GINÁSTICA AERÓBICA



Definição
É um tipo de treinamento aeróbico que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular. Isso aumenta a necessidade de absorção de oxigênio, realizando uma espécie de treinamento ao coração, os pulmões e o sistema cardiovascular, que irá proporcionar o transporte desse oxigênio mais rápido e eficaz a todas as partes do corpo (AFAA - Aerobic and Fitnes Association of America).
Histórico
No final dos anos 60, o Dr. Kenneth Cooper desenvolveu, junto à Força Aérea Americana, uma avaliação para medir a condição cardiovascular dos militares, conhecido como teste dos 12 minutos. O teste correspondia à distância percorrida correndo ou caminhando nesse espaço de tempo.
No início da década de 70, Jack Sonensen desenvolveu um programa denominado "aerobic dancing ", já preocupado com as divisões da aula: flexibilidade, aquecimento, rotinas de dança aeróbica e esfriamento.
A parte principal da aula compreendia pequenas coreografias com música, utilizando passos simples, que duravam cerca de 15 a 30 minutos, enfatizando a continuidade. Porém, a proposta apresentada com maior fundamentação fisiológica e pedagógica foi desenvolvida pela Dra. Phillys C. Jacobson, denominado "Hookes on Aerobics ".
Na década de 80, houve um incremento significativo de programas de ginástica aeróbica e a sua implantação em clubes, academias e centros esportivos.
Objetivos e Benefícios
Fisiológicos:
-Diminuição do percentual de gordura;
-Melhoria e prevenção de problemas no sistema cardiovascular;
-Melhoria e prevenção de problemas no sistema cardio-respiratório;
-Promoção de bem estar e saúde;
-Melhoria e aumento das capacidades físicas.
Motores:
-Melhoria e aumento das capacidades motoras (coordenação, agilidade etc.);
-Prevenção de problemas e vícios posturais;
-Aumento do domínio espacial;
-Aumento das habilidades motoras específicas;
-Aumento da percepção e do reflexo.
Sócio-afetivos:
-Estimular a convivência em grupo;
-Incrementar a relação professor-aluno;
-Adquirir novos valores sociais.
Psicológicos:
-Aumento da auto-estima;
-Combater o stress;
-Adquirir hábitos de higiene e saúde;
-Benefícios no desempenho sexual;
-Percepção do corpo.
Técnicas de movimentação
Baixo impacto:
São exercícios onde não ocorrem qualquer tipo de saltitamento sobre um dos pés ou sobre os dois pés.
Alto impacto:
São exercícios onde ocorrem saltitamentos sobre um dos pés ou sobre os dois pés. Caracterizados, também, por existir fase aérea durante sua movimentação.
As técnicas de baixo e alto impacto poderão ser utilizadas combinadas entre si ou isoladamente.
Passos fundamentais
Em baixo impacto:
-Marcha estacionária;
-Caminhar ou andar;
-Elevação de joelhos;
-Step-touch (abre e fecha em dois tempos);
-Grapevine (deslocamento lateral em quatro tempos);
-½ polichinelo (2 tempos para abrir e 2 para fechar);
-Twist; toque do pé à frente (calcanhar);
-Afastamento lateral; elevação dos calcanhares.
Em alto impacto:
-Correr; elevação de joelhos;
-Polichinelo (1 tempo para abrir, 1 tempo para fechar);
-Pêndulo;
-Chute baixo para frente;
-Chute baixo lateral;
-Chute para trás;
-Lunge (ântero-posterior);
-Troca de calcanhares.
Os passos fundamentais de baixo e alto impacto serão componentes utilizados na parte principal da aula para elaboração da coreografia e a eles serão adicionados movimentos de membros inferiores e elementos de ligação (transições).
Fatores importantes
A transição deve ser criada para seus alunos. Eles devem ser capazes de realizá-la e visualizá-la facilmente sem ficar parados, tentando ver o que aconteceu;
Deve ser fluente, combinando o exercício que antecede com o que virá depois;
Não devem haver mudanças bruscas de direção ou alterações de ritmo e plano de execução;
Procure contar os últimos 4 tempos (...4.3.2.1) antes de efetuar a troca. Isso irá requerer mais atenção dos seus alunos. Quando acostumados a essa técnica, saberão que sempre virá uma nova informação após essa contagem;
Procure respeitar o alinhamento corporal e a direção das articulações de quadril, joelhos e tornozelos;
Ao efetuar a transição, evite mudar a perna e o braço simultaneamente. Dê uma informação por vez, altere só pernas ou só braços. Isso facilitará a percepção e o aprendizado da nova informação.
Estrutura da aula
Duração da aula:
Iniciantes: 45 minutos.
Intermediários e adiantados: 60 minutos.
Aquecimento:
Duração: 7 a 10 minutos.
Movimentos utilizados: movimentos ritmados globais de flexão, extensão, circundução, balanceios e alongamentos estáticos utilizados de forma isolada ou combinada, preparando o organismo para exercícios mais vigorosos.
Parte principal:
Duração:
20 a 25 minutos (iniciantes);
25 a 35 minutos (intermediários);
35 a 40 minutos (adiantados).
Movimentos utilizados: passos fundamentais, isolados ou somados, formando uma coreografia nas técnicas de baixo e alto impacto realizados de forma contínua e que proporcionam o aumento gradativo da freqüência cardíaca, atingindo os níveis ideais de treinamento aeróbico.
Esfriamento:
Duração: 5 a 10 minutos.
Movimentos utilizados: movimentos contínuos na técnica de baixo impacto ou funk, onde o objetivo será reduzir a freqüência cardíaca e a intensidade dos exercícios, proporcionando ao organismo uma volta confortável a condição inicial, facilitar e tornar eficiente o retorno venoso.
Fase localizada:
Duração: 5 a 10 minutos
Movimentos utilizados: exercícios localizados que visam o fortalecimento, tonificação e definição muscular da musculatura menos solicitada durante a fase principal. Ex.: abdominais e peitorais.
Alongamento e relaxamento final:
Duração: 3 a 5 minutos.
Movimentos utilizados: exercícios respiratórios e de soltura; alongamentos estáticos e de suspensão; flexionamento para alongar e relaxar a musculatura mais solicitada durante a aula e proporcionar a volta à calma a seu aluno, permitindo o retorno do organismo aos níveis metabólicos de repouso.
Últimas tendências
-Aero local;
-Aero step;
-Aero Bahia;
Afro aeróbica;
-Dança aeróbica;
-Aero jazz.
-Aero boxe;
-Street dance.

Fonte: educacaofisica.com.br


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