APRENDER E ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL


Embora numa aula de Educação Física os aspectos corporais sejam mais evidentes, mais facilmente observáveis, e a aprendizagem esteja vinculada à experiência prática, o aluno precisa ser considerado como um todo no qual aspectos cognitivos, afetivos e corporais estão inter-relacionados em todas as situações.
Não basta a repetição de gestos estereotipados, com vistas a automatizá-los e reproduzi-los. É necessário que o aluno se aproprie do processo de construção de conhecimentos relativos ao corpo e ao movimento e construa uma possibilidade autônoma de utilização de seu potencial gestual.
O processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, portanto, não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.

Coca-cola na atividade física: vício ou benefício?

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Bebida é escolhida por ser altamente palatável. 

Em algumas atividades físicas de longas distâncias, como as corridas, é comum encontrar nos postos de hidratação alguns alimentos sólidos, como castanhas, bolos e bolachas, além de água e algumas bebidas isotônicas. Porém, alguns atletas ainda sentem falta de um aliado: a coca-cola.

O produto contém um alto conteúdo calórico, que diminui a taxa de esvaziamento gástrico e diminui a sensação de fome. “A coca-cola não tem nenhuma propriedade nutricional. Quando consumida durante o treino, não surge como a melhor opção por ser muito concentrada”, informa o nutricionista, especialista em nutrição esportiva e professor da Unifesp, Dr. Murilo Dattilo.

A solução contém uma alta concentração de carboidratos (mais de 10%), que são absorvidos rapidamente pelo organismo.

DOENÇAS DE INVERNO

SAIBA O QUE É OCLUSÃO MUSCULAR

Como funciona o treino de oclusão?  É possível treinar com pesos leves e ainda assim ganhar força e massa muscular? Parece que sim, com o treino de oclusão.

O que é o treino de oclusão?

O treino de oclusão implica a restrição parcial do fluxo sanguíneo (ocluir) para o músculo, quando está a treinar com pesos, utilizando para esse efeito um torniquete.

TREINAMENTO DE FORÇA COM OCLUSÃO VASCULAR

Sabe-se que o treino de força é um dos meios para ativar fibras musculares brancas (tipo II), que possuem um maior potencial para hipertrofia (McDonagh et al., 1984). Porém, além das contrações concêntricas e isométricas, outra maneira de ativar essas fibras musculares é o processo isquêmico (Takarada et al., 2001). Ou seja, provocando no músculo um ambiente com restrição de circulação sanguínea e consequente baixa oferta de oxigênio.

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ADOLESCENCIA E VIOLÊNCIA


                                                                                                               Maria Ignez Saito
Conforme afirmações de Maria Ignez Saito, atualmente vive-se um momento muito crítico em nossa sociedade, que se refere à relação entre os seres humanos e a violência, no qual encontramos uma crescente situação de guerra em nossas vidas, se tornado parte do nosso cotidiano se tornado cada vez mais esperado ou normal .
Essas modificações deveria conduzir a sociedade a profundas reflexões para que pensasse uma forma criar uma articulada forma de reduzir esse fenômeno crescente que é a violência e suas diferentes formas.
Um dos casos mais frequentes de violência entre as mulheres  é o abuso sexual, outro fato que merece ser destacado é  a elevada  taxa de homicídios por parte de jovens do sexo masculino  em alguns países é muito comum  jovens de ambos os sexos se suicidarem.

ABUSO E DEPENDENCIA DE DROGAS

                                                                                                               Sandra Scivoletto

Introdução  
                                  
Segundo Sandra Scivoletto, o uso exacerbado e a dependência de drogas, até ultimas décadas poderiam ser apontada como um problema exclusivo de pessoas na idade adulta, porém esse quadro vem se invertendo, pois cada vez mais, esse consumo vem se iniciando precocemente.

Isso de deve pelo fato que a própria pré-adolescência  e a adolescência pode ser considerada um período de transição, onde a ex-criança adquire novos comportamentos e uma maior autonomia, essa é a fase onde o individuo tem mobilidade de se deslocar fisicamente, tendo a oportunidade fazer suas próprias escolhas, tanto na área social , profissional e esportiva.

AIDS E ADOLESCENCIA


                                                                                                                                 Valéria Petri

Introdução

Segundo Valéria Petri, os adolescentes, do mesmo modo os adultos estão sujeitos ao desgosto das doenças venéreas como consequência negativa da prática sexual, sendo assim o resultado desse  processo muitas vezes pode estar relacionado com a liberação dos costumes, privações da pobreza, opção pessoal, imposição de um grupo social que pertencem ou a exposição pela violência nas suas diversas formas.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: FATOR DE RISCO

                                                                                   
                                                                                              Eleuse Britto Guimarães 

Introdução                                              
              
Uma preocupação com o tema gravidez na adolescência, no Brasil se deve pelo fato de ter tido um aumento a partir da década de 80 e especialmente da década de 90. Esse fato se deveu a dois fatores , o desenvolvimento progressivo, na área da saúde se interessando pela saúde do adolescente, outro motivo é  o aumento da fecundidade na adolescência, embora que a fecundidade no Brasil tenha caído.
Contudo varias ciências se envolvem para tentar mostrar que para analisarmos a gravidez na adolescência, temos que observar o contexto periódico, considerando vários fatores como renda, escolaridade, pois quanto menos o status social e menos grau de escolaridade tiver, mais suscetível estará em ficar gravida. Desse modo o social e o intelectual é um fator determinante no resultado final.

ANTICONCEPÇÃO


                                                                                                    João Luiz Pinto Silva

Estatisticamente dados levantados pela pesquisa Nacional Sobre Demografia e Saúde nos revela que últimos anos tem mostrado um aumento na taxa de fecundidade entre as  adolescentes brasileiras de 10 a 19 anos. A mesma fonte aponta que 11,5%dos jovens com 15 anos, 42% aos 18 anos e 61% aos 21 anos, em 1996, já haviam iniciado a sua vida sexual, contra respectivamente 6,2% 25,55 e 44,5% nas mesmas faixas de idade, a 30 anos.  Nesse mesmo período 18% das adolescentes brasileiras já haviam tido um filho ou estavam gravidas, percentual mais elevado nas áreas rurais 24% do nas urbanas áreas urbanas que foi de 17%.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

                                                   
                                                                                          Ligia de Fátima                                                                                                                                           Nobrega Reato

A adolescência e um período de transformações aparentemente visíveis, tanto no seu caráter físico, social e emocional. É nesse momento se é possível a observação do estabelecimento de comportamentos diferentes como também o uma maior vulnerabilidade para influencias externas.
Mantendo esse mesmo viés, e possível notar que os meios de comunicação em massa exercem grande influencia sobre os jovens, um desse e a internet, que desempenha um papel de socializador entre os adolescentes de todos os lugares. Nesse ponto vemos que o a função da socialização e algo muito importante, pois desempenha a função de interiorizar valores, crenças, atitudes e normas de conduta que são próprias de uma sociedade, desse modo, esse processo ocorre durante toda a vida, mas é na adolescência que ele desempenha um papel fundamental para a futura construção adulta.

FAMILIA E ADOLESCENCIA: ANTES E DEPOIS


                                                                                Vera Lúcia C. Lamanno- Adamo

O período da adolescência e o momento em que implica a família grandes esforços, pois é nessa fase que ele compreende sua inevitabilidade em relação à morte.  A psicanalise tem mostrado que o se humano cria mecanismos para negar a realidade indesejada, por isso pode ser utilizado pelas famílias para auxiliar no afastamento da realidade que provoca dor, sendo assim é um sistema do desenvolvimento humano, no qual dá o poder a todos de criar um fantasia inconsciente que possibilita poder se livrar , da ansiedade, da angustia, dos conflitos e do trabalho de luto próprios a todo o ser humano .

DO FITNESS AO WELLNESS: OS TRÊS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA


Roberto Pereira Furtado*
RESUMO

O artigo refere-se às transformações ocorridas em academias de ginástica ao longo de sua história. A elaboração aqui apresentada é resultado de uma pesquisa desenvolvida na cidade de Goiânia, por meio de entrevistas com professores e coordenadores de academias, bem como observação participante e análises de documentos. Nota-se que as academias passaram por três estágios em seu desenvolvimento histórico e esses estágios são determinados pela intensidade de inserção da racionalização da produção. Atualmente podem ser encontradas academias que se aproximam de todos os três estágios, pois o desenvolvimento referido acontece de forma desigual. A mudança da terminologia utilizada pela academia, do fitness ao wellness, expressa de forma emblemática as transformações em questão.
PALAVRAS-CHAVE: Academias de Ginástica – História – Fitness – Wellness

RESENHA ESCOLA E DEMOCRACIA

RESENHA CRÍTICA
1. Referencia Bibliográfica da Obra
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 41ed. Campinas: Editora, Autores Associados, 2009.
2. Perspectiva Teórica e Síntese da Obra

As teorias da educação e o problema da marginalidade

O problema


Podemos afirmar que segundo o autor no período que corresponde ao ano de 1970, 50% dos alunos, das escolas primarias dos paises da América latina, estavam em condições de semi-analfabetismo ou nem mesmo tinha acesso a ela. Com isso passaram a ser marginalizados pela sociedade.
De inicio é levantado varias questões, a respeito da escolarização, onde teoria educacional apontadas por ele ressalta. A superação da marginalidade e a outra mostra a educação como instrumento discriminação social , sendo que ambas em uma relação em comum, tentar explicar e legislação que esta entre a marginalidade, educação e a sociedade.
Dessa forma o primeiro grupo e demonstrado pelo autor como uma sociedade harmoniosa, tendo integração com seus membros, considerando a marginalidade como um acidente e a educação certa como instrumento de correção.
Permanecendo nessa idéia notamos que há um objetivo de reformar os laços sociais e superar a marginalidade através de serviços educativos, sendo responsável por construir uma sociedade igualitária.

GINÁSTICA AERÓBICA


Diferentemente da GAE, cuja prática é regulada por um estrito Código de Pontuação, a Ginástica Aeróbica, empregada para o condicionamento físico, não apresenta um modelo fechado de como deve ser realizada a aula (tempo de duração, número de alunos, condições do espaço, materiais que podem ou não ser usados, etc.) ou sobre as técnicas de cada um dos exercícios. Isso não significa que esta prática ocorra isenta de pressupostos científicos, técnicos ou estéticos, conhecimentos que certamente definem algumas de suas características. Nos CDs, é detalhado o que significa o exercício aeróbico, quantos dias de práticas são recomendados por semana, qual a duração média das aulas, o que significa “Alto e Baixo Impacto”, quais são os modismos associados e motivadores de variantes desta prática (como o Aeroboxe ou o “Body Combat” – versões que incluem movimentos típicos de modalidades de luta como Caratê, Kickboxing, Tae- Kwon-Do e Boxe) e até mesmo alguns elementos sobre sua história. Por isso, não repetiremos tais informações aqui. Contudo, podemos adicionar a necessidade de calçados adequados, que certamente podem ajudar a diminuir o impacto dos exercícios. Infelizmente pouco ou quase nada debatemos sobre este assunto (Biomecânica do Calçado Desportivo) durante nossa educação, nem mesmo durante a formação superior específica de Educação Física.

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TRANSFORMAÇOES DIDATICO PEDAGOGICA DO ESPORTE

SOBRE O LIVRO

Transformação Didático-Pedagógica do Esporte

A obra de Elenor Kunz, denominada 'Transformação Didático-Pedagógica do Esporte' apresenta a CPCE (Crítico Emancipatória), para anunciar e estimular mudanças reais e concretas na concepção de ensino da EF, bem como no conteúdo, no método e nas condições das possibilidades na prática pedagógica. Para Kunz, o esporte é realizado predominantemente de forma cada vez mais normatizada e padronizada visando atender o rendimento cobrado pelas sociedades industriais. Para que o esporte possa ser praticado na escola, é preciso analisar quais os interesses, desejos e necessidades que formam a instituição.

EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: FUNDAMENTOS DE UMA ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA

Resumo do livro: “Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista”.

TANI, GO; MANOEL, Edson de Jesus; KOKUBUN, Eduardo; PROENÇA, José Elias de. Educação Física Escolar: fundamento de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 11 anos, buscando, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo seus autores (Tani, Manoel, Kokubun e Proença), é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social na aprendizagem motora e, em função dessas características, sugerir aspectos relevantes para a estruturação das aulas.

JOGOS COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO

TEMA: Exercitando a convivência  

OBJETIVO GERAL: Construir seu próprio conhecimento por meio das vivências dos diferentes tipos de jogos lúdicos e aperfeiçoar as habilidades motoras, o convívio sócio-afetivo e domínio cognitivo.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Proporcionar por meio dos jogos uma maior socialização para os alunos juntamente com os professores regentes.

METODO DESCRITIVO PODE SER USADO NA EDUCAÇÃO FISICA

PESQUISA DESCRITIVA

A pesquisa descritiva, parte do pressuposto que pode-se melhorar as práticas e solucionar problemas por meio da observação. Além disso, é muito presente na Educação e nas ciências comportamentais.
O estudo exploratório é o método mais utilizado, devido ao uso de questionários, entrevistas pessoais, surveys pelo telefone e surveys normativos. Esses surveys são técnicas que possuem o objetivo de estabelecer práticas presentes ou opiniões de uma população específica. Dividem-se em quatro técnicas de estudo: o questionário, o método Delphi, a entrevista pessoal e o survey normativo.

O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA


A Educação Física é uma disciplina riquíssima de conteúdos historicamente acumulados, estando intimamente relacionada com a cultura de um povo. Isso fica claro nos documentos norteadores nacionais (Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN) destacam que:

O ser humano, desde suas origens, produziu cultura. Sua história é uma história de cultura, na medida em que tudo o que faz está inserido num contexto cultural, produzindo e reproduzindo cultura. O conceito de cultura é aqui entendido como produto da sociedade, da coletividade à qual os indivíduos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os (PCNs, 2007, p. 23).

Nesse contexto, pode-se observar que a Educação Física permite ao aluno vivenciar “diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais” (PCNs, 2007, p.24).

O EXERCÍCIO E A FIBROMIALGIA

Resumo
Por ser um tema polêmico e desafiante, uma vez que a Fibromialgia é uma doença de diagnóstico difícil, muitas vezes confundida com outras patologias mórbidas e não raro atribuída a distúrbios emocionais. As dores musculares em pontos diversos, a irritabilidade, a cefaléia e a incidência maior em pacientes do sexo feminino são algumas de suas características mais marcantes. O exercício é uma intervenção de baixo custo que pode promover saúde em vários aspectos e é capaz de reduzir a dor e outros sintomas da fibromialgia (FM). Nos últimos 20 anos, muitos ensaios clínicos sobre exercício para a FM foram publicados. Apesar dos erros metodológicos, há forte nível de evidência de que exercícios aeróbios supervisionados são eficazes na redução da dor, no número de pontos dolorosos, na qualidade de vida e na depressão, aspectos estes relacionados com a FM. Assim este trabalho verificará, através de uma pesquisa bibliográfica, como a atividade física bem orientada pode contribuir com a melhora do quadro geral do portador desta doença.


Palavras-Chave: fibromialgia, dor, exercício físico.

ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE A ABORDAGEM CRITICO SUPERADORA

1. Contextualização Histórica

a)   Na Economia:

Para Neto (2004)  o ano de 1970  foi marcado por um crise no neoliberalismo assim teóricos da época apontam que a única forma da economia sair da crise mundial e retomando as propostas neoliberais. Uma década depois Magarei Tatcher  fez da Inglaterra o primeiro pais a implementar o neoliberalismo com seu modelo mais puro. De acordo com o mesmo autor para se sair da crise mundial foi elaborado um conjunto de reformas concretas no que se remete ao plano econômico, político, jurídico e educacional. Desse modo foi firmado um “serie de estratégias culturais orientadas a impor novos diagnósticos acerca da crise e construir novos significados sociais, legitimando as reformas neoliberais como sendo as únicas possíveis no contexto atual (NETO,2004). Inúmeros países romperam o encanto com o neoliberalismo e aderem esse modelo, assim deixando livre a concorrência de mercado ditarem o destino da sociedade brasileira

BIOENERGÉTICA E ATIVIDADE FISICA


1. Introdução à bioenergética

A vida depende essencialmente da nossa capacidade de realizar tarefas, tais como pensar, falar, ouvir, movimentar, entre outras. Estas atividades em termos bioenergéticos são traduzidas na execução de trabalho de diferentes tipos (trabalho osmótico, trabalho de síntese, trabalho mecânico, etc). Portanto, estaremos vivos, enquanto tivermos energia para realizarmos todos os trabalhos relacionados com a manutenção da vida da célula, dos órgãos, tecidos, sistemas e do corpo. Todas estas atividades essencialmente dependem do fornecimento adequado de energia, e o sistema biológico deve constantemente ajustar a produção ao gasto energético para não comprometer a sua capacidade de realizar trabalho. O tipo de energia processado pelo sistema biológico é variável, e inclui a mecânica, elétrica, osmótica, sonora, etc. No caso da atividade física, a energia relacionada com o movimento é de natureza química, armazenada nas ligações químicas entre os átomos que formam as moléculas constituintes dos diversos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas). Esta energia deve ser processada e eficientemente transferida para os músculos solicitados na execução de uma determinada atividade física. A bioenergética trata exatamente dos princípios que fundamentam a realização dos processos ou reações químicas (catabolismo e anabolismo) responsáveis pela transferência de energia dos locais de produção pra os locais de consumo nos sistemas biológicos.

EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

INTRODUÇÃO
Sabemos como e o dia-a-dia de uma criança, desde quando começa a se arrastar até quando realizam atividades que nós adultos talvez não acreditássemos que fossem capazes de realizarem.
É notável que exista um contraste entre as classes sociais, fica mais evidente essa questão quando comparamos os movimentos realizados por crianças de apartamento com crianças de favela, onde o primeiro grupo citado se ocupa com atividades prazerosas propiciadas pelo mundo globalizado, como por exemplo; videogames, computadores, controles remoto entre outros. Em contrapartida, as crianças das periferias não tem o mesmo privilégio, tem de trabalhar para sobreviver.

FISIOLOGIA QUESTÕES RELEVANTES

  1. Quais são os efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico no sistema cardiovascular?
R: Efeitos agudos: com a realização do exercício, o organismo sofre um estresse fisiológico em função do grande aumento do demando energético em relação ao repouso, o que provoca grande liberação de calor e intensa modificação do ambiente químico muscular e sistêmico. Consequentemente, a exposição regular ao exercício ao longo tempo, promove um conjunto de adaptações morfológicas e funcionais que conferem maior capacidade ao organismo para responder ao estresse do exercício. Causa a elevação da frequência cardíaca, a ventilação pulmonar e sudorese.
Efeitos crônicos: dependem, fundamentalmente, de uma adaptação periférica, que envolve tanto um melhor controle e distribuição do fluxo sanguíneo, como adaptações específicas da musculatura esquelética. Ocorrem modificações histoquímicas na musculatura treinada dependentes do tipo de treinamento, fazendo com que a atividade enzimática seja predominantemente oxidativa (aeróbica) ou glicolítica (anaeróbica lática). Causa bradicardia relativa de repouso, hipertrofia muscular, hipertrofia ventricular esquerda fisiológica, aumento do consumo máximo de oxigênio ( VO2 máximo), promove a angiogênese e aumenta o fluxo sanguíneo.

CAPITALISMO: A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.


 

Introdução: As constantes mudanças e avanços na tecnologia e na área econômica priorizam a praticidade na vida diária, influenciando a vida de todos inseridos nesse mundo contemporâneo. Infelizmente, diante de inúmeras inovações observa-se uma considerável queda qualitativa na vida das pessoas. Além disso, a vida moderna acaba exigindo um aumento excessivo da jornada de trabalho, maior especialização profissional para uma melhor produção e melhores resultados. Consequentemente, ocorre uma redução do tempo livre destinado ao lazer de forma geral e ainda desencadeiam uma série de descuidos com a saúde, como alimentação inadequada, pouca ou nenhuma prática de exercício físico, diminuição da convivência familiar, entre outros, comprometendo a qualidade de vida desses indivíduos e de seus descendentes

ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA

Atividades Equilíbrio

1ª ATIVIDADE
“Caminhão”
Os alunos estarão dispostos livremente. Vamos riscar linhas curvas no solo. Os alunos deverão fazer movimentos de acordo com a história. “O caminhão”. Ao final, vamos cantar a cantiga “Motorista” com todos os educandos, fazendo movimentos como se estivessem dirigindo um caminhão.
História: Certa vez um caminhão carregado de cola passou por uma cidade. Ele estava muito cheio e, por onde passava, ia derramando cola.
Vamos andar pela estrada (nas linhas) por onde o caminhão passou? Xii ficamos cheios de cola! Sem querer as nossas mãos grudaram no joelho. Vamos ter que andar com as mãos no joelho agora?!
Agora, vamos fazer força para as mãos desgrudarem. Pronto.
Eh!!!! Agora as mãos grudaram nos pés. Vamos ter que andar com as mãos assim!!!! Conseguimos soltar uma mão, sem querer coçamos a cabeça e ela grudou nos nossos cabelos. Vamos andar com uma mão no pé, e a outra na cabeça!!!

VOLEIBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

INTRODUÇÃO

A educação física é um vasto campo que pode proporcionar tanto aprendizagem cognitiva quanto motora. Uma das formas de transmissão de conteúdo e aprendizagem é através do esporte, sendo o mesmo considerado como agente propiciador de interação social do aluno e responsável por fazer com que eles se sintam motivados a aprender (SOUZA & RODRIGUES, 2007).
Entre os diversos esportes pode ser citado o voleibol por apresentar diversas vantagens. Entre elas a melhora de relacionamento entre os colegas e desenvolvimento de várias capacidades físicas dos praticantes como: agilidade; coordenação motora; velocidade e tempo de reação.

CONHECIMENTOS DE ESTATISTICA IMPORTANTES PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇAO FISICA

CAPÍTULO 1 :  Dados – variáveis - Amostra

1.1 Introdução

Considere as seguintes notícias de jornais e revistas :

  • Segundo dados da Bolsa paulista, os estrangeiros representam 18,4 % dos US$ 8 bilhões que foram movimentados pelo mercado acionário em janeiro. (Folha de S.Paulo, 15 dez.1999)
  • Somente no mês passado, o IBOVESPA, o principal índice da bolsa paulista, teve uma valorização de 17,76 %, saltando de 11.762 pontos para 13.778 pontos.
  • O Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais fez um levantamento com 429.775 jovens que terminaram o 2º grau no ano passado e descobriu que apenas 31,5 % deles pretendem fazer o curso superior. Hoje somente 11 % dos brasileiros entre 18 e 24 anos fazem faculdade.  (Veja, 6 maio 1998).

PIAGET E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS


Kênia Bomtempo de SOUZA[2]
RESUMO
Este artigo tem como principal preocupação e eixo norteador a pesquisa de Jean Piaget sobre a construção do pensamento com relação aos movimentos e a compreensão de espaço do ser humano. Este estudo procura dimensionar e direcionar, o conhecimento de estruturas genéticas e sensório-motoras até o estudo da geometria, fazendo uma relação entre os conceitos adquiridos pelo ser humano e aqueles construídos e estruturados com o nome de Geometria.
Palavras-chave: Piaget – Geometria - Aprendizagem

EXERCICIOS DE ALONGAMENTO PÓS - ATIVIDADE FÍSICA


Algo essencial para a pratica de exercicio fisico e o alongamento, principalmente depois da pratica pois ajuda a amenizar as dores musculares

O RISCO DA PRÁTICA DE FUTEBOL EM HIPERTENSSOS DE CLUBE RECREATIVO E ESPORTIVO.


Resumo:
Introdução: As doenças crônicas normalmente têm progressão lenta e silenciosa e são as principais causas de mortalidade no mundo. Inúmeros estudos epidemiológicos em adultos têm apontado a relação existente entre os fatores de riscos cardiovasculares e o desenvolvimento da doença arterial coronariana, dentre eles destacam-se a hipertensão arterial, a dislipidemia, o sedentarismo e a obesidade, particularmente a de distribuição central. Objetivo: Investigar a incidência de homens hipertensos e obesos praticante de futebol em um clube esportivo e recreativo da cidade de Paranavaí-Pr. Materiais e métodos: Participaram do estudo 83 indivíduos do sexo masculino com idade entre 35 a 65 anos. Na análise dos dados foi utilizado o (Δ%) para aplicar os resultados em percentuais, e utilizado a média estatística para dados como idade e resultados de IMC. Foram avaliados os fatores de riscos como, hipertensão arterial, 30 minutos após o término. Também foi averiguado a altura e o peso para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Resultados: Foi observado que 24,10 % dos indivíduos apresentam obesidade e 46,99% sobrepeso. Os resultados também mostram que 32,53% apresentam hipertensão arterial. No entanto, constatou-se que 55,43 % deste universo são praticantes de atividade física de 3 a 5 vezes por semana. E ainda, 44, 57%, não atingem níveis desejáveis para se atingir um quadro de vida saudável. Conclusão: O exercício físico praticado por este grupo não esta adequado, mediante as alterações antropométricas e hemodinâmicas, pois os mesmos realizam essa prática sem orientação profissional e não seguem nenhum programa de treinamento específico.

GINASTICA LOCALIZADA E SEUS BENEFICIOS

Ginástica Localizada
        
Esta atividade tão largamente difundida no Brasil teve sua origem na Ginástica de Academia, a partir de 1930, no estado do Rio de Janeiro. Segundo NOVAES (1996), a primeira academia de ginástica surgiu em meados de 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª Gretch Hillefeld, que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro.
Como os primeiros professores de Ginástica de Academia no Brasil eram estrangeiros, por muito tempo a tendência foi que os primeiros trabalhos sofressem influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, do ballet e da dança moderna. Com o passar dos anos, foram fundamentados trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro, desenvolvendo-se métodos próprios voltados aos valores estéticos.

ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

 INTRODUÇÃO

Sabemos como e o dia-a-dia de uma criança, desde quando começa a se arrastar até quando realizam atividades que nós adultos talvez não acreditássemos que fossem capazes de realizarem.
É notável que exista um contraste entre as classes sociais, fica mais evidente essa questão quando comparamos os movimentos realizados por crianças de apartamento com crianças de favela, onde o primeiro grupo citado se ocupa com atividades prazerosas propiciadas pelo mundo globalizado, como por exemplo; videogames, computadores, controles remoto entre outros. Em contrapartida, as crianças das periferias não tem o mesmo privilégio, tem de trabalhar para sobreviver.

SAIBA O QUE É FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA

1.6. Fosforilação oxidativa

Fosforilação oxidativa é o processo pela qual o ATP é sintetizado durante transferência de elétrons de FADH e NADH para o oxigênio molecular. A transferência de elétrons através do transporte da cadeia de elétrons localizada na membrana interna da mitocôndria provoca o bombeamento dos íons de hidrogênio ou prótons (H+) da matriz interna da membrana num espaço entre as membranas interna e externa da mitocôndria. A alta concentração de carga positiva de íons de hidrogênio faz com que os íons de H+ voltem para a matriz mitocondrial através do complexo proteico F0 – F1 que constitui uma força propulsora de prótons que é utilizada para guiar a síntese de ATP.

O ARROZ INTEGRAL REDUZ A GORDURA ABDOMINAL


Uma fina casca — para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios, que vão do controle do diabete à redução da gordura abdominal. Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que analisaram a dieta de 2 800 pessoas. Entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente — e não abusavam dos refi nados — tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita barriga adentro e recobre órgãos como pâncreas, intestino e fígado. À primeira vista, a redução pode parecer pequena, mas as vantagens são imensas

SAIBA SOBRE O CONSUMO DIÁRIO DOS CARBOIDRATOS

Carboidratos

A média recomendado para um adulto saudável, é que cerca de 50% da sua ingestão diária total de calorias se origem de carboidratos. De acordo com esta recomendação, você precisa saber que 1 grama de carboidratos contém 4 calorias. Assim, se uma pessoa consome 2000 calorias por dia, 50% das 2000 calorias (1000 calorias) seriam de carboidratos. E, uma vez que 1 grama de carboidratos contém 4 calorias, você pode dividir 1000(calorias) por 4 e obter as 250 gramas recomendadas de carboidratos por dia.

DESCUBRA O QUE É ANSIEDADE

DEFININDO ANSIEDADE
A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.Devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal). A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.