GINÁSTICA AERÓBICA



Definição
É um tipo de treinamento aeróbico que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular. Isso aumenta a necessidade de absorção de oxigênio, realizando uma espécie de treinamento ao coração, os pulmões e o sistema cardiovascular, que irá proporcionar o transporte desse oxigênio mais rápido e eficaz a todas as partes do corpo (AFAA - Aerobic and Fitnes Association of America).

GINÁSTICA LOCALIZADA


Esta atividade tão largamente difundida no Brasil teve sua origem na Ginástica de Academia, a partir de 1930, no estado do Rio de Janeiro.Segundo NOVAES (1996), a primeira academia de ginástica surgiu em meados de 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª Gretch Hillefeld,que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro.
Como os primeiros professores de Ginástica de Academia no Brasil eram estrangeiros,por muito tempo a tendência foi que os primeiros trabalhos sofressem influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, do ballet e da dança moderna.Com o passar dos anos, foram fundamentados trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro,desenvolvendo-se métodos próprios voltados aos valores estéticos.


Alguns métodos de origem estrangeira influenciaram diretamente a Ginástica de Academia até ela tomar o formato atual. Nos anos 60 e 70 foi a Calistenia. Nos anos 80 a Ginástica Aeróbica (Alto e Baixo Impacto), seguidos nos anos 90 pelo Step Training. Atualmente a Ginástica Localizada tem sua base na musculação. Vários fatores, tais como cinesiológicos, anatômicos e de melhoria de performance são comuns nestas duas atividades, o que aumenta a correlação entre elas.

DIMINUIU AS AULAS DOS PROFESSORES ....



A educação em nosso pais precisa ser reformulada e reconhecida, tanto processo de ensino e  os investimentos educacionais, pois se continuarmos assim é fato que a educação nos leva a lembrar da  idade media,  onde a educação muitas vezes era veiculo de conformidade e não se acreditava no poder na educação como forma de emancipação humana. A realidade de hoje é muito melhor em alguns pontos, porém se considerarmos o processo educativo como forma de emancipação humana, podemos ver que isso não acontece, pois nossos governantes não querem pessoas criticas, informadas e autônomas .

LIVRO: TREINAMENTO DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS E LOMBARES






O treinamento da musculatura abdominal desempenha um importante papel no rendimento em todas as modalidades esportivas. No entanto, não são somente os atletas que podem se beneficiar da prática adequada de exercícios para o desenvolvimento dessa musculatura. 
Uma simples reflexão sobre as funções que cumprem os músculos abdominais nos faz perceber sua importância, tanto para o desempenho esportivo quanto para a qualidade de vida das pessoas. Além das funções de proteção, fixação, estabilização e transmissão, a musculatura abdominal também tem um importante papel em relação à funcionalidade visceral, à prevenção das dores lombares e prolapsos e à manutenção da postura. Dessa forma, uma musculatura abdominal fortalecida e bem definida tem sua importância para além da questão estética com reflexos positivos na vida de qualquer indivíduo. 


PLANO DE AULA PARA APRENDER O FUNCIONAMENTO DOS NÚMEROS



Objetivos: 

  •  Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário; 
  • Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário; 
  • Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano. 

Mais Informações >>

ALGUNS TIPOS DE ABDOMINAIS


COMO E PORQUE FAZER ABDOMINAIS?


A região do abdome e tronco inferior (espaço entre as últimas costelas e o quadril) é constituída por vários músculos: anteriormente - reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome; e posteriormente - podem ser agrupados nos eretores da coluna. O que a maioria de nós não sabe é que eles não servem apenas para serem moldados em "abdomes de tanquinho", mas têm funções importantes como movimentação coluna lombar, sustentação de vísceras, manutenção do equilíbrio e postura, dentre outras.
São os músculos abdominais (figura abaixo) que cobrem a nossa barriguinha de cerveja. Mas, mais importante do que o visual é a força do abdome. A fraqueza destes músculos trazem problemas posturais, pois nesta região encontra-se o centro de gravidade do nosso corpo (um dos responsáveis pelo nosso equilíbrio).

ANATOMIA DO CORPO HUMANO: TODOS OS SISTEMAS

Referencia do conteúdo

ANATOMIA DO CORPO HUMANO: MÚSCULOS

Referencia do Conteúdo

METODOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL POR MEIO DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS E AERÓBICOS



Este estudo teve por objetivo revisar as principais técnicas de avaliação da composição corporal, considerando seus preceitos teóricos e seus potenciais de estimação dos parâmetros a serem avaliados. No desenvolvimento do estudo, fez-se uma explanação dos métodos de treinamento resistido e aeróbio, verificando suas influências sobre as alterações na composição corporal. Diferentes protocolos de avaliação da composição corporal foram agrupados, resultando na compreensão de que o método ideal deve ser de fácil utilização, não ser incômodo ao avaliado e seus resultados devem ser fidedignos. Os métodos mais utilizados  na coleta de dados relacionados ao estudo da composição corporal são a pesagem hidrostática, as pregas cutâneas, a bioimpedância elétrica e as medidas das circunferências corporais; São utilizados também alguns índices corporais externos como o índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril (RCQ), e somatotipo. As alterações na composição corporal influenciada pelo treinamento  de força, em geral, não mantêm o peso corporal total, devido ao aumento da massa isenta de gordura e diminuição da massa gorda. No treinamento aeróbio, é característico a perda de peso corporal total, devido à diminuição da massa gorda e preservação, ou diminuição, da massa magra.

Leia mais sobre:  Clique aqui para Acessar - lo


ALIMENTAÇÃO ANTIENVELHECIMENTO


EXISTE RECEITA PARA VIVER BEM E VIVER MELHOR? 

É uma pergunta que sempre fazemos e que faz parte de nós, e que podemos encontrar uma resposta isso vai depender do seu interesse com sua saúde para obter essa resposta é necessário busca-las.  Para isso e coerente considerarmos que uma alimentação saudável pode contribuir para um envelhecimento longe de doenças e de stress. Por isso necessitamos comer bem e praticar atividade física 


MUSCULAÇÃO FEMININA


Atualmente é comum observar um número crescente de mulheres que praticam musculação como forma de melhorar a estética, a saúde e a qualidade de vida, quebrando todos os tabus no que diz repeito a mulheres e treinamento com pesos.
A musculação é oferecida  na maioria das academias, com um dos planos básicos. Ou seja, você pode fazer somente musculação, como também, musculação juntamente com aulas de ginástica, musculação e yoga, musculação e qualquer outra atividade física. Isto é a prova que a atividade é benéfica para qualquer tipo de objetivo, seja para definir e tornear os músculos, seja para ganhar tônus muscular, ou ainda, para ajudar no emagrecimento (uma dieta ideal é a principal aliada dos exercícios).

EVOLUÇÃO DO HOMEM

Nos humanos passamos por uma revira - volta em nosso hábitos alimentares pois antes o homem estava habituado apenas a caçar e acolher frutas, alem disso era nômade  ou seja caminhava e praticava atividade  física, com o passar do tempo com o avanço de suas armas e o aumento da capacidade intelectual e motora do homem ele passou a cada vez menos utilizar suas energias. Assim estas começaram a se acumular nas células adiposas e o homem começa a se acomodar e a viver cada vez mais dependente da tecnologia e assim esforços físicos são raros, desse modo o homem passa do macaco para o porco, pois antes não comida tudo apenas alguns alimentos agora vive comendo coisas industrializadas que são prejudiciais a saúde. Concluindo se nos humanos evoluímos tanto porque muitos não tem a consciência que o sedentarismo pode nos destruir " matar ". Então comece a se mexer " Pratique atividade física regular  


Imagem retirada do Google clique aqui

COMBATE AO SEDENTARISMO


SEDENTARISMO


O sedentarismo é de nido
Referencia do Conteúdo da imagem 
como a falta ou a grande
diminuição da atividade física.
Na realidade, o conceito não é
associado necessariamente à
falta de uma atividade esportiva.
O indivíduo que tem atividades
físicas regulares, como limpar a casa,
caminhar para o trabalho, ou realizar
funções pro ssionais que requerem
esforço físico, não é classi cado como sedentário.
O sedentarismo é considerado a doença do próximo
milênio. Na verdade trata-se de um comportamento
induzido por hábitos decorrentes do conforto da vida moderna.

CONCERTADO E PEDALANDO


Imagem retirada do Google

CASCÃO EM : A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Referencia do conteudo, acesse aqui

PELA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA


PODE OU NÃO COMER CHOCOLATE? BENEFÍCIOS DO MORANGO E DO CHOCOLATE




O chocolate é um ótimo alimento e contém inúmeras substancias que faz bem para saúde porém sempre procure consumir de forma equilibrada, pois você pode ganhar um quilinho.  




BENEFÍCIOS DA AMORA


BENEFÍCIOS DO AÇAÍ


Referencias do Conteúdo, clique aqui

UVA E CUPUAÇU BENEFÍCIOS


Referencias do Conteúdo, clique aqui

EXERCÍCIO FÍSICO

Referencia do Conteúdo, Clique aqui

SEDENTARISMO E CONSEQUÊNCIAS


Referencia do Conteúdo, Clique aqui

PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA


EMAGREÇA DE FORMA FÁCIL


Você que esta preocupado em emagrecer dica simples e fácil de ser seguida, sempre procure manter um deficit negativo em relação ao consumo de alimentos ou seja se precisa de 2600 calorias por dia procure consumir 2000 por dia . Ha claro não adianta apenas comer menos pensando que vai emagrecer pois nosso organismo se adapta a nova situação desacelerando o metabolismo. Assim alimente-se e pratique atividade física para então emagrecer com saúde e bem estar  

BENEFÍCIOS DA MAÇÃ


Saiba que, ao comer uma unidade da fruta por dia, você evita danos às artérias causados pelo colesterol ruim, o LDL, e diminui o risco de infarto ou derrame.

De acordo com estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, basta consumir uma maçã por dia para diminuir os níveis de LDL oxidado no sangue. Isso porque os compostos da fruta eliminam radicais livres antes que eles possam chegar ao LDL.



IMPORTANCIA DA LICHIA


Referencia do conteudo, clique aqui

ALIMENTAÇÃO VIVA



12 DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO



Referencias do Conteúdo , acesse aqui

CINCO DICAS PARA EMAGRECER COM SAÚDE




Confira cinco dicas para emagrecer com saúde

Dietas radicais podem funcionar a curto prazo, mas será difícil manter o peso por muito tempo. Para ajudar a emagrecer com saúde, o endocrinologista Alfredo Cury, proprietário do Spa Posse do Corpo, em Petrópolis, ensina cinco dicas para não cair em tentação.

Está acima do peso? Calcule aqui seu IMCSaiba quantas calorias tem cada alimentoConfira 50 erros que fazem engordar


1 - Se não estiver satisfeita com o peso, estipule uma meta de emagrecimento e comece uma dieta de reeducação alimentar. "Dietas radicais geram angústia e diminuem a imunidade. Com a resistência em baixa, a pessoas fica vulnerável a gripes e eaté problemas de saúde mais sérios", diz o endocrinologista Alfredo Cury;

2 - Alimente-se a cada três horas. E preencha os intervalos entre as refeições com lanches leves;

GRUPO EMAGRECER COM SAÚDE


GASTOS ENERGÉTICOS


ROMÃ: ALIMENTO FUNCIONAL

Conteúdo encontrado no Google imagens 

ATIVIDADE FÍSICA VOCÊ PODE FAZER EM QUALQUER LUGAR !



PIRÂMIDE DE ATIVIDADE FÍSICA





SÍNDROME DAS MÃOS INCHADAS


A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL

A atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população. Entretanto vários estudos mundiais  incluindo o Brasil apontam para um elevado índice de sedentarismo em todos os grupos etários, variando de 50% a mais de 80% na população mundial (MENDES et al., 2006). Atualmente vários estudos têm sido amplamente divulgados e discutidos na literatura científica a respeito dos benefícios da prática da atividade física associados