Bom Dia!!!
A semana começou com esse sol maravilhoso (obrigaduuuu)... e a dica da semana é sobre musculação... a ordem dos exercícios... bem interessante e quem mandou pra gente foi a professora Monique... Aproveitem a matéria, qq dúvida converse com seu professor e quem ainda não esta malhando.... hora de voltar!!!!
A prática da musculação vem se tornando a cada dia uma das atividades físicas de maior popularidade nos diversos segmentos da sociedade, seja para os fins de treinamento do rendimento esportivo, seja para os propósitos de ganhos e benefícios relacionados á saúde e condicionamento físico, ou como é muito presente também, na intervenção junto a processos de reabilitação física e sobretudo como prática na busca incessante pela modificação da estética corporal. Assim, nos últimos anos tem sido dada no meio científico, uma maior atenção para os estudos aplicados a estas atividades que estão relacionadas á áreas aplicadas como a educação física, fisioterapia e medicina esportiva.
Um programa de exercícios com pesos exige uma observação das variáveis que compõe um treinamento, como por exemplo o nº. de exercícios, n° de séries, a frequência com que o aluno vai a academia, a velocidade de execução, o tempo de intervalo entre séries e exercícios e por fim a carga (intensidade). Além destes itens listados, é necessário destacar que na estrutura do treino, um aspecto importante é o referente à “ordem dos exercícios”, pois a sequência da realização dos mesmos pode ser determinante no resultado obtido pelo treino e consequentemente influenciar os resultados na força e hipertrofia muscular.
Assim, tendo como base que a sessão de treino pode ser realizada sob diferentes sequências de exercícios, é muito importante no momento da prescrição e execução de um programa de treinamento com pesos, ficar atento não apenas para as variáveis clássicas como intensidade, número de séries, velocidade de execução etc, como também é necessário uma análise das possibilidades de mecher com a ordem dos exercícios. Observa-se que na literatura científica o primeiro estudo na investigação dos efeitos da ordem dos exercícios na performance do treinamento foi realizado por Sforzo e Touey (1996) onde mostra que o melhor resultado foi obtido pela realização dos exercícios multiarticulares antes dos uniarticulares, em que eles relataram maior produção de força total e menor taxa de fadiga neste tipo de seqüência dos exercícios realizados por homens treinados. O que se pôde observar de comum, nos estudos analisados foi a grande tendência em mostrar que, quando a sequência de exercícios é aplicada na ordem dos maiores para os menores grupos musculares (multiarticulares antes dos uniarticulares) o volume total do treino é significativamente maior comparando-se com a ordem inversa (uniarticulares antes dos multiarticulares).
Porém um dos métodos mais usados por fisioculturistas, o método conhecido como pré-exaustão, mostra que a ordem inversa dos exercícios, ou seja, dos uniarticulares, para os multiarticulares, ou dos pequenos para os grandes grupos musculares, ou ainda dos antagonistas antes dos agonistas, resultam em grandes resultados quando realizados para obtenção de hipertrofia e força.
Enfim, é possível observar que existem poucos estudos relacionando o efeito da ordem dos exercícios na performance de treinamento. O próprio Colégio Americano de Medicina Esportiva (2002) apresenta em suas recomendações uma única citação referente à ordem. Além disto, até o momento não foi apresentado nenhum experimento crônico sobre efeitos das diferentes ordens de execução dos exercícios na força e hipertrofia muscular. Assim, mais estudos relacionando manipulação na ordem dos exercícios de meusculação e desempenho a curto e longo prazo são necessários para melhor elucidar estes mecanismos aplicados ao treinamento.
Maiores informações converse com seu professor
Fonte: Fonte: Revista digital Efdeportes. Com
|
Nenhum comentário :
Postar um comentário