A Educação Física em seu
processo de construção sofreu inúmeras influencias sociais, culturais e
politicas, isso conforme o período histórico que se encontrava. Sendo assim os
anos de 1980 foi um momento marcado por uma mudança do pensamento.
A compreensão de educação
física antes dessa abertura politica era em primeiro momento uma educação
tradicional responsabilidade da igreja, com o passar dos anos a educação passou
a ser responsabilidade do estado assim aparece tencendias que considerava o aluno
como sendo o centro da aprendizagem, assim esse modelo de educação foi a escola
nova, algum tempo depois por volta da década de 70 surge outro modelo o
técnico, onde as aulas de educação física visava a descoberta de novos talentos
e de performance. Desse modo essa três tendências educacionais implantadas no
Brasil são consideradas como teorias liberais
Com essa transformação
ideológica se deve por o período da ditadura estar em seu fim, assim teorias
que envolvem a educação física aparecem com vigor, pois todo campo educacional
é reformulado e os teóricos começam a voltar para o país dando um novo respirar
para o campo educacional brasileiro, influenciando assim todas as áreas da
educação, inclusive a educação física. Desse modo tendências como a desenvolvimentista,
construtivista, critico-superadora e a critico emancipatória aparecem nesse
meio.
Assim pode-se notar que cada
tendência tem sua característica particular e seu ponto eixo. Isso fica evidente
se observar a ideia principal de cada uma como e o caso da desenvolvimentista
que vê o movimento como meio e o fim constituindo-se com o foco nas habilidades
motoras, já a construtivista defende a formação integral do sujeito
considerando dimensões cognitivas e afetivas, com um preocupação com a cultura
infantil.
Outras tendências que
aparecem nesse meio são as teorias critico reprodutivistas, que por sua
essência criticam a sociedade e o sistema educacional porém não aponta
soluções. Nesse víeis aparecem outra tendências como e o caso das criticas, tendo
com cabeça Saviani que propôs a pedagogia histórico critico e na educação
física temos alguns autores que bebem da fonte, assim com essa ideias escrevem
um livro o coletivo de autores falando sobre essa pedagogia nas na área da
educação física, conhecida como critico superadora. Além desse perpectiva
proposta discutida existe também outra tendência critica da educação um
proposta por libanio a progressista.
Por fim a educação física e
como todo o contexto educacional entrou em um momento das tendências
pos-criticas, dentre elas podemos ressaltar o multiculturalismo, onde vários
autores escrevem sobre esse tema sendo algo bastante discutido na atualidade
principalmente por essa mistura de raças e de culturas que existe no Brasil
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