CAPACIDADE
FUNCIONAL : 3
ATIVIDADE NEUROMOTORA: EQUILÍBRIO
PLANO DE
AULA
INFORMAÇÕES
N° de
pessoas: 10
Data: Horário: 8h:00min
ás 9h:00min
Capacidade Funcional: Nível 03
Atividade
Neuromotora: Equilíbrio
Atividades:
Resistência muscular e alongamento
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Objetivos(
Específicos da atividade )
Geral: Oportunizar
os idosos a terem uma vivencia de atividades que melhorem sua qualidade de
vida
Especifico: Realizar
atividades recreativas para melhorar o equilíbrio nos idosos manter o centro de gravidade intacta ao fazer
os movimentos do corpo em várias direções.
Praticar atividades que desenvolva a força para a manutenção da massa
muscular.
Fazer exercícios que proporcionem uma maior amplitude das articulações
para melhorar a flexibilidade.
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Materiais: Elástico,
faixa de tecido, barra de ling, bola de bobath, colchonete
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Disposição:
Atividade de
Equilíbrio: Os Idosos irão realizar atividades de equilíbrio em circulo com o
auxilio e a participação do professor. Em primeiro me
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Desenvolvimento das atividades:
Atividade de Equilíbrio: A primeira atividade durará aproximadamente 15
minutos, no inicio o professor pedirá para que os alunos fiquem em circulo no
centro da quadra, onde o professor irá passar alguns exercícios que envolvam equilíbrio. 1° momento: O professor pedirá
para os idosos ficarem de um pé só e tentem equilibrar, depois será colocado
uma caixa de fósforo sobre a coxa para eles equilibrarem. 2° momento: Será em
circulo os idosos farão exercício
que consiste em simplesmente sentar e
levantar de uma cadeira sem usar qualquer ajuda ou apoio. Para este
exercício, uma cadeira sem apoio. Os idosos irão sentar-se e levanta-se das
cadeiras eles irão fazer esse exercício por 1 minuto com intervalo de 30
segundos, isso será repetido 4 vezes . 3° momento: Os idosos irão andar em
linha reta desenhada por eles com 1 m, deverão manter os dois pés sobre esta
uma linha em frente do outro. Farão isso por 2 minuto e no intervalo de 1
minutos de cada serie irão passar uma bola por eles. Farão isso em 4 series
com o mesmo tempo cada.
Atividade de Força: 4 series de 8
repetições com intervalo de 30 segundos
MMII
QUADRÍCEPS: aluno sentado em uma cadeira com uso de elástico, fará a o movimento
de extensão da perna. 3 movimentos
ÍSQUIOS: aluno de pé com uso de elástico, fará o movimento de flexão de perna.
GLÚTEOS: aluno de pé, elástico no tornozelo. Professor se posiciona a frente do
aluno segurando o elástico. O movimento é de extensao do quadril, contraindo
assim o glúteo.
ADUTORES: aluno de pé, exercício unilateral, com elástico posicionado no
tornozelo, com a ajuda do professor segurando o elástico, o aluno faz
movimento de adução com a perna, no sentido contrário à resistência imposta.
ABDUTORES: aluno de pé, exercício unilateral, com elástico posicionado no
tornozelo, com a ajuda do professor segurando o elástico, o aluno faz
movimento de abduçao com a perna, no sentido contrário a resistência imposta.
TRÍCEPS SURAL: aluno sentado em um colchonete, com as costas bem apoiadas e com
postura adequada, pernas extendidas, com elastico posicionado na extremidade
da região plantar. O movimento é de extensão e flexão plantar.
MMSS
PEITORAL:aluno de pé segura nas extremidades do elástico, posicionando de forma
que tenha resistência do mesmo na execução do exercício. Braços estendido com
ombro a 90 graus, inicio do movimento com os braços unidos e faz abdução de
braço.
DORSAL:aluno de frente para a barra de ling, elástico amarrado a ela na
altura das costelas. Posição do braço junto ao corpo e cotovelo em 90 graus.
O aluno segura a outra ponta do elástico e faz movimento de extensão de
ombro, mantendo o cotovelo na mesma angulação.
TRAPÉSIO:
BÍCEPS:o aluno pisa em uma das extremidades do elástico com o pé do mesmo
lado que irá trabalhar o bíceps. A outra extremidade o aluno segura com a
mão. Posição do braço junto ao corpo cotovelo a 90 graus, antebraço supinado,
faz o movimento de flexão, tendo a resistência do elástico.
TRÍCEPS:aluno de frente para a barra de ling, o elástico amarrado a ela na
altura do quadril, a outra extremidade do elástico na mão do aluno.
Posicionado com o braço estendido ao longo do corpo, faz o movimento de extensão
do ombro, trabalhando assim o tríceps.
TRONCO
LOMBAR:
ABDOMINAL:aluno sentado na bola de bobath, com o elástico passado na frente do
torax com as extremidades nas costas, seguradas pelo professor. O movimento
será de flexão do tronco com resistência adequada do elástico.
Atividade de Alongamento: 15 segundos
cada exercício.
MMII
QUADRÍCEPS:aluno deitado em decubito lateral, o professor passa a faixa no meio
da coxa do aluno e se posiciona nas costas desse aluno, puxando a faixa e
fazendo a extençao de quadril, alongando assim o quadríceps.
ÍSQUIOS E TRÍCEPS SURAL: aluno
sentado ou deitado em um colchonete, com as costas apoiadas adequadamente,
pernas extendidas. Coloca - se a faixa de tecido no meio da regiao plantar e
puxa fazendo o movimento de flexao plantar, alongando assim os ísquios
tibiais.
GLÚTEOS: aluno deitado em um colchonete, com a faixa colocada em volta da parte
posterios da coxa. O movimento é de flexao do quadril, levando a coxa o mais
proximo do abdomem. O joelho se mantem fletido. Como na figura, pode ser
feito sem faixa também.
ADUTORES: aluno deitado em um colchonete, com a faixa na ponta do pé, eleva a
perna e lateraliza abduzindo e alongando os adutores.
ABDUTORES:aluno deitado em um colchonete, com as pernas extendidas, o professor
passa a faixa no tornozelo fletindo o quadril a 30 graus e levando a perna em
sentido contralateral, fazendo uma aduçao, alongando assim os abdutores.
MMSS
PEITORAL:aluno com cada ponta da faixa em uma das mãos, com aduçao de ombro de
45 graus, faz rotaçao com elevação frontal o maximo de amplitude que a articulação
permitir. Assim o peitoral será alongado.
DORSAL:aluno segura a faixa com as mãos deixando um espaço entre elas de um
palmo, faz elevação frontal de ombro e faz flexão lateral de tronco. Primeiro
de um lado depois o outro.
TRAPÉSIO:
BÍCEPS: aluno prende a faixa em algum ponto que a deixe fixada, e usa como
ponto de apoio, fazendo rotaçao de ombro alongando o bíceps. Observar figura.
TRÍCEPS:aluno de pé, segurando a faixa com as mãos contralaterias atras do
corpo, primeiro puxa a faixa para baixo alongando assim o tríceps do braço
que ficou fletido a cima da cabeça, depois a mao superior puxa a faixa para
cima alongando o braço que ficou atras das costas. Depois faz - se a troca de
mãos, a que estava em cima vai para as costa e a que estava nas costas vai
para a parte superior fletidonproximo
da cabeça. Uma variação é aproximando as mãos.
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Variações
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Observações:
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