ser feito uma exposição de bonecos na
escola.
30
– Brincadeira Espelho
As
crianças ficam em duplas um de frente para o outro. Esta atividade consiste em
imitar o movimento do outro, por exemplo, meu colega levanta o braço esquerdo,
então eu devo levantar o braço direito, fazendo de conta que existe um espelho
em minha frente.
Atividades de Coordenação Motora
1 ) Toca do Coelho:
Dispor bambolês no pátio da escola de forma
que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal
do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um.
Sempre sobrará uma criança fora da toca.
2 ) Dentro e Fora:
Fazer uma forma geométrica bem grande no chão
e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o
professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os
alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão
ficar apertados.
3 ) Arremesso:
O professor fará uma linha no chão, usando
fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de
areia com as duas mãos, para frente. O professor irá medir as distâncias e
verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá
fazer um gráfico explicativo.
4 ) Bambôles:
Esses podem ser usados para várias
brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de
sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até
outro sem deixá-lo cair.
5 ) Pega-Pega Diferente:
Dividir a turma em dois grupos e
identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do
professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar
num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que
não foram pegas.
6 ) Exercício de Salto de Mão
O atleta executa a seguinte progressão:
§
Arremessa gentilmente
uma bola de espuma da mão esquerda para a mão direita.
§
Coloca a bola na mão
esquerda, salta no chão e pega com a mão direita.
§
Encontra um parceiro e
arremessa gentilmente a bola em direção ao parceiro com a bola saltando antes
de ser pega.
§
Salta gentilmente uma
bola grande de espuma com a palma da mão da raquete, fazendo a progressão
eventual para a bola de transição e depois para a bola tradicional de tênis
(“bata gentilmente”).
§
Preste atenção para
manter a bola saltando de maneira controlada por 15 segundos (“fique no seu
lugar”).
O técnico pode utilizar alvos e linhas na quadra (arcos,
várias marcas, etc.) para tornar o exercício de saltar a mão mais avançado.
O atleta
segura um grande copo ou cone em sua mão dominante e pega uma bola arremessada
no copo ou cone e arremessa de volta para o seu parceiro (“assista a bola”).
8 ) SOLDADO
DE CHUMBO:
Esticar bem as pernas e os braços e andar com o corpo "duro",
fazendo movimentos exagerados com os braços.
9) CANGURU:
Ficar em pé, com os joelhos
ligeiramente curvados e os pés unidos. Levar os braços flexionados à frente,
encostado-os ao tronco. Deixar as mãos relaxadas e caídas e dar longos saltos à
frente , sempre com os pés unidos.
10) Exercício:
Reconhecendo as partes
essenciais do corpo – O profissional diz os nomes das
seguintes partes do corpo: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando
uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte
mencionada pelo profissional, respeitando o nome que designa.
Primeiramente o trabalho deverá ser realizado de olhos
abertos, e a seguir de olhos fechados. Olhos abertos: Aprendizado.
Olhos fechados: Quando dominar as partes do corpo.
11) Exercício:
A criança deverá reconhecer
também as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo,
sobrancelhas, cílios, trabalhar também com os dedos com a mão
apoiada sobre a mesa a criança deverá apresentar o pulso, o
dedo maior e o dedo menor, os nomes dos dedos são ensinados a criança
pedindo que ela levante um a um dizendo os respectivos nomes dos dedos.
12) Exercício:
Trabalhar com os
olhos - Em pé ou sentado a criança acompanha com os olhos sem
mexer a cabeça, a trajetória de um objeto que
se desloca no espaço.
.
13) Exercício:
Automatizando a noção
de direita e esquerda.
Conhecendo a direita
e a esquerda do próprio corpo mostrar
a criança qual é
a sua mão direita e qual
é a sua mão esquerda. Dominando este conceito,
realizar o exercício em etapas:
- fechar com força a mão direita;
- depois a esquerda;
- Levantar o braço direito;
- depois o esquerdo;
- bater o pé esquerdo;
- depois o direito;
- mostrar o olho direito;
- depois o esquerdo;
- mostrar a orelha direita;
- depois a esquerda;
- levantar a perna esquerda;
- depois a direita.
Trabalhar com os olhos abertos, e quando a criança estiverdominando o exercício trabalhar com os olhos fechados.
- fechar com força a mão direita;
- depois a esquerda;
- Levantar o braço direito;
- depois o esquerdo;
- bater o pé esquerdo;
- depois o direito;
- mostrar o olho direito;
- depois o esquerdo;
- mostrar a orelha direita;
- depois a esquerda;
- levantar a perna esquerda;
- depois a direita.
Trabalhar com os olhos abertos, e quando a criança estiverdominando o exercício trabalhar com os olhos fechados.
14) Exercício :
Localizando elementos na sala
de aula. A criança deverá dizer de que lado está a porta,
a janela, a mesa da sala de aula, etc. Em relação a si mesma.
Durante a realização do exercício, não deixar a criança cruzar os braços, pois
isso dificulta sua orientação espacial.
15) Exercício:
Andando, saltando e equilibrando-se.
1. Andando de cabeça erguida: A criança anda com
um objeto sobre a cabeça ( pode ser um livro de
capa dura). Dominada esta etapa a criança para, levanta uma
perna formando um angulo de noventa graus e coloca-se lentamente
no chão. O mesmo trabalho deverá ser feito com outra perna.
2. Quem alcança ? O professor segura um objeto a uma determinada altura (pode ser um lápis, uma bola ) a criança deverá saltar para alcança-lo . Inicialmente fazer o exercício em pé, depois de cócoras.
2. Quem alcança ? O professor segura um objeto a uma determinada altura (pode ser um lápis, uma bola ) a criança deverá saltar para alcança-lo . Inicialmente fazer o exercício em pé, depois de cócoras.
16) Exercício –
Realizar este jogo em duas etapas:
A criança bate a
bola no chão, apanhando-a inicialmente
com as duas mãos, e
depois ora com a mão direita, ora com a mão esquerda. No
início a criança deverá trabalhar livremente. Numa
segunda etapa o professor determinará previamente com qual das mãos a criança deverá apanhar a bola.
A criança joga a bola para o alto com as duas mãos, apanhando-a com as duas mãos também. Em seguida, joga a bola para o alto com uma só mão, apanhando-a com uma só mão também. Variar o uso das mãos. Ora com a direita ora com a esquerda.
Jogo de Pontaria no Chão - Desenhar um círculo no chão ou utilizar um arco. As crianças deverão jogar a bola dentro do círculo. Aumentar gradativamente a distância. Variar jogando a bola na frente, atrás, do lado esquerdo, do lado direito do círculo.
A criança joga a bola para o alto com as duas mãos, apanhando-a com as duas mãos também. Em seguida, joga a bola para o alto com uma só mão, apanhando-a com uma só mão também. Variar o uso das mãos. Ora com a direita ora com a esquerda.
Jogo de Pontaria no Chão - Desenhar um círculo no chão ou utilizar um arco. As crianças deverão jogar a bola dentro do círculo. Aumentar gradativamente a distância. Variar jogando a bola na frente, atrás, do lado esquerdo, do lado direito do círculo.
17) Corrida dos Balões:
Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões .
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões .
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que
tiver o seu número. Dentro
Estará uma ficha escrito o seu nome.
A criança deverá ler altos seu nome , volta correndo e bater na mão do
próximo da fila.
18) Careca e cabeludo:
As crianças adoram. Em círculo em pé. O
professor diz: careca e os alunos devem colocar as 2 mãos na cabeça, no
outro comando: cabeludo, eles deveram tirar as mãos,s e não fizerem
corretamente são eliminados.
19) Amarelinha
A
brincadeira envolve aprender a contar e pular com as duas pernas e depois com
uma só.O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão,o
desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em
formato oval. Tira-se a sorte pra ver qual dos participantes irá iniciar a
brincadeira. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de
número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas
casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a
pedrinha. Chegando ao céu retorna ao inicio dando a vez a próxima criança.
20) Escravos de Jó
‘’ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ’’
MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ’’
MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a
criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita.
Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do
colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam
“Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso
“Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra
movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.
21)ESTÁTUA
Objetivo:
Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,criatividade e
socialização.
Material: um espaço privado
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 6 - 12 anos
Parte Prática: o professor sugere ou uma roda ou um local mais alto como um palco onde as pessoas possam ver com facilidade o que será feito . Duas crianças serão escolhidas para ir a frente , as quais serão estátuas, ou seja, não poderão se movimentar. Em seguida dois-a-dois da platéia devem ser chamados para modificar como queiram as duas estátuas. Após feita a modificação, o participante pode receber a pontuação dos outros e substituir as estátuas antigas. A dupla que receber maior pontuação será a campeã.
Observação: O professor poderá estabelecer vários critérios de avaliação como: a mais engraçada, a mais criativa, a mais horrível, a pior, etc...
Material: um espaço privado
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 6 - 12 anos
Parte Prática: o professor sugere ou uma roda ou um local mais alto como um palco onde as pessoas possam ver com facilidade o que será feito . Duas crianças serão escolhidas para ir a frente , as quais serão estátuas, ou seja, não poderão se movimentar. Em seguida dois-a-dois da platéia devem ser chamados para modificar como queiram as duas estátuas. Após feita a modificação, o participante pode receber a pontuação dos outros e substituir as estátuas antigas. A dupla que receber maior pontuação será a campeã.
Observação: O professor poderá estabelecer vários critérios de avaliação como: a mais engraçada, a mais criativa, a mais horrível, a pior, etc...
22) Fazendo carimbo da mãozinha
Prepare
pratinhos (podem ser os descartáveis, que serão reaproveitados sempre que for
brincar com tinta) com guache diluído em um pouco de água.
Separe um papel grande, no mínimo tamanho A3 (o dobro do tradicional sulfite A4 – criança pequena precisa de espaço até para desenhar!), e coloque-o sobre a mesa (ou no chão). Para forrar, você pode comprar uma toalha de plástico ou papel kraft. Prenda o papel com fita adesiva nessa toalha, para ele não escorregar. É hora de começar: ajude seu filho a molhar a mãozinha no pratinho e “carimbe” o papel. No começo, ele vai achar estranho, mas logo vai querer tentar sozinho. E vale todo tipo de experimentação: misturar duas cores, molhar cada dedinho em uma cor, carimbar duas vezes no mesmo lugar com cores diferentes.
Separe um papel grande, no mínimo tamanho A3 (o dobro do tradicional sulfite A4 – criança pequena precisa de espaço até para desenhar!), e coloque-o sobre a mesa (ou no chão). Para forrar, você pode comprar uma toalha de plástico ou papel kraft. Prenda o papel com fita adesiva nessa toalha, para ele não escorregar. É hora de começar: ajude seu filho a molhar a mãozinha no pratinho e “carimbe” o papel. No começo, ele vai achar estranho, mas logo vai querer tentar sozinho. E vale todo tipo de experimentação: misturar duas cores, molhar cada dedinho em uma cor, carimbar duas vezes no mesmo lugar com cores diferentes.
23) Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a
escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas
cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá
sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre
trocando as cadeiras de lugar.
24) Brincadeiras: Brincar
com recortes de revista
Separe
algumas revistas velhas e deixe seu filho recortar a figura de que mais gosta.
Depois, pegue a tesoura e corte uma parte da imagem. Cole esse recorte em um
papel branco para seu filho completar a figura, fazendo o desenho do que falta.
Isso vale para paisagens, objetos. Outra forma de brincar com revistas velhas é
separar os olhos, bocas e narizes de várias fotos para depois montar rostos bem
malucos em um papel. Vocês podem desenhar o contorno do rosto e preenchê-lo com
os recortes.
25) Passa anel
Todos juntam as mãos, palma com palma. O passador da vez vai 'cortando' as mãos dos outros até deixar, discretamente, o anel em uma delas. Então, pergunta a um dos jogadores com quem está o anel. Se o jogador acertar, é o próximo passador.
26) Pescaria
Num tanque de areia ou em uma caixa, coloque peixinhos de papel (ou madeira, o material que for possível, mas que seja simples de 'pescar') – que devem estar numerados de 1 a 5. Cada peixe tem uma argola na boca, que deve ser enganchada por um anzol da vara do pescador.
27) Estourar balões
Perfeita para aqueles dias de calor. Leve-as para o quintal, distribua balões com água. Vai ser a maior alegria!
Perfeita para aqueles dias de calor. Leve-as para o quintal, distribua balões com água. Vai ser a maior alegria!
28) Brincadeiras: Cabo-de-guerra
Basta uma corda e algumas crianças. Pronto. Já dá para brincar de cabo-de-guerra. Aí é puxar para lá e para cá. Vence o lado mais forte.
29) Brincar de massinha
Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores. Pegue uma bolinha de massa amarela e outra azul e faça a “mágica” para seu filho: misture as duas na frente dele e mostre a cor que vai aparecer. Alguns apetrechos deixam a brincadeira mais divertida. Existem caixas que vêm com a massinha e instrumentos para ele modelar. Mas serve o improviso, como um espremedor de alho, que dará forma de cabelos de bonequinhos ou o rolo de pastel para abrir a massa.
30) Brincadeiras: Avião,chapéu do
soldado,barquinho de papel
Esta brincadeira é simples e sempre boa. Pode acontecer na grama, ao ar livre, ou até dentro de casa. Pode ser aquele papel que você já usou e quer brincar de reciclar, ou há como construir os aviões,barquinho,chapéu,cachorrinho com papéis coloridos. Basta soltá-los pelos ares: treinar muito será o melhor da brincadeira
Atividades Orientação Espacial
1.
Correr dispersos pela quadra de futsal sem esbarrar
nos amigos, após correr somente dentro dos limites da quadra de vôlei, depois
só do circulo central.
2.
Espalhar obstáculos como cones, arcos, cordas pela
quadra onde os alunos deveram correr sem esbarrar.
3.
Todos sentados em fila a uma distancia de um braço,
o ultimo devera ir contornando os amigos sem encostar nos mesmos e sentar na
frente. Após o próximo realiza a mesma coisa.
4.
Esticar uma corda a uns 30cm e pedir que os alunos
passem por baixo.
5.
Ainda com a corda colocar uma música para que os
alunos passem por baixo (dança da cordinha).
6.
Correr em duplas de mãos dadas sem encostar nos
demais.
7.
Em duplas sem soltar as mãos passar por baixo de
três cordas a uns 40cm de altura.
8.
Desenhar quadrados na quadra em linha, onde alguns
serão pintados e outros não, o professor determinará quais quadrados podem ser
utilizados para passar o percurso, terão que passar do primeiro até o ultimo
sem pisar nos quadrados pintados, após sem pisar nos sem pintar.
9.
Com a mesma organização do exercício anterior,
colocar um amigo entre os quadrados, que será um pegador, os demais terão que
atravessar o percurso sem deixar o pegador tocá-lo.
10.
Desenhar duas linhas paralelas de aproximadamente
um metro uma da outra e formar dois grupos, um de cada lado da linha, ao
comando do professor deveram trocar de lado sem esbarrar nos amigos.
11.
Montar um circuito de obstáculos, desenhando vários
tipos de percursos como linhas retas, paralelas zig-zag, bolinhas, após um por
vez realiza o mesmo.
12.
Esticar uma corda a uns 40cm de altura dependendo a
faixa etária das crianças pode-se aumentar a altura ou diminuir, onde um aluno
por vez deve saltar a corda.
13.
Com a mesma corda esticada os alunos deverão saltar
e agora parar no lugar onde caíram os demais alunos que irão saltar não podem
encostar nos amigos que estão parados do outro lado da corda.
14.
Ainda com a corda o professor poderá contar uma
historia falando que ali é um rio cheio de tubarões mas para que os tubarões
não os peguem devem saltar o buraco onde eles estão (corda) mas do outro lado
da corda também tem buracos negros que pode-se colocar arcos onde não se pode cair
dentro e nem chegar perto dos monstros que ali residem que pode-se colocar
cones. Para deixar mais lúdico para as crianças desenhar peixes no chão ou
recortar figuras do fundo do mar.
15.
Montar um circuito com espaços grandes e pequenos
como, por exemplo, colocar vários arcos como espaço grande e cadeiras para que
os alunos passem no meio delas como espaço pequeno, pedir para que os alunos
passem o percurso e mostrar para os mesmos a diferença de espaços.
16.
Montar um circuito com espaços curtos e longos como,
por exemplo, apoiar duas cadeiras e colocar um colchonete por cima como espaço
curto e colocar a toquinha como espaço longo, pedir para que os alunos passem o
percurso e mostrar para os mesmos a diferença de espaços.
17.
Siga a mão: será necessário um aparelho de som e
CDs com músicas variadas. Os alunos ficam espalhados no espaço virados de
frente para o professor, então ele combina gestos que determinarão se eles
deslocarão para direita, esquerda, para frente ou para trás, de acordo com o
ritmo da música. O deslocamento pode ser andando, pulando, deslizando o pé,
andando cruzando as pernas... É importante que após vivenciar todas as
possibilidades de deslocamentos o professor mude o lado que está virado, para
que os alunos percebam a diferença de direita, esquerda, frente e trás no
ambiente. Para brincar o professor pode seguir os seguintes passos: falar e
apontar com a mão a direção correta, somente falar, vendar os olhos dos alunos
e falar as direções, falar e apontar com a mão a direção diferente do que está
falando.
18.
Entregar um arco para cada alunos onde eles deveram
lançar o arco e tentar passar por dentro dos mesmo.
19.
Túnel de arcos: entregar um arco para cada aluno.
Que deverão montar um túnel. Os arcos deverão estar em posições (alto,
baixo...), direções e com espaços entre os mesmos diferentes. Cada aluno devera
passar pelo túnel sem tocar nos arcos.
20.
Montar um circuito com diversos obstáculos como
passar por baixo, por cima, entre cones, utilizando cadeiras, cones, arcos,
cordas, colchonetes.
21.
Espalhar pela quadra algumas cartolinas de cores
diferentes e deixar os alunos em grupos e aos comandos do professor os mesmos
deverão ir aos pontos citados pelo professor. Pode-se também criar uma
seqüência para que os alunos percorram como vão do azul ao amarelo e em seguida
ao verde.
22.
Rato, gato, cachorro e leão: separar a turma em
quatro grupos iguais e deixa um aluno para ser o pegador. Desenhar em cada
canto da quadra um circulo escrito o nome de um dos quatro animais citados
acima e cada grupo de aluno ficará dentro de um circulo. Ao comando do
professor os grupos deveram trocar de lugar como, por exemplo, “gato e leão” o
grupo do gato tem que ir pro circulo do leão e o grupo do leão tem que ir pro
circulo do gato, e o pegador têm que tentar tocar nos alunos que estão trocando
de lugar, quem o pegador tocar da à mão para ele vira caçador também. A
brincadeira segue até que todos sejam pegos.
23.
Separar a turma em dois grupos um de frente pro
outro. Os alunos deveram estar em fila com a distancia de um braço um do outro.
O primeiro de cada fila deverá ir correndo até um cone que estará à frente das
filas tocarem no mesmo, voltar, tocar na mão do professor, retornar por trás de
sua respectiva fila, contornar os amigos e tocar na bola que estará exatamente no
meio das duas filas. Quem tocar a bola primeiro marca o ponto para a equipe.
Após este deverá ir para o final da fila e o próximo faz a mesma coisa.
24.
Meus pintinhos venham cá: desenhar no chão duas
linhas a uma distancia de uns dez metros uma da outra, colocar a turma atrás de
uma das linhas, que estes serão os pintinhos, deixar um aluno no centro entre
as duas linhas sentado que será a raposa e o professor ficará atrás da outra
linha que será a galinha. Ensinar para os alunos a música antes. O professor irá
cantar “meus pintinhos venham cá” os alunos respondem “tenho medo da raposa” o
professor novamente “mas a raposa esta dormindo” e os alunos “mas ela pode
acordar” então o professor diz “tenho rapadura pra lhes dar” os alunos devem
responder “não” devido pintinho não comer rapadura o professor torna a falar
“tenho alface pra lhes dar” novamente os alunos respondem “não” pois ainda não
é o alimento dos pintinho, então o professor diz “tenho milho pra lhes dar”
então agora os alunos deverão ir correndo até atravessar e chegar na outra
linha onde o professor está enquanto isso a raposa que está no meio tenta tocar
no alunos, quem ela tocar vira raposa também e a ajuda a pegar os demais. No caso o professor vai
colocando as formas que os alunos podem correr somente de costas, de lado e
também colocar obstáculos no caminho que não podem ser encostados.
25.
Pega-pega diferente: todos os alunos dispersos pela
quadra com um sendo o pegador, diferente do pega-pega tradicional este do pode
andar de costas, logo o professor passa o comando de só poder andar de lado, em
um pé só. Ao pegador que será identificado com um colete tocar em alguém ele
deverá passar o colete para ele que será o novo pegador.
26.
Com um toque fica estatua: todos os alunos
dispersos pela quadra um será o pegador que vai está de colete, ao ele
conseguir tocar em alguém este deverá ficar estatua e os demais não poderão
encostar nele, sendo agora um obstáculo a ser desviado. A brincadeira segue até
que todos sejam pegos, caso esteja muito difícil pode-se aumentar o número de
pegadores.
27.
Barra manteiga: os alunos devem ser divididos em
dois grupos, devendo permanecer enfileirados. Um grupo ficará à frente do
outro, separados por uma distancia de aproximadamente dez metros. Os alunos
devem permanecer com a palma das mãos votadas para cima. Um aluno do grupo A
deve se deslocar conforme orientação do professor (de lado, de costa, rápido,
devagar...) até o grupo B, e bater com a palma da sua mão devagar em todas as
mãos disponíveis, dizendo “barra, barra, barra, barra...” até que ,
repentinamente dá um tapa mais forte em um dos alunos dizendo “manteiga”, e sai
fugindo se deslocando na maneira solicitada ate sua fileira. Caso seja pego,
este aluno fará parte da outra equipe. Vence a equipe que ficar com mais alunos.
28. Obedeça ao mestre: todos
os alunos correndo dispersos pela quadra e alguns arcos espalhados, cordas
esticadas, cones deitados e os alunos sempre obedecendo aos comandos do
professor. Os comandos podem ser: sentar rapidamente nos arcos, ficar atrás da
corda, saltar os cones com um pé só.
29. Analise do mapa do bairro: apresente o guia (mapa) da
cidade para a turma. Faca um levantamento de diferentes lugares conhecidos no
bairro que os alunos considerem que estão representados no mapa. Organize a turma
em duplas e entregue uma copia do guia (mapa) para cada uma. Solicite que
localizem no plano: a escola, os locais levantados no coletivo pelo grupo, suas
casas e o caminho que fazem pra chegar ate a escola. Depois de encontrados dos
pontos, peça para que construam um trajeto da escola ate um ponto de referência
determinado. Discuta quais caminhos são mais práticos.
30.
Elaboração de itinerário por escrito: organize as crianças em grupos de quatro.
Proponha que elaborem um itinerário para ir da escola ate a padaria (ou
qualquer outro lugar de referência conhecido por todos) e registrem por
escrito. Solicite que todos anotem as orientações do seu grupo para posterior
troca com os colegas. Troque as orientações entre os grupos e proponha que cada
equipe avalie a pertinência e a suficiência das indicações fornecidas pelos
outros alunos. Socialize as discussões realizadas em cada grupo e registre as
antecipações referentes a algumas conclusões esperadas: estabelecer pontos de
referencia, identificar que dependendo da posição do observador pode variar a
informação, etc.
Atividades Lateralidade
1- Amarelinha
Objetivo: coordenação, equilíbrio,
agilidade.
Faixa etária: 6 anos.
Material: pedaço de giz ou pedaço de tijolo.
Primeiramente desenha-se uma quadra de amarelinha utilizando giz ou
pedaço de tijolo. Em seguida, a criança joga uma pedrinha ou o pedaço de papel
no n°1, sem pisar nesta casa ou número, vai saltando apoiando somente um pé em
cada casa ou número.
Quando chegar no n°10, pula o inferno e volta até chegar o n°2 ou n°3,
pega a pedrinha que está no n°1 e, sem pisar nesta casa, volta para o céu.
Continua até chegar com a pedrinha no n°10. Perde-se a vez quando a pedrinha
não acertar a casa ou cair fora do desenho. Não pode também pisar nas linhas quando
pula.
Vence quem chegar primeiro ao n°10 com a pedrinha.
2- Bola ao alto
Objetivo:agilidade, atenção, coordenação
viso-motora, lateralidade.
Faixa etária:6 anos.
Material: 1 bola de borracha
Em círculo, enumere as crianças seguidamente. O professor no centro do
círculo atirará a bola para o alto, chamando um dos números, “cinco”, por
exemplo; a criança que corresponde ao número 5 deverá pegar a bola antes que
ela toque o solo, caso consiga ou não, inicia-se de novo a brincadeira. As
crianças em principio deverão pegar a bola coma s duas mãos, depois de certo
tempo, deverão tentar agarrar somente com a mão direita e depois com a mão
esquerda.
3- Arremesso de bolinha de papel
Objetivo: lateralidade.
Faixa etária:3 anos.
Materiais:bolinhas de papel.
As crianças farão uma fila. A 7 metros ficará uma lata de lixo para que
as crianças possam arremessar e acertar as bolinhas dentro do lixo. Cada
criança terá 3 bolinhas de papéis em suas mãos. No início elas irão arremessar
somente com a mão esquerda as 3 bolinhas. Depois de ter arremessado com a
esquerda, arremessa com a direita.
4- Caracol
Objetivo: criatividade, atenção,
coordenação, ritmo, lateralidade.
Faixa etária: 4 anos.
Matérias: giz.
Risca-se no chão um caracol, dividido em 10 partes numeradas; o centro e
o céu. O participante joga uma pedra no n° 1, pulando com um pé só a partir do
n°2, indo com o pé direito e voltando com o pé esquerdo.
Pulando com a direita até chegar ao céu; voltar todos os números e ao
chegar ao n°1 com a perna esquerda, apanhar a pedra e sair do caracol.
Fazer a mesa coisa com os outros números, lembrando-se de não pisar no
número em que a pedra se encontra sempre pulando num pé só, sem cair e pisar no
risco. Se cair, perde a vez, quem conseguir fazer todos os números primeiro,
ganha.
5- Empresta-me a sua casinha
Objetivo: socialização, agilidade, noção
de espaço, coordenação motora, prontidão, respeito e hábitos de educação.
Faixa etária:4 anos.
Materiais: giz ou bambolês
Desenhar no chão vários círculos, ou espalhar bambolês(um a menos que o
número de participantes).
Cada círculo será ocupado por uma criança, a criança que não tem casa
diz:
- empresta-me sua casinha?
As outras respondem:
- pois não!
Todos saem das casinhas, trocando
de lugar. A que está fora deverá ocupar uma das casinhas. A que ficar sem
casinha repete a brincadeira. Continuar até que as próprias crianças comecem a
enjoar.
6- Estátua
Objetivos:melhora do equilíbrio e do
tônus muscular.
Faixa etária:4 anos.
Materiais: nenhum.
As crianças escolhem um colega que será o “Senhor das estátuas”, este
começa a brincadeira mandando os colegas andarem à vontade pelo espaço da
brincadeira e quando ele falar: “1,2,3 estátua”, todos se paralisam numa determinada
posição imitando uma estátua.
O senhor das estátuas tem como objetivo fazer com que alguma criança
sorria ou se movimente, vale qualquer coisa, menos empurrar a estátua.
Quem permanecer imóvel passa a ser o senhor das estátuas, e recomeça a brincadeira.
7- Passes
Objetivos:lateralidade, coordenação.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:bolas.
O professor dividirá a sala em dois grupos. Onde cada grupo ficará em
fila, um de frente para o outro. As crianças irão realizar passes com o pé
direito primeiramente para a outra fila, depois que todos realizaram o passe
com a direita, realizará a mesma coisa só que com o pé esquerdo.
8- Pingüim maluco
Objetivo:coordenação, noção espacial,
atenção e concentração.
Faixa etária:3 anos
Materiais:nenhum.
Todas as crianças começam a imitar um pinguim e, ao sinal do educador,
param. Uma criança é apontada e deverá fazer o movimento para que todos voltam
a imitar o pinguim.
Nesta atividade todos participam ativamente, e pode-se mudar imitar
outros bichos, por exemplo.
9- Pega-pega
Objetivo: orientação e organização
espacial, respiração, equilíbrio e lateralidade.
Faixa etária: 5 anos.
Materiais: fita e colete.
O professor dirá como que é o jogo: uma criança será o pegador (quem
estiver com o colete), as outras correrão e quem for pego será também pegador.
O jogo começará e o professor deixará transcorrer, até que todas as crianças já
tenham sido pegas. Após todas serem pegas, a primeira criança que foi pega,
será o pegador na próxima. Obs: só vale ser pego na onde a fita estiver
amarrada, por exemplo, no braço direito.
10-
Queima
Objetivo: lateralidade, equilíbrio,
coordenação.
Faixa etária: 6 anos.
Materiais: bola de meia ou de papel.
Divide a turma em 2 equipes. Cada equipe escolherá o seu representante na
base. A bola começará com a equipe que ganhou no sorteio.
Regras básicas:
- quando a bola
arremessada pelo adversário atingir qualquer parte do corpo de um jogador da
outra equipe, será considerado “queimado” e irá para a base da sua equipe,
levando consigo a bola;
- quando a bola
arremessada pela equipe adversaria, for segura pelo jogador não será
considerado queimado;
- quando a bola
adversaria tocar no chão, não será considerado queimado e o jogo terá
continuidade;
- toda vez que o
jogador for queimado, ele vai fazer parte da base, ajudando a queimar o
adversário;
- vence a equipe
que queimar primeiro todos os adversários.
11-
Troca de
lugar
Objetivos:lateralidade, concentração,
equilíbrio.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:bancos ou cadeiras, fitas.
Separa a turma em 3 equipes. Cada equipe senta em um banco ou na fila de
cadeiras. Os bancos ou cadeiras serão colocados em forma de triângulo. Ao sinal
do professor as crianças trocam de lado pulando somente com o pé direito, que
será marcado por uma fita amarrada. A hora que todas as crianças passarem por
todos bancos ou cadeira, pularão com o pé esquerdo, que será marcado.
12-
Corrida do
equilibrista
Objetivo:equilíbrio e coordenação.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:caixinhas de fósforos vazias.
Riscam-se duas linhas a 20 metros uma da outra. Cada criança receberá uma
caixinha de fosforo. Todas as crianças irão ficar atrás da linha de partida,
com a caixinha de fosforo em cima da cabeça e sem usar as mãos, tentarão chegar
a linha de chegada sem deixar a caixinha cair. Se a caixinha cair, a criança
deverá parar, colocar novamente na cabeça e reiniciar a corrida para a linha de
chegada. Vence quem chegar primeiro à linha de chegada.
13-
Pega-canetas
Objetivo:lateralidade.
Faixa etária:6 anos.
Materiais:canetas.
Um dos jogadores segura todas as canetas com as duas mãos, em posição
vertical. Abre, pouco a pouco, as mãos e deixar cair sobre a mesa o conjunto de
canetas. As canetas ficam bastantes espalhadas uma sobre as outras.
Um jogador de cada vez tenta retirar uma caneta, mas sem mover nenhuma
das outras. Se esse jogador conseguir, pode colher outras=, e assim
sucessivamente ate falhar.
Quando não se resta nenhuma caneta na mesa, conta-se quantas canetas cada
um tem e ganha aquele que estiver com a maior quantidade.
Pode realizar essa brincadeira com fósforos, palitos de sorvetes, palitos
de dentes e espetinhos de churrasco.
14-
Argolas
Objetivo:lateralidade.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:argolas, cadeiras.
Vira-se ao contrário a cadeira de modo a que fiquem com os pés para cima.
Em uma distancia de cinco metros, risca uma linha no chão, onde será o limite
para que elas possam lançar as argolas.
Todos os jogadores terão 3 argolas. Um de cada vez tentará enfiar suas
argolas num dos pés da cadeira, utilizando somente a mão esquerda, depois a
direita. Sempre que um jogador acerta em uma das pernas pode atirar novamente.
Se errar, recolhe-se a argola e é o jogador seguinte a lançar. Ganha quem
conseguir enfiar mais argola.
15-
A galinha
cega
Objetivos:lateralidade, coordenação,
orientação espacial.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:lenço.
Os alunos farão um círculo, onde escolherão quem será a galinha, onde a
mesma ficará no centro com os olhos vendados com o lenço. O jogo começa quando
a galinha pergunta “aonde você está?” e todos alunos respondem “dê três
voltinhas para a esquerda ou direita que você me encontrará”.
A galinha dá três voltas e todos os outros companheiros caminham em seu
redor. A galinha, tocando-os, tem de descobrir quem são e dizer seu nome.
Quando identificou todos os jogadores, termina o jogo e outro terá que ser a
galinha cega.
16-
Jogo do
boliche
Objetivo: lateralidade, coordenação e
equilíbrio.
Faixa etária:4 anos.
Materiais: garrafas plásticas com areia no fundo e bola de meia.
Ao pé de uma parede coloca-se 6 garrafas perto uma das outras. A parti
daí contam-se cerca de oito passos em linha reta para se traçar uma linha no
chão, onde será o limite para arremessar a bolinha de meia.
Os jogadores fazem dois lançamentos consecutivos com a mão esquerda e
dois a com a mão direita, sem ultrapassar a linha traçada, com a finalidade de
derrubar o maior número de garrafas. Anota-se um ponto para cada garrafa
derrubada, se derrubar todas as garrafas de uma vez, recebe os cinco pontos e
mais cinco de bonificação. Se o jogador derrubar todas de uma vez, levanta as
garrafas, e ele jogará novamente, até que acabem seus arremessos. Quem chegar
ao número de cinquenta pontos primeiro é o vencedor do jogo.
17-
O engole
bolas
Objetivos:lateralidade, coordenação,
atenção.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:caixa grande de papelão,
tesoura, bolas de tênis.
Primeiramente constrói o engole bolas, cortando quatro círculos de 10
centímetros de diâmetro em um lado da caixa. Traça uma linha a 6 metros da
caixa, onde será a marca para se arremessar a bola na caixa.
Os jogadores jogam por sua vez, com a mão direita primeiro e depois com a
mão esquerda, as quatro bolas. Recebe-se ponto por bola que se acerta num dos
buracos do engole bolas. Ganha quem chegar a dez pontos primeiro.
18-
Pares
colados
Objetivos:coordenação, equilíbrio.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:lenços.
Antes de começar a brincadeira risca duas linhas a aproximadamente 20
metros de distancia uma da outra, onde uma é de saída e outra de chegada. O
jogo é uma corrida de pares unidos mediante um lenço que junta o pé direito de
uma ao pé esquerdo de outro. Os jogadores ficam na saída e ao sinal do
professor começam a correr como podem em direção à linha de chegada. Ganha o
par que chegar primeiro. Caso desamarre o lenço, pare amarre-o novamente.
19-
Labirinto
Objetivo:equilíbrio, coordenação.
Faixa etária:3 anos.
Materiais:giz.
Divide-se a
turma em duas equipes. Estabeleça um ponto a ser atingido, (um ponto de
chegada) distante da criança, e pedir para que ela chegue até lá. A criança sé
pode percorrer o caminho caminhando apenas em cima da linha tracejada no chão.
Ganha a equipe que chegar com o menor tempo após todos participantes terem
cumprido a prova.
20-
Zigzag
Objetivos:lateralidade.
Faixa etária:6
anos.
Materiais:cones.
Colocam-se cones
em forma de zigzag, um do lado do outro, em uma distância de 5 metros. As
crianças deverão se deslocar de um lado para outro, lateralmente, direita e
esquerda. Após realizar o zigzag sairão pulando somente com a perna direita até
a linha demarcada pelo professor. Terminando, voltará para o final da fila e
realiza novamente o exercício, mas pulando com a perna esquerda.
21-
Lançamento
Objetivo: lateralidade, equilíbrio.
Faixa etária:6 anos.
Materiais:bolas e fita.
O professor dividirá os alunos em quatro grupos. Com os grupos formados,
irão ficar em um formato de um quadrado, onde ficarão lançando a bola de um
grupo para o outro, primeiramente com a mão esquerda e depois com a direita. O
aluno que fizer o passe correrá para o final da fila e assim sucessivamente,
para que todos possam participar da atividade.
22-
Circuito
Objetivo:coordenação, equilíbrio,
lateralidade.
Faixa etária:3 anos.
Materiais:giz.
O professor
riscará o chão com giz, montando um circuito contendo curvas e retas. As
crianças percorrerão pisando nas linhas riscadas no chão, que contêm retas e
curvas. Os alunos devem percorrer o circuito realizando vários tipos de andar,
como saltar com apenas um dos pés, com os pés juntos, de mãos dadas com o
colega. E pra dificultar os saltos, o professor poderá colocar obstáculos
(tênis) para a criança saltar.
23-
Pim-Pom
Objetivos:lateralidade,
atenção.
Faixa etária:3
anos.
Materiais:nenhum.
O professor ensinará a musica para todos alunos, quando os alunos já
estiverem sabendo da letra, o professor irá cantar e os alunos irão realizar os
movimentos que serão apresentados na música.
Música:
Pim-pom é um boneco
muito bonito e de cartão,
de cartão;
lava a carinha com água e
sabão (juntam-se as mãos fazendo o
gesto de lavar a cara)
Desembaraça o cabelo
com pente de marfim,
marfim (faz o
gesto de pentear o cabelo)
Ainda que dê puxões
não chora nem faz assim (esfrega
os olhos como se estivesse chorando)
24-
Gato e rato
Objetivos:lateralidade, atenção.
Faixa etária:4 anos.
Materiais:nenhum.
Dois círculos com os alunos serão formados, um interno e outro externo.
Fora do círculo, deverá ficar um aluno que representará o gato. Dentro do
segundo círculo (menor), ficará um aluno que representará o ratinho. A
brincadeira consiste em o gato pegar o rato, porém, cabem aos alunos que
compõem os círculos, impedi-los. A movimentação permitida é direita e esquerda,
na qual os alunos deverão estar atentos, de forma que se movimentem para o
mesmo lado e pronunciem o lado a ser impedido, caso contrário, o rato e o gato
impedirão a barreira com facilidade.
25-
Batata
quente
Objetivos:lateralidade.
Faixa etária:6 anos.
Materiais: bola e lenço.
O professor fará com que
a turma fique em círculo, sentados. Uma criança fica fora da roda, de costas ou
com os olhos vendados, dizendo a frase: “Batata quente, quente, quente...
queimou!” Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até
ouvirem a palavra “queimou”. Quem estiver com a bola nesse momento vai para o
lugar do aluno que fica com os olhos vendados. Ganha quem não sair da roda, ou
seja, quem não for queimado. (Em uma rodada passar a bola para um lado, na
outra passar para o outro lado).
26-
Copinho
Objetivo:lateralidade.
Faixa
etaria:4 anos.
Materiais:copos descartáveis, cordas.
Os alunos deverão andar em cima da trilha feita na quadra. Serão feitas
trilhas de cordas. Colocar os alunos em colunas e pedir para que eles segurem
um copo descartável com um pouco de água em uma das mãos e se desloque até o
outro lado da quadra sem deixar o copo cair. Realizar com as duas mãos.
27-
Vai e vem
Objetivos:lateralidade, equilibrio.
Faixa
etaria:4 anos.
Materiais:nenhum.
Os alunos ficarão dispostos em uma linha lateral da quadra um ao lado do
outro, ao sinal do professor deverão atravessar para o outro lado saltando de
um pé só, logo após voltarão saltando com o pé contrario ao que foi.
28-
O último sobrevivente
Objetivo:atenção, equilíbrio, percepção visual.
Faixa
etaria:4 anos.
Materiais:bexiga, barbante.
A professora amarrará em cada
bexiga um barbante que posteriormente será amarrado no tornozelo esquerdo das
crianças, a brincadeira consiste em estourar a bexiga do colega com o pé
direito não se esquecendo de defender a sua que está no outro pé, quando um
aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI" e sentará em um canto
até que sobre um jogador que então será o vencedor.
29-
Passa a Bola
Objetivo:lateralidade, agilidade.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:bola.
Colocar os alunos em filas em números iguais, depois dar uma bola de
handebol para a criança da frente, ela terá que passar a bola para seu colega
de trás pelo lado direito e assim sucessivamente, e quando chegar ao último
colega ele voltara a bola pelo lado esquerdo, o grupo que o primeiro integrante
receber a bola mais rápido ganha.
30-
Jogo para os
membros inferiores
Objetivo:lateralidade, equilíbrio.
Faixa etária:5 anos.
Materiais:giz.
Pode-se organizar esta atividade em forma de corrida de revezamento,
realizando com um pé só. O trajeto será feito na linha tracejada pelo
professor. Na ida, a criança vai saltando somente com a perna direita e na
volta deverá ser feita com a perna esquerda.
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